#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.95

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.95 Performance da Época

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,743
17,700
Este post do Tribunal ilustra onde me situo na crítica ao treinador neste momento.

O jogo de ontem não é um jogo aceitável no Dragão, para mim. Não precisamos de massacrar e golear, mas precisamos de ser controladores no Dragão. E ontem fomos nós os controlados. Lá está, se o Borja atirasse ao lado hoje a crítica seria unânime dados os nossos números no jogo.

Algo mudou na produção da equipa e ofensivamente, é preciso dizê-lo, temos estado muito fracos. Defensivamente imperiais como os números mostram. Mas porque é que a equipa deixou de ser capaz de mostrar o futebol entusiasmante do início da época é o mistério a ser desvendado. Quero acreditar que o treinador está em cima do assunto mas admito que o meu deslumbramento inicial se desvanece rapidamente.
Acho que o problema é que isto aconteceu num jogo em que estávamos empatados em casa. Na segunda parte parecia que estávamos a ganhar 1-0 fora, num campo de um contender ao título.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
78,329
54,952
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Os jogos estão a correr bem nesta altura, temos tido a sorte para marcar nas poucas oportunidades que temos criado.

Mais do que falar em modelos de jogo, precisamos voltar a entrar para abafar o adversário desde o primeiro minuto, isso e que tem feito mais diferenca em relação ao início de época.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,737
43,999
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Ninguém se toca que o Porto até meio da época fez um excelente campeonato com apenas 2 derrotas e 1 empate, todos fora e as derrotas contra os rivais.
Isto tudo com um calendário mais difícil e com um plantel mais fraco.

Por outro lado podemos comparar também com 2010/2011 mesmos pontos, menos dois golos marcados e menos um sofrido.
Por esta altura no ano passado já tínhamos perdido em alvalade e e com o Bodo Glimt..

E no início de novembro levámos sova no galinheiro e perdemos com a Lazio em roma.

O início de novembro foi desastroso com 4 jogos sem ganhar, goleados no galinheiro, eliminados da taça em Moreira de cónegos.

Não foi propriamente metade da época..

Se formos só analisar os números da liga tido certo, mas em novembro de 2024 tava tudo já a pedir a cabeça do treinador.

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
63
203
O contexto de margem de erro é altamente subjetivo. Achas que uma equipa que investiu o que o Braga investiu está em 7º com 3V em 10 jogos não vem ao Dragão jogar com uma margem de erro perto de zero? O treinador deles não está pressionado? Nenhuma equipa neste nível entra relaxada por mais padres que tenham a favor, isso são coisas que só pensamos na internet.

Ontem correu praticamente tudo mal, desde logo desde a escolha do onze inicial. Num jogo de espaço e onde íamos necessitar de pressão e meio campo abdicar de Veiga e Sainz. Mas o treinador tb tem direito a errar, não está é imune a críticas
Nem é comparável. Nenhum treinador do Braga vai ser despedido por perder no Dragão, na Luz ou em Alvalade. Se há jogo onde podem jogar sempre pressão são estes jogos. Pressão têm contra os pequenos e o Braga já claudicou por diversas vezes esta época. Se quisermos analisar, em termos físicos, o que é que isso representa? Será que o cansaço físico, ignorando agora o aspeto mental, pesa numa equipa que não se apresentou de forma competitiva em grande parte dos jogos desta época no campeonato em comparação com outra que está obrigada a ganhar todos os jogos e se apresentou neste início de época com a máxima exigência possível? Eu acho que antes de arrasarmos a exibição de ontem da equipa, temos de considerar o todo e a componente humana.

Acredito que após a próxima paragem para as seleções e com um calendário menos apertado em termos de dificuldade de jogos, vamos voltar a apresentar um futebol de qualidade e acutilante.

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
15,913
9,018
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Acho que a equipa esta a ficar cansada, os jogos da liga europa ao meio da semana estão a fazer moça na minha opinião. Além de achar que o plantel é curto e ainda com lesões para tantas competições campeonato, liga europa, taça portugal e taça da liga.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,342
11,949
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Unpopular opinion -> diz uma merda que toda a gente sabe.

O problema sempre foi onde encaixar o Mora no sistema de jogo do Farioli. O lugar do Gabri parece ser o mal menor.
A questão é mesmo que o boneco andava há imenso tempo a dizer que o Mora tinha de jogar ali e a rasgar o treinador.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,650
4,715
Nem é comparável. Nenhum treinador do Braga vai ser despedido por perder no Dragão, na Luz ou em Alvalade. Se há jogo onde podem jogar sempre pressão são estes jogos. Pressão têm contra os pequenos e o Braga já claudicou por diversas vezes esta época. Se quisermos analisar, em termos físicos, o que é que isso representa? Será que o cansaço físico, ignorando agora o aspeto mental, pesa numa equipa que não se apresentou de forma competitiva em grande parte dos jogos desta época no campeonato em comparação com outra que está obrigada a ganhar todos os jogos e se apresentou neste início de época com a máxima exigência possível? Eu acho que antes de arrasarmos a exibição de ontem da equipa, temos de considerar o todo e a componente humana.

