Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,990
6,683
Tenho dúvidas se retirar a camisola 2 será a verdadeira homenagem a Jorge Costa.

A camisola 2 tem um simbolismo enorme. Mais que um simples número estampado, representa a essência do que é ser Portista.
Raça, coragem, determinação, resiliência, coração, orgulho, honra, liderança.

Vestir a camisola do Porto deve ser motivo de orgulho, mas usar a número 2 deve ser visto como uma espécie de Santo Graal, apenas ao alcance dos escolhidos.
Mais que retirar a camisola, agora mais que nunca, apenas aqueles verdadeiramente merecedores da mesma a devem vestir.
Não é um simples número de plantel. É o símbolo da liderança do clube. E todo precisamos de líderes fortes.
E saber que alguém reúne todas essas qualidades para a envergar, será a maior homenagem a quem tão profundamente defendeu esses valores.
Já outros sugeriram aqui e eu concordo: esta época a camisola 2 fica vaga, e na próxima passa para o Rúben Neves.
Mas se eu estivesse no lugar do presidente ia ainda mais longe e reforçaria o lado "sagrado" da camisola 2 decretando que a partir de agora ela só pode ser vestida por um portista formado no clube. Essa associação do nº2 à mística do clube poderia ser apenas uma coisa simbólica, mas são este tipo de simbologias que reforçam a identidade e a memória de um clube.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,990
6,683
Bicho, meu Bicho, hoje bateu-me a recordação daquele dia, em que assinaste a minha bola Finale da CL.
Eu já não era aquele chavalo adolsescente que vivia na mesma rua que tu, dois quarteirões abaixo, que te via a carregar o saco ao chegar de um treino e sorria e tu sorrias de volta, já era um homem crescido naquele glorioso ano de 2004, mas mal te vi sabia que o primeiro nome que queria na bola, era o teu, seguido do Baía e só depois os outros.

E foi com o ar que tinhas fora de campo, completamente diferente do teu ar intratatável na luta dentro das 4 linhas quando carregavas o nosso brasão abençoado, que me recebeste a mim, ao meu irmão e ao meu primo e te pedi e tu cheio de sacas de compras mais a família "Jorge, podes assinar a minha bola, quero ter aqui os nossos campeões e vou começar por ti" tu sorrindo, interrompeste o que estavas a fazer, sorriste e pegaste na bola e perguntaste "são teus irmãos?" e eu "este é o meu irmão e este é meu primo" e tu "eles também são Dragões?" e eu "o meu irmão é, mas este aqui o meu primo é benfiquista" e tu olhaste "tenham paciência com ele, fodam-lhe a cabeça, mas carinhosamente que ele só sofre". Arrancaste uma gargalhada a um benfiquista. E ele ficou a respeitar-te para o resto da tua vida.
Até ali, tal como no campo, desarmaste um adversário e ele ficou com admiração pela tua pessoa.

Bicho, é mais uma que ninguém nos rouba, aí onde estás, além de todos os momentos felizes como Portistas, esta memória.
Não te digo adeus, nunca se diz adeus a alguém que vai caminhar sempre com todos os portistas, agora espiritualmente, mas nunca deixará de estar cá enquanto houver uma gota de mística e de portismo.
Foda-se, puseste-me a chorar, e o pior é que já não és o primeiro hoje. PQP esta merda. Que dia!

Dragão de Aveiro

Arquibancada
10 Janeiro 2021
159
375
Aveiro
Foi o maior capitão da minha geração (tenho 38)

Um dia muito triste! Descansa em paz Bicho #2
Tenho 35 anos e subscrevo.
A nossa geração cresceu a ver no Jorge Costa um exemplo de Portismo, liderança e amor ao clube. Fez parte da nossa infância e essa é a maior dádiva de todas, ele partiu mas só fisicamente. Porque nos nossos corações vai estar sempre.
Descansa em paz Bicho. Vais ser sempre lembrado 💙

fcbarros

Superior
2 Setembro 2016
12
17
Foda-se, puseste-me a chorar, e o pior é que já não és o primeiro hoje. PQP esta merda. Que dia!
Depois do espectacular dia de apresentação, que tantas esperanças me levantou, hoje foi um dia muito difícil, com a notícia do falecimento do nosso Capitão. Também estive agora a ver a entrevista do Rui Cerqueira e fiquei com a perfeita noção que não vai ser possível substituir tudo o que o Jorge Costa trazia. Mas ver todas estas memórias e manifestações de portismo, renova-me a esperança que finalmente seja um momento de união e que este seja a altura em que todos comecemos a remar no mesmo sentido! Acredito que pelo e2erno Capitão Jorge Costa, pelo Presidente dos Presidentes Jorge Nuno Pinto da Costa, pelo FC Porto e por todos os portistas, este ano vamos nos unir e ser campeões!

Este ano seguimos Juntos!!!

