Actualidade Nacional

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,267
9,793
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Tu já olhaste bem para os portugueses? Tirando as catanas, que nunca vi, (culturalmente acho que preferimos barras de ferro), isso podia ser bem a descrição do típico tuga. Acrescenta a cuspidela para o chão.

Sobre a língua, estive 3 anos a trabalhar nos Países Baixos (dois em Amesterdão e outro em Utrecht) e achas que aprendi alguma coisa para além do goedemorgen? Isso é (ou devia ser) um critério relevante para adquirir nacionalidade, não para residência (caso contrário, acho que não havia portugueses na Alemanha).
Esses portugueses que referes só deves encontrar em frente ao espelho ...

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
17,875
24,314
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20

Morte de Odair Moniz: agente da PSP não agiu com motivações racistas, diz investigação da Judiciária
Investigação ao homicídio 
de Odair Moniz estará encerrada em janeiro, mas ainda há “arestas por limar”. Judiciária admite que pode ter havido legítima defesa, mas está por esclarecer se a reação foi desproporcionada.

Here we go....

Man, li para aí, que se alguém se mandar para o meio da estrada e o atropelares e matares, mesmo sem álcool, habilitado com carta, sem excesso de velocidade,
ainda assim é um homicídio e vais ser julgado por isso.....
Há cada burro por aqui.
Sim,

Homicídio involuntário.

Es julgado e provavelmente ilibado.

Mas com a justiça tuga é imprevisível

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,982
2,888
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
... a chamada de atenção em torno da pretensa obrigatoriedade de respeitar valores e cultura tem toda a razão de ser, independentemente da disseminação de notícias falsas. Quais são os valores e cultura a que cada um de nós, no dia-a-dia, somos obrigados a observar? Pensemos em cada um de nós, não nos imigrantes, pois se estes têm os tais deveres, nós também teremos. Coisas que não façam parte da lei. Importa esclarecer de que se fala ao certo... normas sociais que não têm força de lei? Quais?.... etiqueta? Costumes culturais?... que conversa é essa? Convém materializar.
As Constituições não são alheias a valores. Subjaz à nossa Constituição um quadro axiológico bastante vincado. Portanto, quando o Gonçalo Ribeiro Telles diz: « Os imigrantes não têm de respeitar qualquer cultura, valor ou modo de vida português. Isso não existe. Têm, sim, de respeitar as leis portuguesas e todos os valores e princípios consagrados na constituição.», estamos perante um enorme contrasenso.

Quanto aos aspetos culturais que não encontram respaldo jurídico, são evidentes. Qualquer um que leia uma obra do Eça de Queirós facilmente poderá notar isso.

E, já agora, a Moral, a Religião, etc., independentemente do facto de não terem o aparelho coativo do Estado a seu bel-prazer, não deixam de ser ordens normativas importantíssimas para o Homem. Especialmente a Moral - são estes conjuntos de cânones que guiam a atuação de cada um de nós no seu dia-a-dia, antes e para além do Direito, não raro em conflito com este.

Além disso, nem é por acaso que se admite o costume como uma fonte de direito.

De todo o modo, o problema com alguma imigração reside mesmo no desrespeito de valores e normas consagrados pela Constituição e por outros diplomas. Claro está que o imbróglio não tem que ver com a hipótese de se gostar ou não de fado, de bacalhau ou de comemorar o São João.

• Like
Reações: J | [Ka!s3r^].

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,366
7,148
Bragança
Sim,

Homicídio involuntário.

Es julgado e provavelmente ilibado.

Mas com a justiça tuga é imprevisível
Estavam para aí uns parças felizes da vida e a esfregar as unhas, pensando que a indiciação do PSP por homicídio era sinal de culpabilidade automática…. tipo uma vitória moral, do nós bem avisamos "que o policia é que era o mau" e o "assaltante á mão armada, traficante" era o bom da fita…
Malta que se congratulou mais com esta noticia, de que com a noticia, da detenção de quem tentou matar o Condutor do Autocarro por imolação, esse sim um inocente…
É difícil compreender ...mas há gente assim.

• Like
Reações: Lucho75

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,982
2,888
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
É um fenômeno Mundial. E dificilmente erradicado.
Tal como a violação é um fenómeno mundial. Não deixa de ser mais prevalecente em certos países.

Existe uma diferença entre o Reino Unido, que desde o século XIX fornecia mecanismos de defesa à mulher vítima, e Portugal, que só os consagrou efetivamente após o 25 de abril.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,255
12,164
Esmoriz
Eu não tenho problemas nenhuns em entrar no meu prédio e ter os corredores a cheirar a chamuças e a caril. Nem tenho problemas que o tasco que servia vinho de pacote, presunto, iscas e tinha meia dúzia de borrachões à porta agora seja uma chafarica que vende kebabs e meia dúzia de marmelos encostados à parede da rua.

A cultura é um ser vivo em constante transformação. Não vale a pena dizer que ser português é isto ou aquilo quando há 100 anos atrás éramos completamente diferentes.

No entanto, há direitos que Portugal e a sociedade ocidental conquistou que são inegociáveis.
Ver uma mulher de burka ou lá como se chama o cortinado que traz na cabeça é uma afronta a todas as mulheres e a sua liberdade. E isso, para mim, não é nem devia ser permitido.

Não podemos permitir tudo em nome do multiculturalismo. O mundo não é a Rua Sesamo onde no fim do dia acabamos todos de mãos dadas a cantar uma canção.
É um local feio onde basta uma pequena distracção para regredirmos centenas de anos.

Mas também não há como não adorar a hipocrisia que reina na esquerda caviar deste país relativamente ao multiculturalismo.
Mas isso fica para outro episódio.
Diz lá que não é bonito ver a esquerda a marchar pelos direitos LGBTIQA+ à sexta-feira e ao sábado estar ao lado de imigrantes homofóbicos.

Mas lá está, a esquerda por principio lutará sempre ao lado dos desprotegidos e dos desprivilegiados. E isso às vezes pode ser contraditório.

• Like
Reações: Filipe Mendes

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,162
9,785
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O que eu acho fascinante nessa conversa é que é a mesma direita conservadora que quer acabar com as aulas de cidadania porque a "educação dos meus filhos sou eu que a dou", que depois quer que os imigrantes sigam os nossos valores e cultura, quase como se fosse preciso reeducá-los.
Afinal temos ou não valores que são comuns à nossa sociedade, como a igualdade de género ou o respeito pelas minorias? Pelos vistos depende.
Tudo isto é nebuloso. O que se quererá expressar com modo de vida, "o nosso modo de vida", num país com mais de dez milhões de habitantes? Cada cidadão tem o seu próprio modo de vida, empreende as suas próprias práticas sociais e culturais, tem a sua escala de valores... à margem do que prescreve a lei. Não há uma única forma de se ser português ou europeu. A vida comum é sim regulada por normas formais que enquadram as vivências individuais e colectivas, de carácter mandatório. Mas o que daí resulta não esgota toda a prática social... De facto existem normas além da lei, coercivas até certo ponto, mas não obrigatórias. Ou não penalizadas em caso de incumprimento. O mesmo serve quanto à ideia de identidade nacional. O que dela é estritamente impositivo encontra-se formalizado...

Mais vale dizer que não se quer pessoas provenientes de país x, y e z. Por esta e aquela razão. Ou que se dá preferência a pessoas que dominem a língua portuguesa. Coisas claras e palpáveis, que possibilitem um qualquer debate. De contrário... pouco se compreende além do soundbyte.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,982
2,888
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Diz lá que não é bonito ver a esquerda a marchar pelos direitos LGBTIQA+ à sexta-feira e ao sábado estar ao lado de imigrantes homofóbicos.

Mas lá está, a esquerda por principio lutará sempre ao lado dos desprotegidos e dos desprivilegiados. E isso às vezes pode ser contraditório.
Isso é treta. Tanto a direita como a esquerda só o fazem por estratégia eleitoral.

O problema é mesmo a polarização inerente. Português bom, imigrante mau. Pobre bom, rico mau.

Prefiro um imigrante bom do que um português mau. Condeno-os de igual forma caso cometam o crime, embora depois defenda medidas legais distintas (deportação em certos casos, por exemplo). Se tenho um gajo homofóbico e machista ao meu lado, não vou marchar com ele só porque é pobre. Tal como não vou marchar com um português criminoso ao meu lado só porque é português.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,459
19,812
33
Vila Das Aves
O que eu acho fascinante nessa conversa é que é a mesma direita conservadora que quer acabar com as aulas de cidadania porque a "educação dos meus filhos sou eu que a dou", que depois quer que os imigrantes sigam os nossos valores e cultura, quase como se fosse preciso reeducá-los.
Afinal temos ou não valores que são comuns à nossa sociedade, como a igualdade de género ou o respeito pelas minorias? Pelos vistos depende.
Eu sempre que leio "direita conservadora", só me vem á cabeça o célebre vídeo (que depois foi satirizado pelo humorista Guilherme Duarte) do deputado Pedro Frazão e restantes betos a pedirem o "regresso das missas" em plena altura de COVID-19.

