Meus caros, eu estou do vosso lado e percebo perfeitamente o vosso cuidado com "exigencias" de curto prazo e tudo isso.
Mas acho que estao a exagerar, apenas isso.
Nem de proposito, ontem vimos declaraçoes do AVB a anunciar que estamos com a sustentabilidade assegurada. E com ele e o CFO ao leme, de certeza que nao vai haver desvios e falta de noçao na gestao financeira nem decisoes no desespero da procura de titulos.
Mas convém haver acerto e competencia na gestao desportiva, caso contrario, sem Champions, vamos caminhar para ser um Braga mesmo. Sustentaveis mas pequenos.
Percebo que seja frustrante ter que ler alguns artistas mal intencionados mas a realidade é o que é. O FCP fez um investimento ao nivel do que vinha fazendo com os chulos ao leme.
Quem está na mais profunda merda nao gasta 15 milhoes por 50% do passe de um jogador (pode chegar aos 20/25 por 65/80% do passe).
Quem está na merda nao estoura 17 milhoes num central mediocre.
Quem está na merda nao gasta 9 milhoes por uma percentagem do passe de um puto de 18 anos que mal jogou a profissional na favela.
Gul e Moura foram 10+ milhoes tambem.
Atençao, nao quero com isto dizer que nadamos em dinheiro. Claro que nao. Mas nao estamos completamente destruidos ao ponto de nao podermos investir e termos de jogar com meia equipa da B e uns pinos da A que nao se despachou.
Graças à equipa de AVB conseguimos restruturar a divida e com isso desafogar o clube em relaçao às obrigaçoes de curto prazo transformando isso em obrigaçoes de muito longo prazo que permite a AVB e sua equipa gerir o clube com outra tranquilidade.
Agora, convém acertar nos treinadores. Convém acertar nos jogadores. Convém abrir a boca e nao deixar os palhaços do apito gozarem connosco.
Convém tambem perceber dinamicas de balneario (e à partida nao falta na estrutura malta com muita experiencia de balnearios) e a importancia de ter alguns lideres. O plantel nao tem de ter 100% de jogadores sub 24/25. Ha espaço para alguma experiencia (coisa para a qual se cagou completamente) sem comprometer a presença de jovens vendaveis.
E depois convém tambem que AVB respeite a historia do clube e as nossas idiossincrasias.
Tolerar que um palhaço continue ao leme da equipa depois de ser humilhado pelos lampioes é um sinal de moleza e aceitação que se transmite à navegação.
Um palhaço para quem no dia seguinte isso ja era passado. Nem doia. Pudera, para um lampiao foi uma felicidade bem lá no fundo.
Independentemente das criticas, AVB tem todo o meu respeito, consideração e apoio.
Agora é preciso abrir a pestana e repensar muita coisa no futebol profissional.
Um ano sem Champions é mau. Dois é péssimo. Três... nem quero pensar.
Temos varios meses para preparar a proxima época e o ataque ao titulo. No minimo dos minimos, ficar no top 2 para evitar uma terceira época sem Champions.
Para isso ha que investir assertivamente. 17 milhoes por Nehuens nao é seguramente o caminho certo para manter a sustentabilidade que o proprio AVB (e a sua equipa) conseguiu criar em tao pouco tempo. Com investimentos desses vai num instante ter de ir bater à porta da banca a pedir nova restruturaçao e ai se calhar fica mais dificil conseguir.