Actualidade Nacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,684
6,586
Não sei qual é a dúvida.
Segurança proporcional não são penas proporcionais.

Se as pessoas querem viver num sistema autoritário e repressivo, acho bem que votem na extrema-direita. Mas depois não se queixem que não sabiam.
Estamos de acordo com a segurança proporcional.
É o básico num sistema democrático.
Mas a pena proporcional não percebo como pode estar associado a regime autoritário.
Mesmo antes de Trump e desta polarização nos EUA a 20 anos tinhas pena de morte e não consideramos os EUA um sistema autoritário e repressivo

A única coisa que advém de uma pena desproporcional é que o crime compensa.
Até porque a esmagadora maioria das pessoas pensam que a prisão é uma punição mas a prisão ou reclusão foi criada com intuito de reabilitar o condenado.
Agora eu pergunto: quantos criminosos violentos conseguem essa reabilitação?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,334
7,135
Bragança
Como é que está a história do miúdo autista que foi agredido na escola na Moita ? Não há despedimentos, gente presa ou constituída arguida ? Não haver carros a arder já é bom

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,906
2,817
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não sei qual é a dúvida.
Segurança proporcional não são penas proporcionais.

Se as pessoas querem viver num sistema autoritário e repressivo, acho bem que votem na extrema-direita. Mas depois não se queixem que não sabiam.
Mas segurança proporcional corresponde a penas proporcionais, é uma imposição constitucional...o que queres dizer concretamente com penas proporcionais?

Se tal significar na tua asserção algo semelhante à lei de Talião, do tipo "olho por olho, dente por dente", então sim - porém, essa perspectiva assenta em penas desproporcionais, continuando a valer a questão de segurança proporcional = penas proporcionais.

A ação no Martim Moniz é válida, tem previsão legal (elaborada pelo PS) e foi proporcional. Estava um Procurador no local a assegurar a legalidade e a proporcionalidade dos meios; houve, no mesmo dia, uma ação idêntica em bairros do Porto, com pessoas encostadas à parede. O Luís Montenegro disse que não gostava da imagem, mas que a compreendia e que a achava necessária...a IL defendeu algo semelhante.

Temos de deixar de olhar só para a reintegração nestas coisas. Esse pensamento, por força do Estado Social, tem de constituir sempre a finalidade primeira de uma pena - no entanto, não dá resposta aos criminosos perigosos, e simplesmente existem pessoas que não podem ser alvo de ressocialização. Serial killers, abusadores sexuais de menores, violadores: é muito difícil reintegrar na sociedade este tipo de indivíduos.

São chamadas à colação, portanto, as finalidades de prevenção das penas, que atuam quer na comunidade como um todo, quer no concreto agente do crime. Como? Nomeadamente através de penas mais severas. No tocante aos casos exemplificados acima, a nossa lei não dá uma resposta suficiente; em certos tipos de crimes, as penas têm de ser mais altas. Enquanto um ladrão pode reintegrar-se numa sociedade, a probabilidade de um violador o conseguir é muito baixa.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,334
7,135
Bragança
Isso é uma tanga do caralho e tu sabes muito bem.

A degradação de salários, da educação e saúde já vem de muito antes da entrada em massa da imigração (lol, em massa, ainda somos dos países com menos imigração da UE). A degradação da segurança é um red herring. Entre 2015 e 2023 a população em Portugal aumentou menos de 3% (quais 10 ou 15%?!?)

O problema do pessoal com os imigrantes é que o pessoal não gosta de imigrantes. Já foi assim com os africanos, com os ucranianos, com os romenos (andavam a roubar nos semáforos, os fdp), com os brasileiros, com os indianos, com os nepaleses, com os gajos do Bangladesh, com os indonésios e se algum dia, começarem a vir aborígenes, há de ser com eles também. Tudo o que não seja branco, europeu e de preferência alto e louro.

Somos um povo fechado sobre si mesmo, que gosta de miscigenação mas bem lá longe. De preferência noutro continente ou atirado para um bairro da periferia, onde não se veja.
Somos dos países que têm menos imigração, relativamente á população baseado em que dados ? Dados que nem o governo sabe ? Bastava vir com 15 dias de férias e ficares a trabalhar sem documentos, estão registados onde essa gente ? Há, largos e largos milhares a trabalharem sem documentação ...
Como é que com portas abertas sabes os números ? Parece-te é ? Mandas um pouco de relva ao ar, sopra para aquele lado e é sinal que estás certo ?
É impossível o País saber quantos e quem entrou, se a cada passo a PJ diz que procedeu á detenção de alguém com mandatos internacionais e procurados pela interpol . Essa gente é retida no aeroporto...devem ter entrado no entretanto do passageiro Cabrita, ter acabado com o SEF

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,906
2,817
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Como é que está a história do miúdo autista que foi agredido na escola na Moita ? Não há despedimentos, gente presa ou constituída arguida ? Não haver carros a arder já é bom
Quantos miúdos não são agredidos assim diariamente? Só se preocupam porque o agressor era negro. As escolas fecham os olhos às situações de bullying.

Os miúdos com deficiência sofrem isso regularmente. Insurjam-se, mas não só quando o agressor é de uma diferente etnia. É uma realidade nojenta, encoberta, que não ocorre só com determinadas raças ou etnias.

• Like
Reações: Jorge Costa2

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,334
7,135
Bragança
Quantos miúdos não são agredidos assim diariamente? Só se preocupam porque o agressor era negro. As escolas fecham os olhos às situações de bullying.

Os miúdos com deficiência sofrem isso regularmente. Insurjam-se, mas não só quando o agressor é de uma diferente etnia. É uma realidade nojenta, encoberta, que não ocorre só com determinadas raças ou etnias.
A sério ? Eu ali vi duas crianças.... Uma com mais cabedal que a outra... A que levou deu pena...nunca resistiu, ficou no chão...
Não és pai pois não ?
Quando falei de arguidos estava a referir-me a responsáveis da escola ...
E que achas de ser a vitima a mudar de escola e não o agressor ???
Estás a a partir exatamente do mesmo princípio dos que alegaram que os "não nos encostem á parede" só foram encostados por serem imigrantes.
Como é que está a correr isso ?

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,495
16,277
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Creio que recentemente alteraram o procedimento ou a legislação referente a esta questão;
Há uns meses atrás aparecia um fulano ou fulano de um País extra comunitário e entrava como turista, era-lhe negado esse estatuto porque ou não demonstrava ter quantia suficiente para isso ou mesmo nem indicava para que local ia. Seria recambiado, e muitos foram, por essa razão mas negada a entrada como turista pedia asilo político e eram obrigados a conceder. Ou seguiam como turistas sem no Aeroporto saberem o destino o que é inadmissível.
Parece que agora mudou esse procedimento mas confirme quem souber.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,906
2,817
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A sério ? Eu ali vi duas crianças.... Uma com mais cabedal que a outra... A que levou deu pena...nunca resistiu, ficou no chão...
Não és pai pois não ?
Quando falei de arguidos estava a referir-me a responsáveis da escola ...
E que achas de ser a vitima a mudar de escola e não o agressor ???
Eu não entendi quase nada. O agressor era uma criança negra. No entanto, uma criança com certamente 13 anos ou mais, o que significa que deveria ter uma noção mais alargada da realidade do que, por exemplo, uma de 10 ou 11 possui.

Acho mal. Só não entendo a razão pela qual este caso tem sido tão comentado, pois é algo que acontece regularmente. O bullying é perpetuado, com a conivência dos estabelecimento escolares. No que concerne às crianças com deficiência, mais regulares são estas situações; autênticas vítimas.

Se o autor deste ato for maior de 14 anos, devia levar com uma suspensão de meses. Se também for reincidente, devia ser institucionalizado. São as minhas considerações - demasiado severas? Talvez. No entanto, parece-me a única forma de terminar ou atenuar o bullying. Além disso, punir quem não pune; falo de diretores, de professores e de funcionários.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,334
7,135
Bragança
Eu não entendi quase nada. O agressor era uma criança negra. No entanto, uma criança com certamente 13 anos ou mais, o que significa que deveria ter uma noção mais alargada da realidade do que, por exemplo, uma de 10 ou 11 possui.

Acho mal. Só não entendo a razão pela qual este caso tem sido tão comentado, pois é algo que acontece regularmente. O bullying é perpetuado, com a conivência dos estabelecimento escolares. No que concerne às crianças com deficiência, mais regulares são estas situações; autênticas vítimas.

Se o autor deste ato for maior de 14 anos, devia levar com uma suspensão de meses. Se também for reincidente, devia ser institucionalizado. São as minhas considerações - demasiado severas? Talvez. No entanto, parece-me a única forma de terminar ou atenuar o bullying. Além disso, punir quem não pune; falo de diretores, de professores e de funcionários.
Foram notícia, vários casos, com imagens video nos telejornais de, agressões em grupo ou isoladas.
Se quiseres os vídeos das imagens a passar em notícia, de certeza que se arranjam.
Este caso, o vídeo anda nas redes sociais.
Nas notícias nem por isso. E se anda, ao contrário dos antecedentes, é sem imagens.
Estão a obedecer á diretiva governamental do Costa.
O povo só deve saber, aquilo que deve saber.
São burrinhos e podem ficar racistas.
Ultimamente essas ocultações têm tido um efeito contrário.
A era da informação á velocidade da luz é foda.
Tão depressa te põem a criticar uma operação policial, como a seguir sabes que ali há facada, violações, roubos com arma branca... Por ai fora.
Um hectare é mais ou menos um campo de futebol certo ?
Acontecer um crime de violação, em seia, outro em Estremoz e outro em arcos de valdevez, é exatamente a acontecerem vários no espaço de um campo de futebol.
Got it...agora entendi. Aquela revista da PSP parecia mesmo a última revista antes de zarparem para os campos de concentração. Top

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,202
12,118
Esmoriz
Mas segurança proporcional corresponde a penas proporcionais, é uma imposição constitucional...o que queres dizer concretamente com penas proporcionais?

Se tal significar na tua asserção algo semelhante à lei de Talião, do tipo "olho por olho, dente por dente", então sim - porém, essa perspectiva assenta em penas desproporcionais, continuando a valer a questão de segurança proporcional = penas proporcionais.

A ação no Martim Moniz é válida, tem previsão legal (elaborada pelo PS) e foi proporcional. Estava um Procurador no local a assegurar a legalidade e a proporcionalidade dos meios; houve, no mesmo dia, uma ação idêntica em bairros do Porto, com pessoas encostadas à parede. O Luís Montenegro disse que não gostava da imagem, mas que a compreendia e que a achava necessária...a IL defendeu algo semelhante.

Temos de deixar de olhar só para a reintegração nestas coisas. Esse pensamento, por força do Estado Social, tem de constituir sempre a finalidade primeira de uma pena - no entanto, não dá resposta aos criminosos perigosos, e simplesmente existem pessoas que não podem ser alvo de ressocialização. Serial killers, abusadores sexuais de menores, violadores: é muito difícil reintegrar na sociedade este tipo de indivíduos.

São chamadas à colação, portanto, as finalidades de prevenção das penas, que atuam quer na comunidade como um todo, quer no concreto agente do crime. Como? Nomeadamente através de penas mais severas. No tocante aos casos exemplificados acima, a nossa lei não dá uma resposta suficiente; em certos tipos de crimes, as penas têm de ser mais altas. Enquanto um ladrão pode reintegrar-se numa sociedade, a probabilidade de um violador o conseguir é muito baixa.
Penas proporcionais ao tipo de crime, matas alguém -> és condenado à morte. pelo menos foi assim que interpretei as palavras do Mly.

As penas em Portugal para alguns crimes violentos são baixas e o pior ainda é o cúmulo jurídico, que é algo que no meu ponto de vista, não faz nenhum sentido.

• Love
Reações: joaovilasboas

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,202
12,118
Esmoriz
Somos dos países que têm menos imigração, relativamente á população baseado em que dados ? Dados que nem o governo sabe ? Bastava vir com 15 dias de férias e ficares a trabalhar sem documentos, estão registados onde essa gente ? Há, largos e largos milhares a trabalharem sem documentação ...
Como é que com portas abertas sabes os números ? Parece-te é ? Mandas um pouco de relva ao ar, sopra para aquele lado e é sinal que estás certo ?
É impossível o País saber quantos e quem entrou, se a cada passo a PJ diz que procedeu á detenção de alguém com mandatos internacionais e procurados pela interpol . Essa gente é retida no aeroporto...devem ter entrado no entretanto do passageiro Cabrita, ter acabado com o SEF
Baseados no eurostat, né? Certamente mais fiável do que esses dados que tiraste do olho do cu.

Manageiro de futból

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,202
12,118
Esmoriz

Vi as imagens na televisão nas notícias da sic da hora de almoço e são chocantes. Até porque muitas vezes um miúdo autista não tem auto controlo suficiente nem reage a certas situações da forma esperada em convívio social.
Ainda assim, não pude deixar de pensar que merda de sociedade esta, em que numa situação de conflito fisico a primeira tendência não é separar, mas pegar no telemóvel para filmar. Cada vez vejo mais isso e é assustador.

• Love

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,179
8,756

Se fosse ao contrário era racismo.

Isto é doentio, ver os putos de telemóvel na mão em vez de ajudar dá-me a volta aos fígados.

• Like

Cheue

12 Maio 2016
24,375
38,800
Conquistas
7
109
Isto é doentio, ver os putos de telemóvel na mão em vez de ajudar dá-me a volta aos fígados.
é por isso que é notícia...
é ragebait puro.

nas tv's até ficam todos contentes quando a pitalhada filma essas cenas, assim já têm conteúdo para as crónicas criminais e mesmo para os telejornais.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,532
4,357
Vi as imagens na televisão nas notícias da sic da hora de almoço e são chocantes. Até porque muitas vezes um miúdo autista não tem auto controlo suficiente nem reage a certas situações da forma esperada em convívio social.
Ainda assim, não pude deixar de pensar que merda de sociedade esta, em que numa situação de conflito fisico a primeira tendência não é separar, mas pegar no telemóvel para filmar. Cada vez vejo mais isso e é assustador.
O sacar do telemóvel para depois pôr nas redes sociais é uma coisa do século XXI, e bem triste.
Mas a não intervenção nestes casos, mesmo por parte de adultos que estejam a passar, já era mais ou menos a norma quando eu era criança, há mais de 40 anos. Vi muitas bulhas de putos nesse tempo (e participei em algumas, claro), e o mais das vezes os outros putos ficam a ver todos contentes, e muitos adultos se passassem faziam de conta que não viam, era lá coisa de canalha, uma cena quase rotineira, e eles não estavam pra se chatear. E de facto não era caso para isso. Levava-se e dava-se uns sopapos, e ao fim de 5 minutos a coisa extinguia-se por si. Em muitos casos, uma semana depois estavas de novo aos abraços com o gajo com quem te envolveste à porrada. Fazia parte da vida de rua e de escola nesse tempo. Coisa que os putos de hoje nem sabem o que é, porque para o melhor e para o pior vivem num mundo muito mais protegido e almofadado.

Dragão D'Ouro

🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
11,906
16,273
Acabar com a bandalheira!
Limpar Portugal!

• Like
Reações: Jorge Costa2