“Destaco a atitude, competitividade e entrega dos jogadores”
Declarações de Martín Anselmi após Boavista 1-2 FC Porto
O FC Porto venceu o Boavista no Estádio do Bessa, por 2-1, e isolou-se no terceiro posto da Liga Portugal. “Encantado com o clima que se viveu no dérbi”, Martín Anselmi confessou que “já não presenciava um ambiente assim num estádio de futebol há muito tempo” e, no rescaldo de “um dos melhores jogos” desde que chegou à Invicta, destacou “a atitude, a competitividade e a entrega dos jogadores”, traçando um objetivo para a última jornada: “Não interessa se já alcançámos o pódio, somos o FC Porto e temos de ganhar sempre”.
O primeiro dérbi
“Quero destacar o ambiente que vivemos hoje. Já não presenciava um ambiente assim num estádio de futebol há muito tempo. Estou encantado com o clima que se viveu neste dérbi, foi espetacular. Durante a primeira parte eles não fizeram praticamente remates à baliza e conseguiram reduzir através de um penálti, que eu entendo que tenha sido assinalado, mas acho que o regulamento devia ser revisto nestes casos. Tem de haver senso comum. Estamos a ser prejudicados por causa de uma bola que ia para o outro lado e voltou para a nossa área. Depois disso não estivemos bem nas transições, custa-nos às vezes chegar ao outro lado, há muita ansiedade, mas destaco a atitude, competitividade e entrega dos jogadores. Foi um dos melhores jogos desde que cheguei.”
Penálti insólito
“Foi um resumo da época.”
Golaço de Mora
“É um miúdo que ouve muito os treinadores durante a semana e é muito humilde. Não é fácil fazer o que ele faz com a idade dele e continuar a ser humilde. Todos sabemos como funciona este meio e como nos enchem o ego quando as coisas correm bem, mas os jogadores têm de estar preparados para a eventualidade de a vida mudar de um dia para o outro. A qualquer momento passam a ser ídolos, podem ser chamados à seleção e é preciso saber gerir as emoções nessas situações. Apesar de ser muito novo, o Rodrigo está a conseguir lidar muito bem. Não vejo grandes mudanças na atitude dele, está sempre preparado para treinar e continua a ouvir e a correr. Houve um momento em que senti que o Pepê também podia acrescentar isso e achei que merecia entrar e ter a oportunidade de encontrar o momento dele, porque também treina e corre muito. Mas voltando ao Rodrigo, ele tem de continuar assim, já chegou até aqui e se continuar assim vai chegar ainda mais longe.”
Só a vitória interessa
“Temos de ganhar o último jogo. Não interessa se já alcançámos praticamente o pódio. Somos o FC Porto e temos de ganhar. Eu quero ganhar sempre.”
O arranque ideal
“No início desfrutei muito da forma como a equipa estava a jogar, como fluía para atacar, como reagia à perda de bola e pressionava cada bola. Fiquei com a ideia de que durante os primeiros 30 minutos fizemos o jogo mais completo desde que cheguei. A equipa estava a fazer tudo aquilo que exigimos: tinha paciência, atitude, profundidade e um ritmo que eu aprecio.”
Reta final
“Foi um fim de semana espetacular porque ganhámos e porque a equipa jogou bem. A mim não me interessa ganhar e jogar mal. Fizemos um bom jogo e merecemos a vitória. Controlámos o que havia para controlar, atacámos, pressionámos e defendemos sempre juntos, mas ainda temos de ganhar o próximo jogo. Temos essa mentalidade de ir buscar os três pontos sempre. Queremos terminar esta temporada difícil em casa, ao lado dos nossos adeptos, e com uma vitória. Quero realçar o apoio deles hoje, foi espetacular o ambiente que se viveu. Desfrutei muito.”
Balneário unido
“Gostamos de jogar juntos e, para isso acontecer, temos de estar próximos. Desta forma vamos atacar melhor e vamos conseguir reagir melhor à perda, porque assim temos mais jogadores naquela zona. O que se viu hoje é fruto do nosso trabalho e da coragem destes jogadores que tentam sempre ser melhores e dão tudo nos treinos. No final, estes detalhes são trunfos dos treinadores e são um prémio do trabalho. Enquanto equipa técnica defendemos esse método. Não é fácil mudar a mentalidade de um grupo que não punha isto em prática antes, exige muito trabalho e foco por parte dos jogadores, mas fico feliz por ver que tivemos a coragem de continuar a insistir neste método, mesmo depois de não ter saído como queríamos noutros jogos. Se continuarmos a insistir e a trabalhar, vemos os resultados no final.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt