O que TU queres eu sei....Na minha opinião, eu acho que tudo que está a acontecer se resume numa “tempestade perfeita” que se abateu sobre nós.
Uma “tempestade perfeita” que penso que alguns conscientemente já sabiam que poderia acontecer e que dado os sinais visíveis dos últimos anos, mas que foram menosprezados por todos (ou quase todos), sabíamos que seria inevitável.
Identificar uma culpa concreta e objetiva é extremamente difícil, pois tal como disse a tempestade é tal modo perfeita e constituída de fatores que para nós são “novidade”.
Passo a identificar aqueles que na minha opinião são os mais relevantes:
Estes parecem-me os fatores chave que tem uma clara influencia em todo o que está abaixo e podem explicar a nossa atual situação, claro que dentro de cada um destes fatores há as ramificações que devem ser “cortadas”.
- Clube em alterações internas profundas com toda a instabilidade que daí advém, também derivado de uma liderança de 42 anos com todos os vícios instalados.
- Clube com gravíssimos problemas financeiros que para serem estancados, sugam recursos financeiros para investimento na modernização quer das infraestruturas quer no qualidade humana, colocando o clube em desvantagem.
- Clube com acentuada perda de qualidade do plantel, também muito derivado dos problemas financeiros e outros interesses instalados
- Claro crescimento dos rivais quer em termos competitivos quer em termos organizativos
Claro que cada 1 tem a sua sentença, mas colocar culpas a “esta pessoa” ou a “este fator” na minha modesta opinião, é muito injusto e estrategicamente errado, porque estão todos interligados de tal forma que apenas atacando todos como um todo os resultados serão visíveis.
Infelizmente estes fatores não se resolvem num abrir e fechar de olhos e temo que ainda influenciam negativamente o NGC por algum tempo (anos), por isso andar aqui a pedir a cabeça deste ou daquele de nada ajudará o clube e reduzir este tempo (antes pelo contrário).
Não adianta nada andar a culpar a anterior direção (e sabemos que tem muita culpa na atual situação), tal como não adianta andar no “bota abaixo” a tudo o que a atual direção faz, só porque não faz aquele que queremos.
Eles foram eleitos para resolver os graves problemas do NGC, recolocar o clube como um clube vencedor… assim o desejo e espero.
…. No final do mandato conclusões serão tiradas.
É que a gente continue assim mais 3 anos seguidinhos.....
O "futebol português" agradece.....