Admito que é das coisas que mais me tem custado de encarar neste espaço - não é que ter receio ou dúvidas não seja natural de certa forma, mas é algo tão oposto à nossa identidade...somos um clube de um país em que temos de fazer o dobro dos outros para ter metade do reconhecimento, estamos acostumados a enfrentar contrariedades permanentemente (na verdade acho que isso tem-nos ajudado nos nossos sucessos fora de portas, o que se passa cá dentro endurece-nos e prepara-nos melhor para essas batalhas)...e encaramo-las na mesma! Ser Porto é isso, e não chorar pelo que não se tem, mas fazer o máximo com aquilo que se tem. É acreditar que conseguimos, porque seria quase um insulto para todas os obstáculos que já enfrentámos (e muitas vezes vencemos) deixarmo-nos abater com um pequeno revés.
Como alguém escreveu há 2000 atrás...
That a soul which has conquered so many miseries will be ashamed to worry about one more wound in a body which already has so many scars. So let those people go on weeping and wailing whose self-indulgent minds have been weakened by long prosperity, let them collapse at the threat of the most trivial injuries; but let those who have spent all their years suffering disasters endure the worst afflictions with a brave and resolute staunchness. Everlasting misfortune does have one blessing, that it ends up toughening those whom it constantly afflicts.
A nossa identidade não é ter medo. É acreditar em nós porque mais ninguém acredita.
E algo um pouco mais recente:
O adversário teoricamente muito melhor, Gomes, Lima Pereira, Casagrande no estaleiro...e o resto é história. É isto o Porto e custa-me ver a negação disto. Aceito, cada um encara as situações à sua maneira, mas custa-me, e vejo-me muitas vezes obrigado a deixar este espaço.
As pessoas à frente do nosso clube, a defender as nossas cores, tanto as que partiram recentemente como as que neste momento tanto lutam para que sejamos felizes acho que mereciam um voto de confiança mais forte, a meu ver.
Cada um tem a sua forma de estar, e por isso desculpem-me o desabafo.
PS:
Os meus sentimentos