Estava aqui. Estou sempre aqui. Nos bons e nos maus momentos. Nunca deixe de ser sócio, de pagar quotas, de pagar lugar anual mesmo sem conseguir ir aos jogos. Sempre.
Nunca vi o FC Porto figurar como "bombo da festa", em 9 jogos ganhar apenas 1. Nunca na minha vida, nem na época passada. Nunca. Nunca me lembro disto. Ando triste com isto.
Os 18 pontos da época passada resultaram num 3º lugar, foi das piores épocas que vi, mas começo, infelizmente, a ver esta época a ir num sentido ainda pior. As taças já se foram todas, a Liga Europa parece uma miragem. Parece que estamos novamente numa luta pelo 4º lugar e nada mais. E isso, para o FC Porto, é um descalabro.
Quanto já custou o Anselmi e o despedimento justificável e até tardio do Vítor Bruno? Para se ter um treinador de qualidade é preciso pagar, não entro nessa conversa estéril. A valorização que um treinador pode aportar a um plantel paga o investimento realizado nele. O SC é passado, não ando aqui numa guerra surda como muitos. E o Anselmi parece-me ter sido a opção certa, pena que tenha chegado aqui depois da equipa estar num caco e ainda ter perdido a mais importante unidade do nosso meio campo.
O FC Porto precisa de vitórias e de títulos. Não há recuperação financeira sem sucesso desportivo, é uma verdade universal, especialmente numa liga como a portuguesa. Ficar fora da Champions em Portugal é perder uma fonte de receita única, e quantas mais vezes ficarmos de fora, mais atrasados vamos estar, mais pressionados para vender por qualquer preço e em qualquer momento estaremos. Sem vitórias, sem sucesso desportivo, nunca vamos conseguir nenhuma recuperação.
O anormal no FC Porto é não ganhar. Essa é a nossa cultura, esse é o ADN FC Porto. É com a alma pesada que vejo o clube nesta situação, uma equipa descaracterizada, apática e sem a mentalidade vencedora que nos definiu durante décadas.
Estou longe das guerras de fações em que o clube parece querer mergulhar. Apenas quero voltar a ver um FC Porto com alma, com vontade de ganhar, com ambição, com uma identidade clara dentro de campo e fora dele. Um clube que volte a dar alegrias à vida de muitos adeptos e sócios. Não estou numa cruzada contra ninguém. Existem muitas coisas que esta direção fez bem, errou noutras claramente, e espero que os erros sejam corrigidos o mais rapidamente possível, para bem do FC Porto e do nosso futuro.
Por último, um humilde reparo: o seguidismo cego é perigoso. Teve quota-parte no estado a que o FC Porto chegou. Espero que tenhamos aprendido a lição. O FC Porto precisa de união, sim, mas de uma união crítica e exigente, que não se conforme, nunca, com menos do que a grandeza que nos define. É a minha opinião, tenho tanto direita a ela como qualquer outro sócio ou adepto.