#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.95

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.95 Performance da Época

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
22
32
Começo já por dizer que também acredito em melhorias e será a evolução natural das coisas porque não vamos ter sempre arroz, e se já o fizemos antes vamos voltar a fazê-lo.

Quanto a parte mental, a essa parte não diz respeito a equipa técnica por si só, o futebol atual exige uma alta componente psicológica e uma equipa dedicada a isso que efetivamente precisa de melhorar (e já está) relativamente a anos anteriores. São humanos mas tem que estar blindados, e estão blindados quando encontram adversidades e conseguem se sobrepor a isso, tirando meia dúzia de casos. Não acho que seja pela parte mental.
Eu não acho que seja isoladamente a parte mental, acho que é o conjunto de tudo e que acaba por se refletir como desgaste dentro do campo.

Na realidade portuguesa, não vejo nada que se assemelhe a este nosso contexto atual em termos de calendário e exigência. O mais perto que alguém vai passar por algo parecido será o Benfica no mês de Dezembro, veremos se vão passar incólumes e sem perda de pontos ou terão capacidade de ter um nível exibicional alto, sabendo de antemão que têm arbitragens muito mais favoráveis do que nós. O Sporting por sua vez tem todo um calendário muito mais alternado relativamente a níveis de dificuldade, o que dá para fazer uma gestão muito mais criteriosa.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,268
7,649
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Não deixa de ser engraçado comparar os números desta temporada com os da temporada passada, pela mesma altura.

2024/252025/06
Campeonato27 pontos28 pontos
Taça4ª eliminatória4ª eliminatória
Taça da LigaMeia-finalQuartos-de-final
Liga Europa4 pontos6 pontos
SupertaçaVencedores-

Mais um ponto no campeonato, mais dois pontos na Liga Europa, menos uma Supertaça e menos uma eliminatória da Taça da Liga.

Existem grandes diferenças em termos de calendário, como é natural.

2024/252025/06
CampeonatoGil e Braga (casa), Sporting e Vitória (fora)Vitória, Benfica e Braga (casa), Gil, Sporting, Moreirense (fora)
TaçaSintense fora.Celorisense fora.
Taça da LigaGanhamos em casa ao MoreirenseJogo com o Vitória adiado
Liga EuropaDois jogos em casa.Dois jogos fora.
Supertaça-não a disputamos
Certo... mas ai tambem ha que perceber e fazer valer o campeonato que tamos a fazer, seja pelo jogo jogado, seja pelos embates que ja tivemos:
- O Gil fora, sporting fora, moreirense fora... tao aqui 3 dos adversarios mais dificeis deste campeonato.
Falta o Famalicao, Benfica e braga em termos de "jogos fora".

- Sendo que em casa ja derrotamos o Vitoria, braga e empatamos com o benfica que jogou pra nao perder!

Portanto, diria que em termos de campeonato, acho que apenas se ter perdido 2 pontos e foi contra um rival directo que veio a nossa casa estacionar o autocarro, tipo, é um enorme arranque!
A cereja no topo do bolo seria o jogo contra o nacional ter sido tambem fora, para fugir-mos aos nevoeiros e campos pesados da chopana para a altura do ano onde vamos ter que ir lá.

Alem das estatisticas... temos a equipa.
Hoje olhamos para ela e vemos: temos uma equipa pra crescer!
No ano passado, com eustaquios, e afins, não tinhamos uma equipa pra crescer...

• Like
Reações: Dexter2020

luchogonzalez27

Bancada lateral
31 Julho 2025
915
1,360
Apesar de tudo acho que ate tivemos azar nos ultimos 2 jogos.

Nao mereciamos ter sofrido 2 golos. Fomos demasiado penalizados. Defendemos bem, olhando aquilo do xg.

TGarcia87

Arquibancada
11 Março 2012
477
919
Depois da epoca de absoluta merda Se em Agosto vos dissessem que chegavamos a jornada 10 com 9 vitorias e um empate e jogavamos
Com Sporting/Benfica/Braga/Moreira/Gil e Rio Ave
toda a gente assinava de olhos fechados...queriam la saber se faziamos 1 remate a baliza ou 20

Com estes adversarios o ano passado perdemos pontos com todos e em Moreira fomos eliminados da taça. (e ainda tivemos tempo de empatar em casa com o Vitoria)

A equipa tem 3 meses, passou por muita merda, estamos a ter um calendario apertadissimo,

Precisa de melhorias? Claramente que sim, ninguem esta a dormir e se for possivel ir ao mercado em Janeiro retocar, vamos...

Sofremos 3 golos (Propria baliza, carambola, chouriçada)

Criticar a equipa porque o adversario teve 70% de posse de bola mas completamente esteril parece-me exagerado.
O treinador mexeu bem
O Rosario meteu musculo no meio campo e passamos a ganhar e recuperar bola...a equipa falhou muito na ligaçao entre setores
Caralho acontece!!....nenhuma equipa do mundo joga incrivelmente bem em 100% dos jogos

O Liverpool perdeu 7 jogos seguidos ou la o que foi....

Ganhamos...estamos na frente, somos a melhor equipa, melhor defesa.

O objetivo dos apitadores é claro...chegarmos a jornada do confronto entre eles os 2 empatados ou atras deles.
O desespero é real.

Temos de ir com tudo para Famalicao! (Outro terreno em que perdemos pontos o ano passado)

Uma vitoria lá será um passo importantissimo, todos o sabem.
treinador, jogadores, adeptos....arbitros...
Eu fiquei com uma visão completamente diferente do jogo de ontem, não gostei da primeira parte.... mas acho que na segunda parte controlamos muito bem a vantagem.

Que adianta uma equipa ter 70% de posse de bola e depois não fazer nada com isso? Desde que entrou o Rosário a equipa estabilizou e o Braga podia tentar ir la 50 vezes de bola corrida que não entrar uma.

E para quem fala da % de posse de bola.... tivemos 61% contra o Moreirense e vi muita gente aqui a criticar.

Há q perceber quem nem todos os jogos são iguais e a equipa mostra muita versatilidade ao adaptar-se dentro de campo.

Minha opinião e vale o que vale

Villas 71

Bancada lateral
28 Julho 2025
590
2,511
O abismo de onde viemos é passado e quem vive de passado é canal história. Se querem continuar com esse argumento não há discussão possível, só disseste coisas sem sentido. Basta ir ver o meu histórico para ver qual a minha opinião sobre o Panelas.

A crítica é a falta de criatividade, a dificuldade do Varela se sobrepor as dificuldades de marcação, torna a nossa saída de bola e construção deficiente o que prejudica bastante o sistema. Isso faz com que abdiquemos de controlar o jogo por algumas limitações do Varela. A solução é simples: arranjar um 6 que seja uma verdadeira mais valia no sistema do Farioli como ele pediu. E aí sim podes falar do "abismo", já foi feito um trabalho brutal a nível de reconstrução, ia pecar em algum lado, foi pena que fosse no 6. Andamos com a cabeça em extremos e queríamos mais ataque e parece que o problema é mais atrás.
qual passado, o de há 1 mês, 2 meses, 2 anos?
Se assim é o jogo de ontem já é museu.
Para mim hoje já somos campeões da Europa .

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,646
4,714
Apesar de tudo acho que ate tivemos azar nos ultimos 2 jogos.

Nao mereciamos ter sofrido 2 golos. Fomos demasiado penalizados. Defendemos bem, olhando aquilo do xg.
Fomos mt penalizados em Moreira, aquilo foi uma chouriçada, ontem foi erro de marcação mas eles tb n criaram mt é verdade

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
97,973
236,594
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Fomos mt penalizados em Moreira, aquilo foi uma chouriçada, ontem foi erro de marcação mas eles tb n criaram mt é verdade
Ao contrário era anulado

Tenho quase a certeza que vamos tentar um canto igual e vai ser falta no segundo poste

• Like
Reações: Gatão1983

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,646
4,714
Eu acho que és tu que andas entre extremos .
Tu não podes perceber o ponto onde estás sem perceberes o caminho percorrido para lá chegar .
Percebo o teu ponto mas discordo. Se andarmos sempre a comparar com o passado e sempre com os mesmos fantasmas vamos limitar sempre a nossa evolução e crescimento porque estamos sempre a comparar com um ponto onde fomos bastante maus. E nós queremos o exato oposto, ser excepcionais.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,646
4,714
Ao contrário era anulado

Tenho quase a certeza que vamos tentar um canto igual e vai ser falta no segundo poste
Não consigo concordar com isto tão pouco, o Alberto já cai a agarrar o gajo. Acontece, não acho que tenha sido falta. Faz me muito mais confusão o golo anulado que esse.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,740
17,687
Exactamente aquilo que venho dizendo.

Isto até pode ser passageiro (esperemos que sim) mas a verdade é que alem de estarmos nitidamente piores o treinador ta constantemente a realçar esse aspecto. Um aspecto que em si é positivo diga-se mas que tambem é sintomatico de uma equipa que perdeu o fulgor ofensivo e que se agarra cada vez mais à solidez defensiva.

De qualquer forma, assinava ja ganhar os jogos todos com 30% de posse de bola e a levar "baile" como ontem. Era para o lado que dormia melhor.

Mas nao me parece crivel que a jogar assim se consiga ganhar sempre e ter as "sortes do jogo" meses a fio.
Se calhar já era assim no ano passado no ajax. Ganha os clássicos todos, é a melhor defesa do campeonato mas marca menos 40 golos do que o PSV.
a grande diferença é que nos Países Baixos qualquer equipa joga ao ataque enquanto em Portugal 2/3 das equipas jogam para não deixar haver jogo.
mas parece-me um treinador bem mais prático e resultadista do que se calhar os primeiros jogos, também contra adversários bem mais fracos, mostravam. É treinador que nos jogos mais equilibrados mais do que ter 5 ou 6 oportunidades flagrantes de golo, privilegia que o adversário não as tenha.

• Like
Reações: Sonic

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,717
43,944
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Referi me só ao campeonato, ao número de pontos, golos marcados e sofridos.

Não falei das restantes competições, para isso tinha de comparar também a profundidade do plantel.
E a profundidade é assim tão diferente?

Quanto ao 11 parece me que a diferença é óbvia.

Mas e o banco? Andávamos com Mora, Gul, Martim no banco e agora?

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,268
7,649
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Unpopular opinion -> diz uma merda que toda a gente sabe.

O problema sempre foi onde encaixar o Mora no sistema de jogo do Farioli. O lugar do Gabri parece ser o mal menor.
Acho que o "unpopular opinion" esta ai devido a um endeuzamento... seja do farioli seja do mora.
A verdade é que a nossa ansia como adepto tava tão evidente, que precisavamos de um treinador bom que precisavamos de acreditar que tinhamos a joia da coroa para dar a volta a isto.

Portanto, eu gosto bastante de ambos, mas acho que o clube ta acima deles.
Custa-me quando li as criticas ao Borja por exemplo.
Nao tava a ser fantastico, mas se aquilo era a amostra de maus jogadores que passaram por este clube, diga-mos que nao tamos assim muito mal!

As criticas ao borja sao ampliadas tal como foram ao veiga tambem, por uma razao: implicam que mora esteja fora.
E atencao, o mora nao ta fora por ser mau... ele é bom, possivelmente fantastico, mas a verdade é que ele não consegue encaixar no sistema de farioli. Da mesma forma que assentava muitissimo bem no de Anselmi.

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,371
6,007
Acho que o AVB deveria ser cirúrgico no mercado de janeiro. Fulcral será ter um médio mais polivalente de cariz ofensivo e um extremo. Fora isso, se não tivermos mais lesões, centrais servem para o fim e o os laterais também são suficientes. Em breve também vamos ter o Luuk a regressar, pelo que ficaria por aqui.