É a imagem que tenho desses "conservadores": betos, 250 filhos, calça bege, missa ao sábado e domingo, peidos são dados numa zona especifica da casa e nunca na presença dos outros elementos da família, tratar os filhos por "você", dar umas pinocadas por fora...sim porque pinar a mulher só para procriar.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,255
12,164
Esmoriz
Mas a violência doméstica, entre nós, é mesmo em parte um problema cultural.
Certo. Não digo o contrário. Eu não nego que existe um problema de violência sexual no Indostão ou no sub-continente asiático. Só acho que não se deve reduzir 1/5 da população mundial ao traço geral caricatural de que todos são predadores sexuais e que atacam em grupo, como se fossem leões.

Estava a responder a uma pessoa que dizia que um tipo que assassinou a esposa e a enteada tinha um problema psicológico grave.
Não sabemos se tinha ou não. Pelo menos, eu não sei. Até podia ter. Não podemos é achar que um crime feito por um estrangeiro é cultural e um crime cometido por um português é psicológico. Muita da violência doméstica vem de uma cultura de machismo e dominação.

• Like
Reações: joaovilasboas

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,255
12,164
Esmoriz
Eu sempre que leio "direita conservadora", só me vem á cabeça o célebre vídeo (que depois foi satirizado pelo humorista Guilherme Duarte) do deputado Pedro Frazão e restantes betos a pedirem o "regresso das missas" em plena altura de COVID-19.

É a imagem que tenho desses "conservadores": betos, 250 filhos, calça bege, missa ao sábado e domingo, peidos são dados numa zona especifica da casa e nunca na presença dos outros elementos da família, tratar os filhos por "você", dar umas pinocadas por fora...sim porque pinar a mulher só para procriar.
Eu confesso, penso sempre no pai de Famalicão.

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,921
4,595

Mas essa é a hipocrisia que eu critico.
A esquerda caviar (não a esquerda moderada, atenção!) não quer muito saber dessas lutas. Quer é monopolizar e apropriar-se do eleitorado. Nada mais do que isso. São meros populistas a desfrutar da ignorância e necessidades das pessoas.

Este último caso do despedimento das grávidas é o exemplo acabado.
Tudo farinha do mesmo saco.
Mas para quem está familiarizado com a teoria da ferradura não vê propriamente novidade nestas coisas.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,237
29,741
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
1738251473696.png

Bater no gajo depois de levar um tiro - Check
Inventar facas na mão da vítima - Check
Falsificar o auto - Check

Pensava eu que iam admitir que estavam a mentir. Afinal continuam a marrar na mentira. O normal.

Ps: ver estes gajos que acusam tudo e todos a defender a presunção de inocência é de ir ás lágrimas..

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,255
12,164
Esmoriz

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,459
19,812
33
Vila Das Aves
Esse caralho preocupava-se com o facto de serem dados módulos de “educação para a igualdade de género” e “educação para a saúde e sexualidade”.

Seria irónico um dos filhos vir a ser homossexual e o outro engravidar a prima só porque desconhece por completo métodos de contraceção (que podia aprender na escola).

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,982
2,888
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Acho que a questão do pai de Famalicão não é tão clara como pode parecer à primeira vista.

De facto, se fosse pai, eu cagava. A mente do meu filho não vai ser manipulada só por ir a aulas de Cidadania. Além disso, é notório que o pai colocou os seus interesses ideológicos e a sua agenda à frente dos interesses do filho. Ainda por cima, normalmente as aulas de Cidadania servem para fazer TPC ou falar de problemas das turmas.

Por outro lado, quando tu tens, no programa da disciplina, matérias que são enformadas por ideologia, devias ter a possibilidade de recusar que o teu filho participe nessas aulas. Atenção que eu não estou a transmitir uma opinião minha; o Tribunal Constitucional, a respeito de outros assuntos, já deu esse entender.

Seguiu-se posteriormente uma luta mesquinha e inútil entre Estado (melhor dizendo, governo) e pai de Famalicão. Quem foram os grandes prejudicados? Os filhos.

A questão também segue noutros campos, suscitando a velha pergunta: os pais gozam de um poder-dever quanto aos filhos, ou trata-se de um verdadeiro direito subjetivo seu perante estes? A resposta a esse dilema é extremamente relevante para solucionar possíveis problemas.