É isso mas não é só isso.Primeira época com alta intensidade, plantel curto, sem rotação, preparação fisica insuficiente e jogadores a jogarem infiltrados..
A lembrar as equipas do jj, que a meio da epoca caiam a pique fisicamente
Ou quando haviam controlos antidoping
O plantel deles sempre foi limitado a um certo numero de jogadores fiaveis.
Esses jogadores foram sofrendo lesoes e isso nota-se na equipa e é a questao do treinador que é muito importante.
Um gajo tem que perceber que o RA criou um grupo forte e não é de agora, é desde que chegou. O seu maior trunfo sempre foi esse, conseguir criar uma equipa, um grupo, coisa que no MU nao tem conseguido. Depois é procurar ter tambem jogadores que se destaquem.
O RA terá sempre feito muita força e pressao junto dos jogadores para manter o grupo... e eles entenderam a mensagem e foram-se mantendo. O Homem saiu a meio... o que pensam os jogadores sobre isso? Se fosse eu pensava: Olha-me pra isto, andam aqui a pedir-me sacrificios, que rejeite propostas incriveis para ficar mais um bocadinho no clube e neste grupo e depois baza... Pra quê que fiquei? Pra quê meu esforço?
O sporting de forma muito resumida tinha um sistema assente em 3 pontos essenciais:
- Gyokeres: o que faz a diferença nos resultados;
- Huljmand: o que faz a diferença na estabilidade da equipa;
- Defesa a 3 garantia uma boa resposta defensiva:
Neste ultimo ponto, ha que entender que é muito especifico: centrais RAPIDO, ALTOS, FORTES... e como plus, ha ali uns que sabem sair a jogar.
Ou seja, mesmo no que toca a defesa, o ser rapido alto e forte fisicamente é um combo muito importante na forma defensiva e estabilidade defensiva da equipa: conseguem recuperar muitas bolas pelo cabedal que tem; são ageis e não duros de rins como um carmo e com isso não sao facilmente batidos. Sendo rapidos, acabam por nao sofrerem muito de problemas de contra ataques.
O resto da equipa é composto por jogadores bons e tal, mas convenhamos, podias trocar por outros que terias na mesma sucesso porque o essencial eram aqueles 3 pontos que mencionei antes.
O trincao é um ivan jaime tuga... so que não é tao malandro. Não é de encher o olho.
Morita... é um "eustaquio", ou seja um jogador util mas em condicoes normais seria um suplente num grande.
Lateral direito e esquerdo... tirando o porro nunca foram grande pistola.
Extremos agora tem o Quenda, mas não é por ele que o sporting ganha jogos.
Bragança tem melhorado, mas o que hoje faz o braganca, poderia tar a fazer o geraldes no tempo dele.
Ou seja, o contexto criado por aqueles pilares é tão coezo que o resto da equipa cresce por arrasto. Ja nem falo do GR.. que de nivel aceitavel tiveram o Adan e por 1 epoca...
Veio agora o Rui Silva que creio que vai melhorar bastante o sporting porque tipo era muito dificil continuar uma equipa "grande" a jogar sem um GR com nivel minimo aceitavel. Ja o disse muitas vezes, o sporting com o Matheus na baliza, tinha um GR apto para equipa grande para bastante tempo.