Não queria responder porque existe neste fórum Muito falta de democracia e poder de encaixe a discutir os temas políticos.
O Chega não é contra imigrantes de nenhuma espécie, nem. Nacionalidades.
O Chega, e é uma posição na qual concordo, é a favor de imigração controlada e por quotas.
Quem achar que isso é racismo, xenofobia ou fascismo não sabe do que está a falar.
Basta olhar para o exemplo suico e ninguém acha que são racistas ou xenofobos.
Posto isto venham daí os posts a chamarem-me tudo e mais alguma coisa que estou nem aí.
Cartazes nas praças de qualquer vila do país como: "Os imigrantes não podem viver de subsídios", não são sérios.
É uma generalização perigosa, pois conheço imensos imigrantes que contribuem para a economia da vila onde resido ou são trabalhadores sérios e exemplares, assalariados, que não vivem de subsídios. Eu próprio tenho tios que foram imigrantes em França que trabalhavam, ora nas limpezas, ora na construção civil ou mesmo em fábricas, que não viviam de subsídios, ameaçados por ultranacionalistas invejosos e adeptos do Le Pen ( pai) para manifestar a sua superioridade.
Politicas ultranacionalistas de extrema direita, populistas e antidemocráticas, que, nas gerações mais novas se devem a ausência de memória histórica e, nos mais velhos, a voto de protesto contra as políticas dos partidos de governo ( ora PS ora PSD), para mim, nunca. Umberto Eco dizia que "Quando o fascismo voltar, não dirá 'eu sou o fascismo', mas sim 'eu sou a liberdade'."...