Eu percebo... o problema é o quão discutivel um amarelo é, e que custo terá isso em termos de tempo morto nos jogos.
Um exemplo muito simples... para analisar um penalty/potencial penalty... quanto tempo demora essa analise a ocorrer em lances dificeis?
Imagina transpor isso para situações de duplo amarelo e para dar a minha visão, teria sempre que ser considerado:
- Se a falta em si existe...
- se há ou não alguma falta anterior que invalida-se a expulsao por falta anterior.. (e o quão discutivel poderia ser ahh e tal, mas porque nao marcou falta, tipo o que acontece nos golos precedidos de lances duvidosos!!)
- Se a falta é merecedora do cartao amarelo e porquê?
- Ha intensidade?
- Há um enquadramento da jogada, isto é, olhando á posicao, aquilo é considerado lance de perigo porque por exemplo é o inicio de um ataque e a equipa adversaria só tem 3 defensores disponiveis para a jogada, mas ja vão 3 adversarios prontos para o ataque.
- Diferença de criterio entre o aplicado na partida pelo arbitro e o que tá na sala do VAR, por exemplo, um arbitro que aplique um criterio largo e que o VAR que apanhe, seja um daqueles "by the book".
Mais uma vez, reparem bem na diferença de decisão que acontece nos VARs de sofa, tipo Duarte Gomes, Faustino, Marco... tipo malta que tem todo o tempo do mundo para fazer apreciações sobre o lance, analisar varios promenores etc... e mesmo assim, conseguem cada um ter o seu criterio.
Imaginem o que é transpor isso para as funcoes do VAR, querer que o gajo analise tudo num tempo aceitavel, e aceitavel seria uns 10-15segundos, com todas as dificuldades e pressoes inerentes à decisao que tava a tomar. Alem de tudo, a bola nao pode ser reposta enquanto a decisão nao for tomada...
Para mim, é uma utopia essa hipotese.
A alteração que faria em termos de arbitragem, era a inclusão de um novo cartao, eventualmente para permitir uma expulsão temporaria (e mesmo isso, seria sempre bastante complexo de se aplicar), porque nos desportos onde ha este tipo de "solucoes", o cronometro já para em cada interrupção da partida, coisa que o futebol não o faz, dai a complexidade.
A meu ver, um dos maiores defeitos existentes no futebol é a ambiguidade das faltas. Um empurrão/uma perda de tempo/ uma faltinha numa zona perigosa... tem o mesmo custo que uma daquelas faltas durissimas, que por vezes até causa lesoes mas que caem naquele limbo de ser insuficiente para o vermelho.
Ou entao um pedido de amostragem de cartao amarelo...
E quem diz isto, diz tambem o limite da tolerancia entre mostra ou nao o amarelo... ora, tens um jogador que faz por exemplo 2-3 faltas que são daquelas de "poderia/arriscou ter levado amarelo"... continua disponivel para fazer uma daquelas faltas "alaranjadas".
Para mim uma boa contribuição para o futebol seria precisamente criar um cartão "intermédio" para esses casos, ou seja, dois cartoes destes, dão direito a um cartao a serio. Cobriria o caso de "estás a Bica". Os GR veriam muito mais amarelos por perdas de tempo, por exemplo hoje um GR precisa de perder tempo umas 3x para ver um amarelo ou entao nem vê e é avisado...
Se nisto tudo ainda fosse possivel que o alaranjado tivesse uma consequencia tipo expulsao temporaria, tanto melhor.