Quanto a saídas, talvez tentasse colocar o Eustáquio e mesmo o Zaidu. Havendo dinheiro, tentava dar o médio holandês que o Farioli queria. Os agentes do Ajax já ter visto a raiva desaparecer.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,725
6,350
Se calhar já era assim no ano passado no ajax. Ganha os clássicos todos, é a melhor defesa do campeonato mas marca menos 40 golos do que o PSV.
a grande diferença é que nos Países Baixos qualquer equipa joga ao ataque enquanto em Portugal 2/3 das equipas jogam para não deixar haver jogo.
mas parece-me um treinador bem mais prático e resultadista do que se calhar os primeiros jogos, também contra adversários bem mais fracos, mostravam. É treinador que nos jogos mais equilibrados mais do que ter 5 ou 6 oportunidades flagrantes de golo, privilegia que o adversário não as tenha.
Parece-me claro que o inicio de época foi acima do esperado por diversas razoes. Logo à partida o efeito novidade com novo treinador e liderança. Reforços jeitosos e com vontade de se mostrar. Depois claro que no inicio os adversarios ainda nao nos podiam topar alem de eles proprios ainda estarem numa fase precoce da época e à procura da melhor forma e entrosamento (os planteis em Portugal mudam sempre muito). Foi um mix positivo que nos proporcionou um arranque muito prometedor mas se calhar algo enganador porque como dizes e bem a essencia de Farioli é o foco na solidez defensiva e aquela fase inicial com maior volume ofensivo criou ilusoes erradas.

Mas os resultados tem sido otimos e enquanto assim for "tasse" bem.

Mas convem o Farioli e o seu staff estarem atentos e perceberem que isto é o tugao e o FCP fez o maior investimento da sua historia para ficar com um plantel jeitosinho e que nao faz sentido existir obsessao defensiva com a matéria prima que temos e os adversarios existentes no campeonato.

No limite nos jogos fora um gajo até dá de barato que haja maior cautela independentemente da diferença de valia das equipas mas no Dragao tem que ser para entrar com tudo e abafar.

Bleu

Bancada central
12 Agosto 2020
1,304
1,173
Não sei se será tão misterioso quanto isso. A equipa começou a época a pressionar altíssimo, com jogadores como o Borja, Pêpe, Samu e Froholdt a pressionarem os portadores adversários durante 1as partes inteiras.

Honestamente, parece-me que demos o estouro fisicamente devido a esse género de jogo. Froholdt e Samu estão nas lonas, ontem até o Alberto parecia um trepo.

Mais uma vez, o nosso plantel não tem profundidade suficiente para as competições onde estamos envolvidos. Vão ter de se fazer escolhas.
Parece-me que a estratégia de Farioli era mesmo não pressionar o adversário ao ponto do Varela recuar para central!
Ontem, parece que estávamos a enfrentar o todo poderoso... Barça, Real Madrid, PSG, City... Mas não, era apena o SCB!
Não percebi, não sei a explicação... Mas para jogar assim, não percebo a utilização do Mora logo de início.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,133
32,009
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Parece-me que a estratégia de Farioli era mesmo não pressionar o adversário ao ponto do Varela recuar para central!
Ontem, parece que estávamos a enfrentar o todo poderoso... Barça, Real Madrid, PSG, City... Mas não, era apena o SCB!
Não percebi, não sei a explicação... Mas para jogar assim, não percebo a utilização do Mora logo de início.
Menosprezar o adversário, boa.

Logo o Braga.

Andavam a exigir o mora e o William a titular, e agora nao devia.

Ele geriu o borja e o gabri.

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,156
28,256
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
E a profundidade é assim tão diferente?

Quanto ao 11 parece me que a diferença é óbvia.

Mas e o banco? Andávamos com Mora, Gul, Martim no banco e agora?
Os centrais que havia no banco, Prpic melhor que qualquer um, Martim era titular e passou a suplente agora, correto?
Éramos dependentes de ver o Eustáquio, Gruijc e até Vasco Sousa, hoje entre o Rosário, no ataque tens o William no banco antes minhas o quê? Aquele Fábio Vieira? Gonçalo Borges?

Temos ainda o luuk mas está lesionado que ainda assim já resolveu um clássico.