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,098
1,994
Porto
Isso vai contra a ideia que o próprio Jorge Costa defenderia. Ele na entrevista ao Cerqueira disse que a mística não é uma coisa exclusiva da formação ou de gajos nascidos e criados no Olival. Ele deu o exemplo do Derlei como um gajo que, para ele, carregava a mística do Porto e no entanto era um brasileiro que vinha do Leiria. A mística não nasce com ninguém, conquista-se.
Gostava de ver essa parte se foi bem assim que ele disse.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
778
2,119
Gostava de ver essa parte se foi bem assim que ele disse.
Ainda há pouco passou no Porto Canal. Ele disse que a mística do jogador à Porto é algo que nem ele consegue explicar mas que, para ele, não é exclusiva de quem nasce no Porto ou vem do Olival. E depois dá o Derlei como exemplo. E eu não discordo dele: apesar dos capitães que marcaram este clube terem sido jogadores do Norte e da casa, o que é normal, há jogadores que não são da casa mas passaram por cá e encarnaram bem o espírito de jogador à Porto.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,916
18,353
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
E acabou minutos atrás a repetição da final de Gelsenkirchen no canal 11, jogo que ví na altura lá ao vivo, e vou dormir a pensar no Jorge Costa a levantar a taça no fim - ninguém morre enquanto viver na nossa memória , nas recordações materiais de memorabilia que tenho dele - estarás sempre comigo enquanto eu for vivo. Obrigado por tudo que representaste ao longo de tantos anos para tantos portistas.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,098
1,994
Porto
Ainda há pouco passou no Porto Canal. Ele disse que a mística do jogador à Porto é algo que nem ele consegue explicar mas que não é exclusiva de quem nasce no Porto ou vem do Olival. E depois dá o Derlei como exemplo.
Eu sempre dizia e digo verdadeiramente mistica como o Jorge Costa, foram gajos da formacao e do norte sobretudo, Fernando Couto, Joao Pinto, Baia jogador, e claro o Bicho, acima destes para mim nao esta ninguém dos anos 90 para cá... E depois os Paulinhos Santos,Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, etc,,alguns estrangeiros como o Lucho, ponhamos o Derlei. Mas acima daquele lote verdadeiramente portista nenhum transmitiu a mistica de tal maneira.

E é/foi grande parte do problema do Porto, essa falta de mistica.

Invictos

Arquibancada
6 Junho 2024
373
625
Se a morte de Jorge Costa, da maneira que foi nao for suficiente para este plantel dar 1000%, mais vale fechar a loja

Nós precisamos de ajustes como precisávamos antes, mas depois do choque so ha uma maneira de reagir a isto

Querer ganhar como JCosta queria!!!
Para isso acontecer temos todos que levar um "abanão" de esperança também!!!

Neste momento, acredito que nada bata certo para muita gente da direção, staff, equipa técnica, jogadores e nós adeptos e admiradores do nosso Capitão!!

Mas não deixo de concordar contigo. Claro que honrar o Bicho já seria motivo mais que suficiente!!

Falei mais no sentido de o golpe de asa, ser um motivo para as hostes voltarem a acreditar que nem tudo é mau e que vamos seguir o nosso rumo, até aos Aliados!!

• Like
Reações: pauloans

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
778
2,119
Eu sempre dizia e digo verdadeiramente mistica como o Jorge Costa, foram gajos da formacao e do norte sobretudo, Fernando Couto, Joao Pinto, Baia jogador, e claro o Bicho, acima destes para mim nao esta ninguém dos anos 90 para cá... E depois os Paulinhos Santos,Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, etc,,alguns estrangeiros como o Lucho, ponhamos o Derlei. Mas acima daquele lote verdadeiramente portista nenhum transmitiu a mistica de tal maneira.

Percebo o que dizes mas foi mesmo o que o Jorge disse. Talvez o tenha dito num contexto de comparação com a equipa da altura em que a entrevista foi dada (penso que em 2017 ou 18?) onde já havia essa crise de liderança e mística na formação.

• Like
Reações: pauloans e SD_1995

Invictos

Arquibancada
6 Junho 2024
373
625
Acho que agora mais que nunca o André vai querer dar uma alegria, não me admira que o murro na mesa ainda seja maior
Para que o André possa fazer isso e não desanimar, também precisa de sentir que todos "seguimos juntos", e que pode contar com o apoio de todos nós, a apoiar do princípio ao fim, nos bons e maus momentos, contra tudo e contra todos (como SEMPRE foi).

Vamos todos acreditar que tudo o que aconteceu nos vai tornar ainda mais fortes... Vai ser difícil... Mas se há um Clube capaz de o fazer, somos nós, o FCPorto!!

Pelo FCPorto, por Pinto da Costa, por Jorge Costa e por todos nós, vamos voltar a vencer, cá dentro, e lá fora!!!

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,098
1,994
Porto
Percebo o que dizes mas foi mesmo o que o Jorge disse. Talvez o tenha dito num contexto de comparação com a equipa da altura em que a entrevista foi dada (penso que em 2017 ou 18?) onde já havia essa crise de liderança e mística na formação.
Até porque o Derlei é um exemplo algo estranho é um portista genero Futre, adeptos dos 3 grandes deu uma entrevista há pouco tempo que o clube que mais sentiu paixao foi o Sporting ou o Benfica já nem sei.. e nada contra, continuo a gostar muito dele, deixou-me mémorias fantásticas.. mas nao diria que é um exemplo de mistica.

