“Lutar até ao final é a essência do FC Porto”
Declarações de Martín Anselmi após o FC Porto 1-1 Sporting
O FC Porto empatou com o Sporting (1-1), no clássico que abriu a 21.ª jornada do campeonato, e manteve a distância para o rival de Alvalade. No rescaldo da estreia em casa, Martín Anselmi garantiu que “a identidade da equipa se conseguiu ver hoje no campo” porque o grupo “lutou até ao final” e pôde “sentir o que se vive no Dragão com os adeptos a apoiar”. “Nós queríamos ganhar e ficar com os três pontos, lutámos até ao fim e nisso fico muito contente, se jogássemos mais um ou dois minutos poderíamos ter conseguido os três pontos”, reforçou o treinador argentino.
Faltou tempo
“Nós queríamos ganhar e ficar com os três pontos, mas acho que a identidade da nossa equipa se conseguiu ver hoje no campo, porque lutámos até ao final e nisso fico muito contente, pela forma como competimos até ao final. Acho que se jogássemos mais um ou dois minutos poderíamos ter conseguido os três pontos.”
Os ajustes táticos
“Em alguns momentos de pressão ficávamos demasiado longe e queríamos ajustar dois avançados contra dois centrais deles e depois, quando o Alan (Varela) tinha de saltar com o médio centro deles, ficava longe ou permitia que jogassem nas costas dele, por isso tivemos de recorrer aos alas. Ajustámos três contra três no meio e fomos jogando de lateral em lateral e com isso conseguimos controlar o jogo.”
Tração à frente
“Terminámos o jogo com dois centrais, dois médios e seis avançados porque tentámos primeiro trocar o perfil dos laterais, que não é o mesmo do que atacar com um extremo, e depois, quando eles começaram a pressionar em 5-2-3, nós passámos a construir com quatro, o Zé (Pedro) e o Djaló, e soltámos o Eustáquio no meio-campo. A lesão do Varela fez com que tivéssemos de trocar algumas coisas e terminámos com muitos homens no ataque, mas é normal. Temos de experimentar coisas diferentes. O Pepê jogou a primeira parte como avançado, na segunda parte jogou mais como médio, a receber entre linhas e a virar o jogo quando recebia de costas, e girava rápido para criar mais situações de golo. O (Danny) Namaso conseguiu marcar e é esta construção da equipa que estamos a tentar trabalhar.”
Estreia no Dragão
“Precisamos de mais dias de trabalho, mas a semana continua a ser a mesma, não temos mais tempo para preparar os jogos. Tivemos oito treinos, mas três de recuperação, sobram cinco ou quatro, então agora vamos ter mais dias para trabalhar. Fiquei feliz de sentir o que se vive no Dragão com esta gente a apoiar-nos até ao final e nós a mostrarmos a nossa essência - lutar até ao final é a essência do FC Porto.”
Distância para o topo
“O campeonato é muito longo e vamos até ao fim. O FC Porto pode acreditar no título até ao final e acredito que se jogarmos assim vamos ficar mais perto de disputar o campeonato."
Duas partes distintas
“Controlámos e superámos o adversário durante a segunda parte, a primeira foi equilibrada. Tentámos sempre roubar a bola ao adversário e quando a tínhamos o Sporting flutuava enquanto esperava por um erro nosso. Isso não é respeito, é um sistema tático de emparelhamentos que nos deixou longe na primeira parte e na segunda parte fomos homem a homem, mais agressivos.”
Passo a passo
“O mais importante é que se veja dentro de campo a nossa identidade, uma marca registada que é a de competir até ao árbitro decidir terminar o jogo. Isso refletiu-se nos três jogos que fiz aqui. Em relação às nossas ideias e ao nosso modelo, acho que isso se vai adquirindo e temos melhorado na construção. É um trabalho lento até ver a equipa a jogar a 100% como nós queremos. O importante é sermos melhores a cada dia. Queremos sempre ganhar, mas estou contente com a competitividade dos jogadores que lutaram até ao final e isso é inegociável.”
Primeiras impressões de casa
"Quero viver isto mais vezes, fiquei encantado com o que vivi hoje, com o contexto, o entorno, as pessoas, o apoio, com o que se transmitia de dentro para fora e de fora para dentro. Quero viver noites mágicas no Dragão."
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt