1) Eu até concordo que o Varela não encaixa nesta forma de jogar!
Porém, parece-me que o nosso treinador e o senhor do video que explica o futebol do nosso treinador, têm de acertar as ideias!
Este foi o lance em que o Varela perde a bola, logo no início:

Este é exemplo do que "o modelo" preconiza:

Eu vejo o FCP com menos 1 jogador; em vez de 7, temos 6! É verdade, o adversário só tem 5! Mas, o primeiro jogador da segunda linha é deles... o "modelo" preconiza 3 nossos antes do primeiro deles! E, já agora, nesses 6, não vejo um médio de ligação! E, agora, já temos o Gabri Veiga! Pergunta: quem é que leva a bola para a frente?
Se calhar, foi azar ou a proclamada incompetência dos jogadores! Vejamos, alguns segundos depois do Varela falhar:

Continuamos com a mesma relação: 6x5! Não temos 7! Por outro lado, substituímos o ala direito por um médio, que, na realidade, é o segundo avançado! Mas, afinal, o modelo preconiza 7x5, atrás, ou 6x5? Para mim, tende a fazer diferença! Este pequeno pormenor, não tem, rigorosamente, nada a ver com a qualidade dos jogadores; é apenas, e só, posicionamento, ao fim de 5 meses!
Podíamos encontrar n situações destas!
2) Melhor do que ter jogadores capazes de ter uma bola no pé, o modelo de atração funciona ainda melhor quando os adversários são cones! O azar é que os adversários têm poder de escolha e podem ficar na expectativa! E, depois, temos os 15 passes entre centrais e guarda-redes! Em que os adversários não se comprometem! Eu acho que nós esquecemos que, mais do que os nossos jogadores, serem melhores ou piores com a bola no pé, os nossos adversários médios são melhores (e têm melhor poder de decisão), do que o adversário médio do Del Valle ou do Cruz Azul! E, neste modelo de atração, nós é que estamos perto da nossa área!
4) e 5) A culpa não é dos jogadores, quando lhes pedem para fazer coisas para as quais estão menos preparados! Em relação aos nossos dois alas, convém recordar que ambos foram extremos na formação! E deixaram de o ser, porque eram melhores como laterais! Não perceber isto, serve, apenas, para queimar jogadores! Como se queima o Varela, o Eustaquio e o próprio Pepê!
7) Podemos insistir na qualidade de passe! Pode-se, sempre, melhorar! Veja-se o caso do Varela, ontem! Novamente, a imagem acima! O Varela tem 4 jogadores adversários à sua volta e está na nossa meia-lua! Mesmo que ele acerte o passe, a nossa progressão seria nula! Não havia saída pela direita! Este modelo de atração funciona, muito melhor, quando os adversários são cones!