Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Mihaly Siska

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
4,913
6,521
Ainda hoje de manhã, o Jorge Costa sorria.
Assinou camisolas, tirou fotografias com adeptos, trocou palavras rápidas mas cheias de significado para quem o admirava. Deu uma entrevista a um canal desportivo, falou do presente e do futuro, com aquela segurança de quem sempre viveu o futebol como missão. E, no entanto, poucas horas depois… o futuro deixou de existir para ele. Uma dor, um mal-estar, uma paragem cardíaca. O corpo que tantas batalhas aguentou, dentro e fora de campo, rendeu-se. E, de repente, o Jorge Costa deixou de estar aqui.
O choque não vem apenas da perda de um homem do futebol, de um capitão, de um símbolo. O choque vem do vazio que fica quando percebemos que a vida é mesmo isto: um instante. Hoje, aqui. Amanhã, talvez não. Uma manhã inteira a viver como sempre viveu, a trocar gestos e palavras, sem saber que estava a viver as últimas horas. É cruel pensar que, por vezes, nem o último “até amanhã” chega a ser possível.
O legado dele é feito de títulos, vitórias, liderança e respeito. Mas acima de tudo, deixa uma história. Uma vida que inspirou dentro e fora de campo. E a morte, mais uma vez, vem repetir a verdade que teimamos em esquecer: as pessoas não são eternas. Não basta gostar delas, é preciso dizê-lo. Não basta admirá-las, é preciso estar presente. O tempo é um luxo que julgamos ter, mas não controlamos.
Quantas vezes deixamos para depois aquela visita? Quantas mensagens ficam por responder? Quantas vezes trocamos o abraço pelo “quando tiver tempo”? A vida não espera. E quando ela decide levar alguém, não pede autorização nem avisa.
Fica a pergunta que não quer calar: estamos a viver de forma correta? Ou estamos a gastar a vida em coisas que, daqui a uns anos — ou amanhã mesmo —, não terão qualquer importância? A morte de Jorge Costa, tão repentina, é um murro no estômago. Um aviso. Uma nota de que as memórias que ficam são feitas de presença, não de promessas.
Hoje, o “Bicho” deixou de estar no relvado da vida. Mas o exemplo dele — de garra, entrega e paixão — continuará. Desde que não nos esqueçamos de viver. Hoje. Agora. Enquanto ainda dá tempo.
A resposta certa é: "estamos a gastar a vida em coisas que, daqui a uns anos — ou amanhã mesmo —, não terão qualquer importância"
A questão é que é a vida e o pagar contas é assim. Ter que fazer coisas que muitas vezes não gostamos ou não têm, de todo, assim tanta importância. Mas enquanto não se encontrar solução melhor, assim será. Viver sempre de acordo com os nossos princípios, pelo menos, sem passar por cima de ninguém. E para o caso de eu um dia partir sem avisar também, dizer que gosto muito de pertencer a esta comunidade. Gente que praticamente não se conhece mas que partilha o portismo e muitos valores importantes. Prova disso é que hoje até li por aqui o 1616. Alguém que, tendo deixado as lides do insidismo, achou por bem (e muito bem) vir aqui despedir-se do nosso eterno capitão. Um bem-haja para ele e para todos.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,421
19,213
🔵⚪ Eterno Capitão 2️⃣ Símbolo da Mística do Brasão Abençoado 💙

Vamos conquistar Títulos importantes nos próximos tempos que serão dedicados a ti. Uma perda física irreparável, mas que jamais será esquecida. Estarás sempre presente no nosso Espírito de Dragão 🔥🐉

cigano

Lugar Anual
18 Janeiro 2018
4,891
11,073
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
A camisola 2 ficou vaga para a temporada e o nosso querido Bicho deixou-nos… Caso não queiram retirar a camisola, que não permitam que nesta época ninguém a use. Quando ouço “camisola 2” lembro-me de dois nomes: João Pinto e Jorge Costa.
Nosso grande Bicho, que grande trabalho fizeste a montar este plantel… Tu mais que ninguém merecias estar no banco esta e muitas épocas mais… Tinha o sonho de voltar a ver-te nos Aliados, no Dragão em festa… A vida é tão dura e injusta, não somos merda nenhuma neste mundo…
Descansa em paz, nosso eterno capitão 💙

