André Villas-Boas - Presidente

Panda Azul e Branco

Arquibancada
14 Janeiro 2025
312
531
O grande problema não é a qualidade de jogo.

O problema é que clubes como Casa Pia, Estoril, Moreirense, Rio Ave, Arouca, AVS, Estrela, Gil Vicente, Nacional, Famalicão, Santa Clara praticamente não têm adeptos. Depois o resto é encadeado: pouca gente vai ao estádio, ainda menos querem ver na tv, não atrai sponsors, não atrai broadcast. Enquanto não houver fidelização dos adeptos à sua equipa da casa, nada disto vai mudar.
A centralização é vista como a solução para todos os males, possivelmente vai trazer (pouco) mais dinheiro aos clubes mais pequenos, mas o problema de fundo vai continuar: mercado pequeno, metade concentrado num clube, 95% concentrado em três clubes.
Sim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
29,043
23,223
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Os 3 grandes sozinhos mamaram mais coisa menos coisa 150 milhoes por ano na ultima década.

Duvido que seja um valor ajustado mas menos de 100 parece-me pouco. Os 3 grandes movimentam muito adepto apesar de tudo.
Nao sei é que se pagam sporttvs e o crl. Aqui tenho duvidas que eles nao dêm prejuizo.

No fundo o que me parece é que houve uma espécie de financiamento propositadamente exagerado aos 3 grandes em relaçao aos direitos TV.

Liga fraca e nao vendavel com poucas receitas. Entao lamberam a tomatada aos grandes em troco nao sei bem de quê. Provavelmente uma cena maior. O futebol é o pao nosso de cada dia do tuga e os tugas sao quase todos adeptos dos 3 grandes. Ha prejuizos aqui que dao jeito ali para manter maquinas vivas.

Mas nao me parece sustentavel.

Até a Ligue 1 anda à rasca com os direitos TV com a DAZN a reclamar porque "ninguem" lhes compra a mensalidade loles (grandes chulos que sao verdade seja dita...) e tem um campeonato muito mais atraente que o tugao.
Preços, dazn ate vendeu a beinsports que também estao a reclamar.

Liga bela e holandesa a baixarem os valores, belga penso que ja desceu pros 80.

A verdade é que a liga entrou nisto muito tarde a galinha dos ovos de ouro ja voou, até o aumento da premier, foi muito abaixo do previsto. Alias até se pensa que nao tarda havera uma descida.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
29,043
23,223
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Eu não sei os preços da DAZN fora daqui mas o preço em Portugal é bastante razoável para os conteúdos que passam

A Sport TV é que se não fores subscritor antigo levas um estouro do crlh
Dazn na franca e nao só também é preço absurdo. A dazn só agora chegou a break even e penso com algum lucro.

A sporttv é que é muito abusado, mas abusaram no que andaram a pagar por direitos

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
23,002
25,354
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Sim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".
O Estoril podes esquecer

Psantos123

Superior
22 Fevereiro 2025
77
44
Alguma vez existe excesso de liquidez?

Só na cabeça de jornalistas

Aproveitou se uma receita extraordinária para baixar custos com a divida, pensando a médio prazo

O buraco agora tens, são 500 milhões de passivo.
Caro amigo, eu sei que isto vai um bocado contra o sentimento reinante, mas é factual

A malta pode não gostar de ouvir, porque a hipnose é grande

Mas foi o próprio clube que escreveu no prospecto de apresentação da nova emissão obrigacionista, não foram os jornalistas que disseram....

E aí é reconhecido que havia excesso de liquidez, cerca de 16 milhões de euros! - PÁGINA 28

Podes fazer o download Emissão de Obrigações FC Porto SAD 2025-2028

Até dizem o dia em que foram ao caixa buscar os 16 milhões de euros: 18 de Fevereiro

Portanto a política do André é mesmo a de liquidar dívida, mesmo a que não está vencida!

É como se nós liquidássemos antecipadamente o empréstimo à habitação que todos temos, por exemplo de algumas prestações que se vencem só daqui a 4 anos

A pergunta, é:

E qual é a necessidade de "rapar" a tesouraria?

Não seria mais razoável apostar em reforçar a equipa de futebol, com compras cirúrgicas, como no velho passado se faziam?

Ou a malta não quer ganhar?

E de preferência já no primeiro ano?

Psantos123

Superior
22 Fevereiro 2025
77
44
Eu posso ter excesso de liquidez quando recebo o salário e 2 dias depois já não ter um chavo (porque entretanto tive de pagar o empréstimo da casa, o empréstimo do carro, o colégio dos filhos, as contas de telecomunicações, da luz, do gás, da água, etc., etc.). Será que vives na vida real?
Eu sei que o pessoal anda hipnotizado, mas por favor pensa um pouco:

Qual é a necessidade de pegar em 1.000€ do teu salário e ires a correr pagar por exemplo 3 prestações mensais do crédito a habitação que se vencem daqui a 2 anos?

O AVB anda a pagar dívida antecipadamente, que só se vence daqui a algum tempo, ninguém o obrigou

Foi isto que aconteceu

Qual é a necessidade?

Deve lhe meter confusão ver dinheiro a mais no caixa....

Percebeste agora melhor o que o AVB anda a fazer?

Psantos123

Superior
22 Fevereiro 2025
77
44
Excesso de liquidez? Eu também posso ter 300k no Banco e dever 3M.... isso não significa que tenha uma boa situação financeira. Aliás, o que é que o FCP fez? Aproveitou logo para saldar as dividas com maiores juros e lá se foi o "excesso de liquidez".

Esta direção está a fazer um excelente trabalho de saneamento financeiro. Pagaram as dívidas e salários em atraso, reestruturam parte da dívida, reduziram despesas fixas e aumentaram receitas operacionais. Estão a fazer um trabalho excelente, mas é óbvio que os nossos problemas não se resolvem num ano.

Independentemente da boa gestão financeira nós estamos expostos de sobremaneira a maus desempenhos desportivos e isso significa menor valorização de jogadores e menor % de acesso à champions. Ora, qualquer clube grande em Portugal, está refém dessas duas vertentes para ter contas equilibradas.

Próximo ano estaremos outra vez na Liga Europa. As vendas do mercado do inverno + o mundial de clubes podem ajudar a tapar o buraco da champions, mas, e no ano seguinte? O que é que o nosso presidente devia fazer? Investir fortemente no plantel da próxima época para recuperar o nosso lugar no topo do futebol português ou continuar a reduzir as despesas? Mais um ano sem champions e não vejo como não fossemos obrigados a dar um passo atrás em relação aos nossos rivais - isto é, reduzir drasticamente o nosso orçamento. Por outro lado, investir mais no plantel não significa que vamos lutar pelo título. Não é nada fácil. A direção anterior optou sempre pela fuga pa frente. Deixava sair jogadores a custo-zero e aumentava orçamento (para não falar do dinheiro que saía do clube para SD e comissões).

O desafio é enorme e só teremos sucesso se a direção for de nível excepcional. Vai ter de fazer muito com pouco. De alguma forma terá de ser possível conciliar o saneamento financeiro com o aumento dos resultados desportivos. Eu continuo a acreditar muito nesta direção e, neste momento, acho que é um dos poucos "edges" que temos sobre os nossos rivais. As cúpulas de benfica e sporting não valem nem metade das nossas.

Outro dado muito importante nas contas do clube é a venda de jogadores de formação. A rentabilidade da venda destes jogadores é muito superior à de jogadores que foram comprados (por exemplo: Samu). Mas, também nisso, a situação não é muito animadora. Até o Braga tem melhores infraestruturas que nós e é uma questão de tempo até começarem a competir pelos jovens talentos do Norte/Centro do país.
O raciocínio financeiro está errado, completamente errado

Explico-me:

O AVB está a fazer uma péssima gestão desportiva porque a gestão financeira tem que estar ao serviço da gestão do clube, e não pode ser o contrário, ou seja, não pode ser a gestão do clube que tem que estar ao serviço dos interesses da gestão financeira

A inteligência está em gerir o capital disponível para o fazer multiplicar

Claro que não é fazer o que as bestas anteriores andaram a fazer nos últimos anos a comprar David Carmos e Otávios Sapateiros, onde só aqui o clube enterrou 30 milhões

Quando o clube paga 16 milhões hoje de algo que só tinha que pagar daqui a 2 anos por exemplo, mesmo que o juro seja mais caro, pouco ou nada ganha exceto ficar sem o carcanhol necessário para investir, mas investir bem, naquilo que é o seu negócio - O FUTEBOL

Pensa então um bocadinho:

1) Mesmo sendo os juros desse 16 milhões mais caros, por exemplo, 6% ano, o custo desse capital é de 960 mil euros;

2) Se calhar se os tivéssemos aplicado bem na compra de 2 jogadores em Janeiro, jovens com potencial, podias perfeitamente aspirar a 50 milhões de euros da Champions, porque podias lutar pelo apuramento

Portanto poupaste 960 mil euros de juros e deixaste de ganhar no próximo ano 50 milhões de euros na Champions....