E vou parar com o off-topic mas realmente custa muito esta figura de portismo ter morrido, foi o capitao da minha infancia, tantas memorias boas que ele me causou e deixou, tanto celebrei e sorria a ve-lo jogar a representar o Porto,pelo o seu estilo de jogo, por ser forte, o capitao o lider do Porto, em crianca sonhava0se ser-se um Jorge Costa e revíamos-nos nele,foi como se morresse um pedacinho de mim da minha infancia com ele. Ainda para mais era dos gajos que mais admirava fora de campo desde a aposentaria que nao quis fazer parte dos abutres que lá andavam, sempre um exemplo de caracter e amor ao Porto dos relvados até ao dia de hoje.

Última edição:

picky1984

Superior
25 Maio 2014
34
9
Descansa em paz "Bicho".
Muito do meu portismo vem de ti... um ídolo, uma inspiração, um exemplo como profissional e como pessoa!
Não é fácil ser portista na Beira-Baixa... sempre lutei e nunca deixei-me vergar por amigos e familiares por um amor que nasceu e foi crescendo com as minhas várias férias natalícias durante minha infância/adolescência na Invicta na casa da minha tia, ela morava na Rua Antero Quental, bem perto do campo da Constituição. Além do amor clubístico, ganhei o amor pela gente do norte que ainda hoje mto admiro e venero, assim como a cidade do Porto, a cultura e a personalidade nortenha é de outro mundo, com muito orgulho tornei me um portista e amante da cultura do norte que hoje em dia me identifico muito!
"Bicho" foste dos pilares que me fez ser portista e admirar-te essa tua paixão que tinhas pelo o Porto, essa garra e essa vontade de vencer com as nossas cores! Tive posters teus no meu quarto, foste, és e sempre serás uma inspiração para mim! Assim como o eterno Pinto da Costa dos anos 80/90 e inícios de 2000, também tenho outros jogadores que tenho grande admiração, mas tu sem dúvida estás no top!
Posso confessar que nos meus tempos de jogador de futsal nas camadas jovens em clubes da minha cidade jogava com a camisola número 2 devido a ti, não tinha a tua qualidade a jogar, muito longe disso mas muitos dos meus amigos e colegas da bola chamavam-me "Jorge Costa" porque gostava de dar umas boas serrafadas bem dadas, a bola podia passar... mas o jogador não!
Hoje foi um dia bem triste e duro, perder-te assim do nada, tão jovem e tanto para dar ao nosso clube, as lágrimas correram várias vezes durante o dia, assim q via vídeos teus e mensagens a teu respeito, impossível ficar indiferente!
Tinha prometido a mim msm se o AVB ganhasse as eleições iria tornar-me pela primeira vez sócio do FC Porto, tenho andado adiar esse momento, hoje foi o dia, em tua homenagem e um simples apoio e força ao Nosso Grande Presidente AVB, que vai precisar de todos nós para seguirmos o nosso caminho, de voltarmos a VENCER! O caminho vai ser duro e difícil, mas com a força de todos nós podemos voltar ao nosso lugar!
Obrigado por tudo e por tanto "Bicho", pelo teu portismo, o teu nome será eterno no nosso clube!
As minhas sinceras condolências à família, aos amigos e a toda estrutura do FC Porto, assim como a todos os adeptos, sócios e simpatizantes do Porto.
Um abraço sentido a todos, de um portista da beira, um homem com 41 anos e que hoje chorou como uma criança com esta terrível perda.
Até sempre eterno capitão! #2

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
778
2,119
E vou parar com o off-topic mas realmente custa muito esta figura de portismo ter morrido, foi o capitao da minha infancia, tantas memorias boas que ele me causou e deixou, tanto celebrei e sorria a ve-lo jogar a representar o Porto,pelo o seu estilo de jogo, por ser forte, o capitao o lider do Porto, em crianca sonhava0se ser-se um Jorge Costa e revíamos-nos nele,foi como se morresse um pedacinho de mim da minha infancia com ele. Ainda para mais era dos gajos que mais admirava fora de campo desde a aposentaria quis fazer parte dos abutres que lá andavam, sempre um exemplo de caracter e amor ao Porto dos relvados até ao dia de hoje.
Eu acho que não vamos recuperar disto, nunca. Não só porque não estávamos à espera mas porque agora que aconteceu vemos que partiu um dos insubstituíveis. Para mim, foi o capitão da minha vida, o homem que vi erguer as taças europeias que mais me deixaram feliz (nada contra 2011, mas o que senti em 2003 foi irrepetível) e com a partida do Jorge morre também uma parte da forma como vivi o portismo. É inevitável que assim seja. Isto sem ele vai ser muito mas muito mais difícil.

• Like
Reações: SD_1995

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
17,096
24,451
Conquistas
8
37
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco

Lisandro Lopez sabia o que era a mistica ,Fernando o Polvo idem , nem Portugueses eram e podia dar te mais exemplos.