Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
24,381
746
Yoan Pereira assina contrato profissional

Avançado de 16 anos veste de azul e branco desde 2022

Yoan Pereira assinou o primeiro contrato profissional pelo FC Porto e prolongou o vínculo ao clube que representa desde os 14 anos. O avançado canhoto nascido no Luxemburgo chegou à Invicta em 2022 e, na presente temporada, soma 12 jogos, dois golos e uma assistência pelos sub-17 portistas.

Num “dia muito especial”, em que concretizou “um sonho de criança”, o internacional jovem português recordou “o primeiro treino” vestido de azul e branco, fez um balanço “muito positivo” do percurso no Dragão e deixou traçados os objetivos para o futuro - “ser campeão nacional e chegar à equipa A”.

Um dia memorável
“É um dia muito especial para mim, é um sonho que tenho desde criança. Ainda me lembro do meu primeiro treino aqui, estava muito nervoso, mas tive um colega que me ajudou muito. A equipa integrou-me bem desde o primeiro dia e ajudou-me sempre.”

Os primeiros toques
“Eu morava no Luxemburgo e o meu pai era treinador de futebol, ele incentivou-me desde muito cedo a jogar à bola com o meu irmão.”

Passado em retrospectiva
“O meu percurso no FC Porto tem sido muito positivo. Dou-me bem com todos os meus colegas, conversamos muito. Considero-me um colega de equipa calmo e tranquilo, mas gosto de ser brincalhão.”

Objetivos traçados
“Esta época quero ajudar a minha equipa a conquistar o campeonato nacional. No futuro, gostava de chegar à equipa A do FC Porto.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
24,381
746
João Pinto renova contrato

Lateral direito representa o FC Porto desde os oito anos

João Pinto renovou contrato com o FC Porto e prolongou o vínculo que o liga ao clube desde os oito anos. Com um “grande exemplo” dentro de casa, o filho do jogador com mais jogos de Dragão ao peito está ciente de que “para vestir de azul e branco” deve “continuar a trabalhar com a mesma responsabilidade de sempre”.

Do pai não herdou apenas o nome e a posição, mas também a ambição que caracteriza todos os portistas. Com apenas 16 anos, o lateral direito já traçou os objetivos a curto e longo prazo - “chegar à seleção, ganhar o campeonato sub-17 pelo FC Porto e, no futuro, fazer a estreia no Estádio do Dragão pela equipa A”.

Feliz por continuar a defender as cores que lhe correm no sangue, João Pinto promete “ajudar a equipa a alcançar os objetivos”. Na presente temporada, o defesa soma 14 jogos, um golo e três assistências pelos Juniores B.

Responsabilidade máxima
“Tenho tido uma boa relação com o FC Porto ao longo destes anos e quero continuar a trabalhar para conseguir alcançar o meu maior sonho, que é chegar à equipa A. Continuo com a mesma responsabilidade de sempre, com a consciência de que para jogar no FC Porto tenho de ser responsável dentro e fora de campo, por isso tenho de continuar a trabalhar.”

Autorretrato
“Sou um jogador que tenta ajudar a equipa, principalmente no ataque, mas sendo defesa a minha prioridade é defender, portanto tento ajudar a equipa em primeiro lugar.”

Objetivos traçados
“Para já tenho que tentar chegar à seleção nacional e ganhar o campeonato de sub-17 pelo FC Porto. Estou a fazer uma boa época, mas não sou só eu, a equipa também. Adaptámo-nos bem à mudança de tática e temos de continuar assim para alcançarmos o nosso objetivo. No futuro, o meu maior sonho é chegar à equipa A e estrear-me no Estádio do Dragão.”

Filho de peixe sabe nadar
“A minha maior referência no FC Porto é o meu pai, que me tem acompanhado ao longo destes anos e é um grande exemplo para mim. Ele sempre me ensinou que o FC Porto é o maior e que temos de ganhar sempre, eu fui aprendendo e hoje estou aqui.”

• Like
Reações: pauloans

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
24,381
746
Francisco Barroso assina contrato profissional

Guarda-redes de 16 anos chegou ao FC Porto em 2020

Francisco Barroso assinou o primeiro contrato profissional pelo FC Porto e prolongou o vínculo que o liga ao clube que representa desde os 12 anos.

Antes de jogar de Dragão ao peito, o guardião dos sub-17 defendeu a baliza do Vitória SC durante quatro temporadas. Agora com 16 anos, e na Invicta desde 2020, Francisco sente-se “mais calmo, seguro e confiante” e acredita que “a vinda para o FC Porto ajudou muito nesse aspeto”.

Acabado de rubricar o primeiro contrato profissional da carreira, o jovem guarda-redes colocou o passado em retrospetiva, delineou os objetivos para o futuro - “ganhar o campeonato nacional e chegar à equipa A” - e elegeu “o primeiro treino ao lado do ídolo Diogo Costa” como o melhor momento da caminhada de azul e branco.

Voto de confiança
“É um grande orgulho saber que todas as pessoas envolvidas no meu percurso depositaram esta confiança em mim e saber que o meu trabalho é reconhecido por todos. Quero continuar a trabalhar.”

Primeiros toques
“Desde miúdo que sempre fui muito agitado, gostava de dar chutos na bola e de correr, então a minha mãe decidiu inscrever-me no futebol.”

Aprender com os melhores
“O meu percurso no FC Porto tem corrido bem, estou sempre a trabalhar. O meu melhor momento foi o primeiro treino com a equipa A. Foi uma emoção muito grande saber que ia treinar com aqueles craques todos e com o meu ídolo, o Diogo Costa.”

Passado, presente e futuro
“Hoje sou um jogador mais calmo e seguro, mais confiante em tudo o que faço, e sinto que a vinda para o FC Porto ajudou muito nesse aspeto. Este ano quero ganhar o campeonato nacional, como é lógico, e mais tarde quero chegar à equipa A e estrear-me no Estádio do Dragão.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
24,381
746
“Será um FC Porto o mais próximo possível da sua identidade”

Sub-17 portistas recebem o Vitória SC, no Estádio de Pedroso, na 17.ª jornada do Nacional de Juniores B (domingo, 11h00)

O primeiro compromisso oficial de 2025 para a equipa de Sub-17 do FC Porto reserva um duelo com o Vitória SC (domingo, 11h00, Porto Canal), no Estádio de Pedroso, a contar para a 17.ª e penúltima jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. Perante uma equipa vimaranense que “não anda à procura do erro” e que “procura jogar”, o treinador Miguel Lopes quer que os Dragões sejam capazes de “subjugar o adversário” e “levar o jogo para próximo da baliza adversária”, sempre “muito coesos” e “muito afinados” nas tarefas defensivas. O FC Porto é 2.º classificado, com 35 pontos, menos sete do que o líder SC Braga, enquanto o Vitória SC segue na 3.ª posição, com 32.

Dragões fiéis aos princípios
“Será um FC Porto o mais próximo possível da sua identidade, é aquilo que esperamos. Queremos ser uma equipa sempre competitiva, com qualidade, capaz de subjugar o adversário e capaz de levar o jogo para próximo da baliza adversária. Essa é a nossa grande ambição para este jogo.”

Empate em Guimarães na primeira volta
“Primeiros temos de perceber o que fez com que não conseguíssemos a vitória lá, independentemente de termos entrado bem no jogo, com algum domínio mais emocional do que territorial. Sofremos o golo numa bola parada e temos de ter mais rigor nesses lances. Não cometer erros é fundamental, pois estamos a chegar a uma fase da época em que as equipas demonstram um nível competitivo alto. Qualquer erro nos pode penalizar, portanto tem a ver com o rigor, a exigência, o empenho e a paixão com que nos entregamos a cada detalhe do jogo.”

O Vitória SC
“O Vitória SC é uma equipa que se apresenta sempre com uma lógica de construir, não é uma equipa que anda à procura do erro, procura jogar, portanto temos que ser muito coesos e estar muito afinados na forma como vamos defender, mas queremos ser nós a mandar no jogo.”

O apoio dos adeptos
“A importância deles é máxima. Felizmente vamos voltar a jogar no nosso campo, por isso será um grande prazer começar o ano com muita gente na bancada a empurrar a equipa para a vitória.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
24,381
746
Seis Dragões convocados para a seleção de sub-17

Yoan Pereira, Bernardo Lima, Duarte Cunha, Mateus Mide, Martim Chelmik e Francisco Fernandes integram a convocatória de Bino Maçães

São seis os representantes do FC Porto na mais recente convocatória da seleção portuguesa de sub-17 que, a 9 e 11 de janeiro, vai defrontar a Alemanha num duplo compromisso de preparação em Espanha.

O central Martim Chelmik, os médios Bernardo Lima e Francisco Fernandes e os avançados Duarte Cunha, Mateus Mide e Yoan Pereira preparam-se para trabalhar às ordens do técnico nacional Bino Maçães.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,125
3,259
Lisboa, 1979
Quem não marca, sofre. Já é velho.

À parte, ainda não vi uma mais valia clara do sueco em todos os jogos que já vi. Nem percebo bem pq é quase sempre titular...

SuzySD

Tribuna
26 Maio 2019
4,568
2,881
Se fosse a equipa do FCP a jogar como o Vitória jogou nesta primeira era porque só sabemos bater bombo. Nada de novo portanto....
Também é verdade, mas custa ver a ligeireza (nada a ver com o peso corporal) com que os atacantes do NGC abordam a baliza do adversário. Preferem sempre adornar os lances ao remate expedito. É cultural.

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,380
1,863
25
Barcelos
Também é verdade, mas custa ver a ligeireza (nada a ver com o peso corporal) com que os atacantes do NGC abordam a baliza do adversário. Preferem sempre adornar os lances ao remate expedito. É cultural.
Tens uma certa razão. Mas neste jogo em específico não é isso que se tem visto