Toda a gente sabe que este plantel não foi construído na totalidade por esta direcção. Contudo, esta direcção conseguiu piorar aquilo que já era mau, no que diz respeito a decisões próprias. Seja treinadores, seja jogadores, poucas ou nenhuma decisões trouxeram benefícios.
Dois treinadores com impacto negativo, sendo que no primeiro se sabia que ia ter o campo mais minado do que qualquer outro. Grandes barretes em contratações e empréstimos. Acima de tudo, o mestre André deve achar que lançar uma mão cheia de miúdos com potencial ia dar resultado. Nem parece de alguém que conhece o futebol e a vida. Nunca na vida ia dar certo, sem complementar com 2 ou 3 velhadas para por acalmar a canalha. "Há e tal não há dinheiro." Pois não, mas o Nehuen vai entrar por 17M e o Samu por 15M, 50% do passe. Alguém acredita mesmo que, com valores destes, não se conseguiam mais valias com experiência? Enganar a mouca, crl. E o Deniz Nul? 5M? Dass!
Mas, claro, nada disto influiu no desempenho desta época. A culpa é toda dos outros.
É inegável que a nova direção herdou um plantel com lacunas e enfrentou desafios financeiros, o que dificultou mudanças imediatas sem comprometer ainda mais o clube. O sucesso no curto prazo era sempre um desafio e nisso temos todos de ter a noção.
No entanto, estou de acordo com a gestão do que já existia e as contratações realizadas também precisam de ser analisadas. Investimentos como Nehuen (17M€), Samu (15M€ por 50% do passe) e Deniz Nul (5M€) mostram que havia margem para um planeamento mais equilibrado. Por exemplo o Nehuen ainda não teve qualquer impacto, como um Otávio. Mas o Samu é jogador e ai tens de concordar que já teve impacto na equipa como temos ali um possível retorno em tom de diamante. O Gul, não sei, teremos de perceber com o tempo sobre o que aqui temos.
Se a aposta foi na juventude, faltou complementá-la com experiência, mas isso também depende da disponibilidade de jogadores que aceitassem vir.
Será sempre um "
nim" sobre a linha de orientação que fez com que as decisões fossem por esse caminho.
As mudanças de treinador também dificultam qualquer estabilidade e comprometeram ainda mais a época. Não se trata apenas de apontar culpados, mas de reconhecer que erros do passado e do presente tiveram impacto. Agora, é essencial aprender com eles e preparar um mercado de transferências de forma mais inteligente.
A próxima janela será uma oportunidade para reforçar com critério. Com possibilidade de "folga financeira" e uma abordagem estratégica, o Porto pode recuperar competitividade. Sem isso, seremos apenas mais um no mercado.
Eu acho bem que exista critica e ainda bem que existe.
Sinal que não estamos contentes com o rumo e com esta mediocridade, mas também temos de perceber que o novo Presidente nem 1 ano está no clube, mas que tem de resolver N temas do que herdou. Só com trabalho poderá tentar equilibrar ao máximo o caminho que se quer para o clube.