Certo. Eu acredito em 3 centrais não estou a dizer que é impossível . O Anselmi não inventou o esquema de 3 centrais. Faz sentido e eu percebo a filosofia. E acho bastante contemporânea e actual no futebol de hoje. Acho que vamos chegar lá. Mas ainda está muito longe de trazer resultados.Vejam o Wolves de VP. Teoricamente constroem a 3 mas os dois médios centro ajudam bastante nas linhas de passe e o Sá funciona por vezes quase em linha com os 3.
Confesso que me arrepia um pouco o posicionamento do GR(vi contra os Spurs e aqui assusta), mas passando a linha de pressão é uma maravilha. Agora tem é centrais que sabem bem o que fazer e não entram em pânico, nem viram as costas e perdem a noção de onde está o adversário.
Em parte porque a dinâmica precisa de ser limada. No Wolves constrói se muito mais cá atrás. É mesmo usar o campo todo, chamando o adversário e tentado passar a primeira linha de pressão dentro da grande ou mesmo da pequena área.
Nós não construímos daí. Construímos com os centrais quase no meio campo. Uma das razões porque na Liga PT só os grandes (e mesmo assim..) correm os riscos de pressionar o campo todo. Normalmente só se faz pressão a partir quase da linha de meio campo. A consequência é que o Diogo não pode participar tanto (está muito longe dos centrais) pelo que perdes um fator decisivo na construção e mais um homem. Outro fator é que não tens tanto espaço para ultrapassar a primeira linha de pressão e ganhar metros. Outra consequência é que se perdes a bola, os adversários têm imenso espaço nas costas dos centrais para controlar, passar e correr directos à baliza e tentar o chuto.
Tudo isto aliado ao facto dos nossos centrais não se sentirem confortáveis com a bola, a pensar, rodar, executar etc a uma velocidade decente e sem erros, faz como que este esquema ainda esteja longe de ter os resultados que precisamos , e se certas lacunas não forem corrigidas, vamos continuar a oferece golos aos adversários e distância pontual para os rivais.
Última edição: