Compreendo a frustração de muitos aqui, nesta meia época estamos a ver uma coisa praticamente inédita desde que me lembro de ver o nosso clube, que é um treinador implementar um sistema para o qual o plantel não está minimamente talhado.
Não tenho grande dúvidas que se tivessemos apostado num treinador com um perfil mais conservador teríamos melhores resultados nestes últimos meses. Mas será que isso seria a melhor opção para o clube no longo prazo?
Quando trouxemos o Anselmi e não fizemos um investimento em substitutos para o Galeno e Nico, tomamos uma opção na qual eu sinceramente olhando com frieza me revejo.
Até pode vir a correr mal, mas entre ir comprar jogadores à pressa e comprometer a capacidade de investir no futuro, prefiro claramente deitar a época ao lixo e encarar o que faltava como ano zero.
Não devemos perder o sentido crítico nem cair no mesmo erro dos últimos largos anos de dar carta branca a direcções, mas acho mesmo que muitos aqui tem vista curta e por mais que digam que sim, ainda não interorizaram verdadeiramente o buraco em que nos encontramos.
Até me dá vontade de rir quando ouço falar em exigência ou que perdemos a exigência do passado. Nós enquanto massa associativa não somos exemplo nenhum de exigência, porque assistimos impávidos e serenos a mais de uma década de gestão ruinosa que comprometeu o futuro do clube e fomos comendo e calando com uns títulos arrancados a ferros (para os mais distraídos, o Porto já não tem uma posição hegemónica no futebol português há mais de 15 anos, não aconteceu ontem à tarde) enquanto se empurravam os problemas com a barriga.