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,498
71,372
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Quanto mais testemunhos e palavras leio sobre o Jorge mais vasto se torna esta vazio e mais larga se torna esta perda. Estou exausto. Amanhã temos que pegar em todas as excelentes memórias que nos deste e fazer delas a força desta e das próximas épocas que vão recolocar o teu FC Porto no lugar que todos queremos.

Não falharemos, campeão.

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,197
558
Enquanto ouvia o Cândido Costa e também o grande batalhador que é o Carlos Secretário fui lendo também aqui os comentários...

Agora dormir, ou tentar...

Um abraço para todos os Portistas e FORÇA, com a certeza que esteja onde estiver o nosso Bicho ele estará a mandar-nos toda a sua Força ele pode ter desaparecido fisicamente mas o espírito, o querer, a raça dele vai continuar bem viva entre nós e no Clube!

JORGE COSTA ALLEZ!

POOORTOOOOO!

Dunham

Tribuna
12 Julho 2016
4,126
6,659
Conquistas
13
29
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • André Villas-Boas
A camisola 2 ficou vaga para a temporada e o nosso querido Bicho deixou-nos… Caso não queiram retirar a camisola, que não permitam que nesta época ninguém a use. Quando ouço “camisola 2” lembro-me de dois nomes: João Pinto e Jorge Costa.
Nosso grande Bicho, que grande trabalho fizeste a montar este plantel… Tu mais que ninguém merecias estar no banco esta e muitas épocas mais… Tinha o sonho de voltar a ver-te nos Aliados, no Dragão em festa… A vida é tão dura e injusta, não somos merda nenhuma neste mundo…
Só não sou a favor de retirar o número 2 porque não está associado apenas ao Jorge, temos uma lenda como o João Pinto que também merece essa homenagem, mas sou a favor que o 2 esteja sempre guardado para alguém especial, alguém que seja digno e honre os nomes dos seus antecessores.

Presidente

Bancada lateral
26 Maio 2016
539
973
Só não sou a favor de retirar o número 2 porque não está associado apenas ao Jorge, temos uma lenda como o João Pinto que também merece essa homenagem, mas sou a favor que o 2 esteja sempre guardado para alguém especial, alguém que seja digno e honre os nomes dos seus antecessores.
Assim será...

• Love
Reações: Gomes

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,197
558
Como ouvi hoje no 11 e concordo, não é de se retirar a "camisola 2"...ela tem de ser conquistada pelo mérito, querer, raça (seja por que jogador for, na posição que for... tem de mostrar que a merece)

• Love
Reações: hugo mocc

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
17,094
24,449
Conquistas
8
37
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
Sinceramente , isto foi a perda que me mais custou no Fcporto.
PDC custou imenso , mesmo muito , mas foi "numa idade aceitável" , vi os melhores momentos do Fcporto com Jorge Costa a participar, fora a Liga Europa , etc.
Ainda não parei de pensar nisto , uma pessoa que nem conheço pessoalmente.
Magoa muito.