GRANDE NEGÓCIO DE CACA QUE FIZEMOS!

Claro que sei também que a maioria do pessoal aqui parece já não querer saber se o Porto ganha ou não ganha, já está "anestesiado", já não dói

Sinais dos tempos!

Psantos123

Superior
22 Fevereiro 2025
77
44
Eu quando vou às compras evito levar o meu filho. Prefiro ir sozinho e deixar a mulher em casa com ele do que trazê-lo comigo.
O puto quer tudo. É brinquedos, é jogos, é bicicletas, é não sei o quê... Deixava um ordenado se lhe fosse fazer as vontades.

Mas é uma criança. Não o posso julgar. Tento, dentro que é possível, explicar que o dinheiro não estica. Que nem o papá nem a mamã são o Cristiano Ronaldo e que os ordenados são primeiramente para pagar a casa, o carro, as contas da luz, água, gás Internet, comida, o infantário dele.
Volta e meia lá cedo e compro-lhe uma bugiganga barata só para o calar mas já sei que perde o interesse ainda antes de chegar a casa.

Faz parte. Quem é pai sabe como as coisas são. Por isso é que mais vale deixá-los em casa e fazer o que se tem a fazer sozinho. Mas ainda bem que assim é. As crianças não podem nem devem estar a pensar se há ou não há dinheiro. Ao pai cabe, indo aos poucos, sensibilizar a criança para a realidade da vida mas sem estragar a fantasia deles que é saudável e a qual eu, adulto, invejo.

Resumindo, nunca pensei que tivesse de ter esta conversa com um adulto.
Mas tu já pagas à frente, hoje, quando recebes o teu salário mensal, as prestações do teu crédito à habitação que se vencem daqui a 4 anos?

Isso só faz a malta a quem saiu o totoloto ou recebeu uma herança

Ora ao Porto não deve ter saído o totoloto nem deve ter recebido uma herança, pelo que devia ter aplicado no negócio futebol esse dinheiro.

Percebeste agora a analogia?

Poupamos 1 milhão de euros de juros ou coisa assim e perdeste 50 milhões de receitas da próxima época, porque não vais às Champions

Panda Azul e Branco

Arquibancada
14 Janeiro 2025
312
531
...
A malta pode não gostar de ouvir, porque a hipnose é grande
...
Portanto a política do André é mesmo a de liquidar dívida, mesmo a que não está vencida!
...
A hipnose é grande? Mas qual, a tua?

Liquidar dívida que não está vencida, é o que qualquer pessoa faz se puder, ninguém paga mais juros se puder pagar menos. Se alguém estiver a pagar um empréstimo avultado de longo prazo e entretanto receber uma grande herança ou lhe sair o euromilhões, essa pessoa vai logo a correr liquidar esse empréstimo porque assim poupa muito dinheiro em juros.

• Like
Reações: Regod

Psantos123

Superior
22 Fevereiro 2025
77
44
A hipnose é grande? Mas qual, a tua?

Liquidar dívida que não está vencida, é o que qualquer pessoa faz se puder, ninguém paga mais juros se puder pagar menos. Se alguém estiver a pagar um empréstimo avultado de longo prazo e entretanto receber uma grande herança ou lhe sair o euromilhões, essa pessoa vai logo a correr liquidar esse empréstimo porque assim poupa muito dinheiro em juros.
Essa inteligência rebentou a escala

Ao Porto saiu o euromilhões?

Realmente não sabia....

Poupaste 1 milhão de euros de juros, a liquidar antecipadamente 16 milhões de dívida, mas,

Perdeste 50 milhões de euros porque não vais à Champions....

Que puto de grande negócio

Já deu para perceber que no clube manda o Dr. CFO, o Presidente anda a passear os sapatos....