Acredito que após a próxima paragem para as seleções e com um calendário menos apertado em termos de dificuldade de jogos, vamos voltar a apresentar um futebol de qualidade e acutilante.
Começo já por dizer que também acredito em melhorias e será a evolução natural das coisas porque não vamos ter sempre arroz, e se já o fizemos antes vamos voltar a fazê-lo.

Quanto a parte mental, a essa parte não diz respeito a equipa técnica por si só, o futebol atual exige uma alta componente psicológica e uma equipa dedicada a isso que efetivamente precisa de melhorar (e já está) relativamente a anos anteriores. São humanos mas tem que estar blindados, e estão blindados quando encontram adversidades e conseguem se sobrepor a isso, tirando meia dúzia de casos. Não acho que seja pela parte mental.

ultimate_dr4gon_24

Bancada lateral
27 Janeiro 2024
863
1,621
Depois da epoca de absoluta merda Se em Agosto vos dissessem que chegavamos a jornada 10 com 9 vitorias e um empate e jogavamos
Com Sporting/Benfica/Braga/Moreira/Gil e Rio Ave
toda a gente assinava de olhos fechados...queriam la saber se faziamos 1 remate a baliza ou 20

Com estes adversarios o ano passado perdemos pontos com todos e em Moreira fomos eliminados da taça. (e ainda tivemos tempo de empatar em casa com o Vitoria)

A equipa tem 3 meses, passou por muita merda, estamos a ter um calendario apertadissimo,

Precisa de melhorias? Claramente que sim, ninguem esta a dormir e se for possivel ir ao mercado em Janeiro retocar, vamos...

Sofremos 3 golos (Propria baliza, carambola, chouriçada)

Criticar a equipa porque o adversario teve 70% de posse de bola mas completamente esteril parece-me exagerado.
O treinador mexeu bem
O Rosario meteu musculo no meio campo e passamos a ganhar e recuperar bola...a equipa falhou muito na ligaçao entre setores
Caralho acontece!!....nenhuma equipa do mundo joga incrivelmente bem em 100% dos jogos

O Liverpool perdeu 7 jogos seguidos ou la o que foi....

Ganhamos...estamos na frente, somos a melhor equipa, melhor defesa.

O objetivo dos apitadores é claro...chegarmos a jornada do confronto entre eles os 2 empatados ou atras deles.
O desespero é real.

Temos de ir com tudo para Famalicao! (Outro terreno em que perdemos pontos o ano passado)

Uma vitoria lá será um passo importantissimo, todos o sabem.
treinador, jogadores, adeptos....arbitros...

Liberis

Tribuna
26 Maio 2014
2,540
3,321
Este post do Tribunal ilustra onde me situo na crítica ao treinador neste momento.

O jogo de ontem não é um jogo aceitável no Dragão, para mim. Não precisamos de massacrar e golear, mas precisamos de ser controladores no Dragão. E ontem fomos nós os controlados. Lá está, se o Borja atirasse ao lado hoje a crítica seria unânime dados os nossos números no jogo.

Algo mudou na produção da equipa e ofensivamente, é preciso dizê-lo, temos estado muito fracos. Defensivamente imperiais como os números mostram. Mas porque é que a equipa deixou de ser capaz de mostrar o futebol entusiasmante do início da época é o mistério a ser desvendado. Quero acreditar que o treinador está em cima do assunto mas admito que o meu deslumbramento inicial se desvanece rapidamente.
Não sei se será tão misterioso quanto isso. A equipa começou a época a pressionar altíssimo, com jogadores como o Borja, Pêpe, Samu e Froholdt a pressionarem os portadores adversários durante 1as partes inteiras.

Honestamente, parece-me que demos o estouro fisicamente devido a esse género de jogo. Froholdt e Samu estão nas lonas, ontem até o Alberto parecia um trepo.

Mais uma vez, o nosso plantel não tem profundidade suficiente para as competições onde estamos envolvidos. Vão ter de se fazer escolhas.

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,209
28,321
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Por esta altura no ano passado já tínhamos perdido em alvalade e e com o Bodo Glimt..

E no início de novembro levámos sova no galinheiro e perdemos com a Lazio em roma.

O início de novembro foi desastroso com 4 jogos sem ganhar, goleados no galinheiro, eliminados da taça em Moreira de cónegos.

Não foi propriamente metade da época..

Se formos só analisar os números da liga tido certo, mas em novembro de 2024 tava tudo já a pedir a cabeça do treinador.
Referi me só ao campeonato, ao número de pontos, golos marcados e sofridos.

Não falei das restantes competições, para isso tinha de comparar também a profundidade do plantel.

• Like
Reações: Lewanilson

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,045
236,901
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Quero ver o Braga a ir jogar assim na Luz
Faz 2 ataques seguidos e levam logo um vermelho direto para acalmar a passarinha

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,727
6,357
A maior relevância é comparar com os mesmos adversários

E nesse aspeto temos mais 11 pontos...
Mas é provavel que venhamos a perder pontos contra quem nao tinhamos perdido na ultima época caso contrario significaria que o campeonato vai ser um passeio algo que é muitissimo improvavel. Ou entao os grandes passam todos os 90 pontos...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,045
236,901
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mas é provavel que venhamos a perder pontos contra quem nao tinhamos perdido na ultima época caso contrario significaria que o campeonato vai ser um passeio.
Claro

E nem entro naquela cena que passando o Famalicão, vamos ganhar a pastar à malta do fundo da tabela
É que no ano passado morremos para o mundo por causa da merda do Nacional que não ganhava a ninguém

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,727
6,357

Exactamente aquilo que venho dizendo.

Isto até pode ser passageiro (esperemos que sim) mas a verdade é que alem de estarmos nitidamente piores o treinador ta constantemente a realçar esse aspecto. Um aspecto que em si é positivo diga-se mas que tambem é sintomatico de uma equipa que perdeu o fulgor ofensivo e que se agarra cada vez mais à solidez defensiva.

De qualquer forma, assinava ja ganhar os jogos todos com 30% de posse de bola e a levar "baile" como ontem. Era para o lado que dormia melhor.

Mas nao me parece crivel que a jogar assim se consiga ganhar sempre e ter as "sortes do jogo" meses a fio.

• Like

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,862
6,833

Eu acho a resposta a isso óbvia não? Os "últimos" jogos foram:

- Estrela Vermelha casa: muita rotação
- Benfica casa: jogo complicado + autocarro
- Nottingham Fora: jogo complicado
- Moreirense fora: Dominamos o suficiente para ganhar. Adversário dificil
- Braga casa: Adversário dificil que estava numa óptima fase

Então o que mudou? Vimos de 5 seguidos com adversários muito complicados. Não tivemos um Alverca ou um Casa Pia pelo meio. O último jogo "acessível" demos 4 em Arouca.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,737
961
Exactamente aquilo que venho dizendo.

Isto até pode ser passageiro (esperemos que sim) mas a verdade é que alem de estarmos nitidamente piores o treinador ta constantemente a realçar esse aspecto. Um aspecto que em si é positivo diga-se mas que tambem é sintomatico de uma equipa que perdeu o fulgor ofensivo e que se agarra cada vez mais à solidez defensiva.

De qualquer forma, assinava ja ganhar os jogos todos com 30% de posse de bola e a levar "baile" como ontem. Era para o lado que dormia melhor.

Mas nao me parece crivel que a jogar assim se consiga ganhar sempre e ter as "sortes do jogo" meses a fio.
Exacto. Uma das críticas que fiz ao Anselmi no ano passado foi não ter conseguido tirar nada dos jogadores, disse até que os estragava como era o caso do Samu que quando chegou mostrou logo o potencial todo que ali estava mas que foi caindo até ser um avançado bastante banal.

Em coerência, este ano posso criticar o Farioli por, no sector ofensivo, não estar a conseguir tirar muito dos jogadores. Porque é que o Samu joga tão pouco quando sabemos que dá para muito mais? Se não é o avançado para o tipo de jogo do treinador porque joga ele? E os extremos? E porque demora o Borja a mostrar o que se lhe conhece? São perguntas e críticas mais do que legítimas e que não exigem domínio e massacres totais de todos os adversários.

Nem entro pela questão do Mora e do Veiga, já se percebeu que o Mora não é o tipo de jogador que o Farioli aprecia especialmente por isso aceito que jogue menos (e as suas prestações têm justificado essa decisão, por muito que eu goste dele).

• Like

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,650
4,715
Exacto. Uma das críticas que fiz ao Anselmi no ano passado foi não ter conseguido tirar nada dos jogadores, disse até que os estragava como era o caso do Samu que quando chegou mostrou logo o potencial todo que ali estava mas que foi caindo até ser um avançado bastante banal.

Em coerência, este ano posso criticar o Farioli por, no sector ofensivo, não estar a conseguir tirar muito dos jogadores. Porque é que o Samu joga tão pouco quando sabemos que dá para muito mais? Se não é o avançado para o tipo de jogo do treinador porque joga ele? E os extremos? E porque demora o Borja a mostrar o que se lhe conhece? São perguntas e críticas mais do que legítimas e que não exigem domínio e massacres totais de todos os adversários.

Nem entro pela questão do Mora e do Veiga, já se percebeu que o Mora não é o tipo de jogador que o Farioli aprecia especialmente por isso aceito que jogue menos (e as suas prestações têm justificado essa decisão, por muito que eu goste dele).
Duas boas análise dos dois tudo certo.

Mas vocês já viram o abismo de onde vimos? E os elogios e o carinho?

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,281
7,662
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Isso é praticamente uma revolução.
Não vai acontecer, nem pode acontecer.
Quem vem em janeiro pouco ou nada acrescenta, está mais que provado. Primeiro que entre nas dinâmicas e exigências da equipa, com a densidade de jogos que há em janeiro-fevereiro, com o pouco tempo para treino e preparação, está a época a chegar praticamente ao fim. A menos que seja alguém já conhecedor das ideias do treinador e capaz de acrescentar no imediato.

E, aí, só vejo o Taylor.

Os restantes, é pra esquecer, na minha opinião.
Também "dispensava" o Zaidu e o Eustáquio (por razões diferentes), bem como o Karamoh.
Não me parece que seja disparatado!
Digamos que só olhava mesmo como indispensaveis:
- Loyola e o El-karouani...

E porquê?
O primeiro porque não vejo no plantel nenhuma alternativa ao frohold e isto é critico.
O loyola tem aquela agressividade e intensidade interessante. Tá pronto para o futebol europeu. Nesta fase entrar na equipa, seria suplente e diga-mos que lhe estavamos a dar 6 meses para ir rodando e se preparando.

Entre ele ou o Eustaquio, nao tenho grandes duvidas que teriamos um jogador com um perfil bastante mais dinamico, sendo que seria sempre suplente do Frohold.

Depois o El-Karouani... para mim deveria ter vindo, nao foi possivel, entramos agora na fase de desespero do seu clube.
Creio que seria interessante ter o jogador a custo zero para a proxima epoca, mas vendo bem as coisas, e dado que Moura é um ponto onde podemos melhorar, vejo capacidade no El Karouani para comecar a curto prazo contribuir.
Portanto, diria que estando ele a 6 meses de terminar contrato saindo a custo zero, o valor dele desce drasticamente. É claro que os holandeses podem fazer as mesmas contas que fizemos à uns anos e ser mais benefico ter o jogador que deixa-lo sair por uns miseros 2-3M...
Seria aqui que acho que podemos por outras cartas na mesa para não subir desse valor! Passe do Zaidu seria uma possibilidade: cobria a necessidade do seu clube nao necessitando de ir ao mercado, remediando-se com zaidu. Chega? Eles aceitariam? nao sei... ha que negociar, sendo que em ultimo caso podemos sempre incluir % de futura venda do genero: podiamos ir buscar a custo zero, mas estamos a dar-te ja dinheiro agora e ainda podes ir buscar outra fatia no futuro.

O jogador vale esse esforço? Acho que depende do que o treinador achar. Se ele considerar que face a moura seria uma mais valia, entao, acho que faziamos bem em adiantar a vinda 6 meses. Recordo que defendi a mesmissima coisa em relacao ao Lelo... na altura, tinhamos que ter ido la tentar o jogador. Hoje teriamos na pior das hipoteses uma alternativa ao moura que hoje nao temos, e na melhor das hipoteses, teriamos um titular melhor que moura.

Portanto estes 2 eram a minha prioridade e nao acho nada descabido!
Rayan... é preciso perceber que o jogador entra agora nos ultimos 12meses de contrato e tem muito potencial. É uma ocasiao muito boa para fazer o forcing para a sua vinda, MAS tambem tenho noção que não custaria 2 sandes mistas!
Acredito que se PP saisse, poderia gerar a receita necessaria para pagar o rayan e talvez os outros que falei a cima.

Perdimos um titular em prol de 1 que sim, encaixa no perfil de (nos proximos 6 meses não deverá ter impacto). Mas a bem da verdade, olhando as nossas opcões, ha Borja, há William Gomes, há PP... são 3 opcoes onde qualquer um pode ser titular! Bem sei que o Farioli nao quer muito mas a verdade é que tambem podemos incluir Mora nestas contas, ainda pra mais Loyola vindo, daria sempre uma opcao DINAMICA adicional ao meio campo!
Portanto, cortar no PP para trazer o Rayan, não me parece que nos descalce assim tanto, sendo que para matar necessidades, poderiamos sempre tentar ir buscar alguem por emprestimo: Rodrigo Gomes, ou entao alguem mais experiente, assim tipo: Podence, ou arriscar em pedir 6 meses jogadores que não estejam a contribuir muito mas que tenham qualidade tipo noa Lang.