Dia mesmo muito triste.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,557
24,605
A mensagem de André Villas-Boas a Jorge Costa:

"Partiu Jorge Costa. O nosso Bicho. A eterna Lenda do Clube. Respeitado por tantos, querido por todos os Portistas, uma referência como pessoa, como profissional e um ídolo para muitos. Em primeiro lugar, e em meu nome pessoal, em nome do FC Porto, da sua Direção e dos Órgãos Sociais, quero expressar os nossos mais profundos pêsames à sua família, aos filhos e aos seus amigos. De seguida, a todos os Portistas e à nossa família Azul e Branca, deixo os meus sinceros sentimentos. Jorge Costa foi um dos nossos mais queridos jogadores, uma lenda que vivia o Clube e o Portismo como poucos. Era único na sua forma de ser e de se relacionar connosco e com as nossas cores. Queremos hoje dizer-lhe que estaremos sempre ao seu lado, com a consciência e a obrigação de lhe devolver tudo o que ele nos deu ao longo da sua vida. E foi muito: sangue, suor e lágrimas. Não é possível definir o Jorge. Ele personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto. A sua forma vertical de lutar pelas vitórias, o espírito de conquista sem limites, a entrega comovente ao seu Clube e a liderança que carregava às costas, com o mítico e eterno número 2, continuaram a marcar a história do FC Porto com conquistas nacionais e internacionais. Jorge Costa marcou-nos a todos pela sua dedicação, por tudo o que deu e continuava a dar ao seu FC Porto. Qualquer livro que conte a belíssima e longa história do nosso Clube o retratará como um dos atletas mais importantes da nossa História. Assim o recordaremos. Em termos pessoais, recordo-o de uma forma especial. Tive nele sempre um amigo e nele sempre vi uma fonte de força e de inspiração na entrega que somos obrigados a colocar em prol do nosso Clube. Um amigo que sempre esteve ao meu lado. Um amigo exigente que, quando sentia que alguém esmorecia, logo vinha com uma mensagem de força e de foco. Ainda há pouco tempo me escreveu estas palavras: “André, quero que saibas que estarei sempre ao teu lado, pelo nosso FC Porto.” Era assim: metia o corpo, ralhava, levava-nos para a luta e só largava quando nos visse outra vez a festejar uma vitória. Muitos de nós recordam o que sofreu quando teve de nos deixar para representar o Charlton. E sobretudo recordamos a sua rasgada alegria quando regressou e vestiu de novo a camisola azul e branca. E o que fez a seguir? Ganhou tudo. Também não esquecemos que, quando singrava como treinador, decidiu abandonar a sua carreira porque acreditava que poderia ser de novo útil ao seu Clube num cargo diretivo. Veio sem arrependimentos e entregou-se de corpo e alma às suas novas funções de Diretor do Futebol Profissional. E foi assim que hoje nos deixou: a trabalhar para o sucesso do FC Porto, depois de uma reunião técnica e de uma entrevista em que falou sobre o próximo jogo desta época que agora começa, com a mesma vontade de ganhar que sempre o caracterizou. O Jorge Costa nunca desistia. Mesmo sabendo o quanto era importante para todos nós, nunca reclamou uma vitória para si. As vitórias eram sempre do FC Porto. Era assim em campo e assim será na vida eterna. O legado de Jorge Costa permanecerá para sempre vivo na memória de todos os Portistas. Jorge, vais deixar uma enorme saudade, mas não duvides que lutaremos por ti como tu lutaste por nós e pelo FC Porto. Nunca serás esquecido, Capitão."

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,296
1,429
Braga
Jorge, amanhã vou de propósito ao Porto para te homenagear.
Levo comigo uma relíquia, verdadeiramente preciosa para mim, que vou deixar à tua guarda:
uma pequena bandeirinha do nosso Clube que um dia um desconhecido me ofereceu, em 1971,
ano do teu nascimento e que foi a semente do meu portismo.
Tenho a certeza que nos voltaremos a encontrar e tu lá estarás, com a bandeirinha, para a devolveres.
Até sempre, Capitão!

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
3,256
3,592
Conquistas
4
Valadares
  • Jorge Costa
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
fazer dessa camisola 2 um lema, uma inspiração, não só nos seniores mas sim em todas as camadas jovens, eternizar o numero, um "2egado".

• Like
Reações: pauloans

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,557
24,605
Do Sérgio Conceição para o Jorge Costa:

"Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistámos títulos, partilhámos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, chorámos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida. E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu"