Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Sub-17: Goleada matinal em Tondela

FC Porto bateu os tondelenses por 5-1 na 13.ª jornada da Série Norte do Nacional de Juniores B

A equipa de Sub-17 do FC Porto venceu neste domingo em casa do Tondela, por 5-1, em partida da 13.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. João Pereira (29m), Rúben Barbosa (57m, 77m e 81m) e Duarte Cunha (67m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que seguem na 2.ª posição da tabela, com 28 pontos, menos sete do que o líder SC Braga.

Os Sub-17 portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, Rafael Magalhães, Marco Silva, Filipe Silva, Yoan Pereira, João Brito (Frederico Brito, 75m), Rayan Demirci (Gonçalo Teixeira, 33m), Duarte Cunha (Salvador Ribeiro, 75m), Bruno Ciscati, João Pereira (Francisco Fernandes, 56m) e Eduardo Ferreira (Rúben Barbosa, 56m).

Na 14.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto desloca-se ao terreno do Boavista (domingo, 8 de dezembro, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Duarte Cunha assina contrato profissional

Avançado de 16 anos é o jogador com mais contribuições para golo no campeonato de sub-17

Duarte Cunha assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto e prolongou, desta forma, a ligação ao clube a que está vinculado desde os nove anos. Natural de Vila Nova de Cerveira, uma vila raiana do distrito de Viana do Castelo, o avançado iniciou a carreira no clube local e, ao cabo de duas épocas com um total de 54 golos marcados em 46 jogos, passou a vestir de azul e branco.

O percurso bem-sucedido iniciado nos sub-10 do clube levou-o a subir escalões sucessivamente até chegar aos juvenis em 2023/24. Aos 15 anos, estreou-se entre os sub-17 e, na presente temporada, ainda abaixo da idade de referência, é o jogador com mais participações em golos (14) e o atleta com mais assistências (9) no campeonato dessa faixa etária.

“A viver um sonho” que o deixa “muito feliz e orgulhoso”, o internacional pelos sub-16 e sub-17 de Portugal afirmou ser “uma honra muito grande e uma motivação extra” continuar de Dragão ao peito, sempre ciente de que “a responsabilidade também aumenta” à medida que percorre o trajeto até ao objetivo de se estrear “pela equipa principal”.

Com “mais maturidade e inteligência, tecnicamente mais evoluído” e “preparado” para “corresponder às exigências”, Duarte espera replicar os feitos de Otávio, Galeno e Alex Telles, as “principais referências” de um jovem que por agora só pensa em “ajudar a equipa a sagrar-se campeã nacional”.

Orgulho e felicidade no momento de rubricar contrato
“Estou a viver um sonho. Sinto-me muito feliz e orgulhoso. Acima de tudo, é uma honra muito grande e uma motivação extra. Sei que a responsabilidade também aumenta, mas estou preparado para isso e quero corresponder às expectativas.”

O presente e o futuro
“O meu objetivo nos sub-17 é ajudar a equipa a sagrar-se campeã nacional e, no futuro, sonho em estrear-me pela equipa principal do FC Porto.”

Os exemplos máximos
“As minhas principais referências no clube, por tudo o que fizeram, são o Otávio, o Galeno e o Alex Telles.”

As etapas marcantes da formação
“Recordo com um carinho especial o meu primeiro torneio ganho, a Copa do Guadiana no Algarve, fiquei mesmo muito feliz. A nível individual, os contratos de formação e profissional e a minha chegada foram os momentos que me marcaram.”

O autorretrato
“Sou um jogador com mais maturidade e inteligência, tecnicamente mais evoluído, o que é normal, mas acima de tudo estou a corresponder às exigências que me têm vindo a ser feitas.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Rúben Barbosa assina contrato profissional

Avançado de 16 anos é o melhor marcador do campeonato de sub-17

Rúben Barbosa assinou o primeiro contrato profissional e prolongou a ligação que tem ao FC Porto desde 2019. Com, 1,78 metros e muita presença na área, o avançado de 16 anos que é “rápido”, possui “grande capacidade de finalização e dotes técnicos” tem feito furor nos sub-17: com 12 golos marcados em 13 jogos, é o maior goleador do campeonato.

Natural de Gondomar, Marau - “alcunha da família” pela qual gosta de ser conhecido – começou a mostrar talento no clube local antes de se transferir para o Boavista. Apenas uma época de axadrezado bastou para o FC Porto ver o talento do avançado e recrutá-lo para os sub-12.

Cumpridas, sempre com golos à mistura - 13 nos sub-15 e 17 nos sub-16 -, as etapas na formação, o internacional sub-16 e sub-17 por Portugal está determinado a “ganhar o campeonato”, “ser o melhor marcador” da prova e “um dia chegar à equipa A e ser campeão pelos seniores”.

“Agradecido pela confiança” depositada pelo “clube do coração”, Marau prometeu continuar a trabalhar “para melhorar” e, sempre que possível, “ajudar a equipa com golos” neste percurso de “sonho” com a camisola azul e branca.

Um sonho que se prolonga
“Estou muto agradecido ao clube por esta confiança depositada em mim. É o meu clube de coração desde pequeno, é um sonho jogar aqui e, se fiquei feliz com o contrato de formação, estou agora ainda mais com este.”

Os objetivos a cumprir
“Quero ganhar o campeonato. Já estivemos perto em duas ocasiões e penso que vai ser desta. Estamos a trabalhar para isso. Um dia mais tarde quero chegar à equipa A e ser campeão pelos seniores.”

A autoavaliação
“Tenho trabalhado para melhorar. Tento sempre ajudar a equipa com os meus golos, tenho conseguido e espero continuar. Um dos meus objetivos é também ser o melhor marcador do campeonato. Sou um jogador rápido com grande capacidade de finalização e dotes técnicos.”

As referências
“Gosto bastante do Messi, mas também do Cristiano Ronaldo.”

A alcunha “Marau”
“É a alcunha da minha família da parte do meu pai. Ele e os meus tios jogaram e sempre utilizaram este nome. Desde cedo que me pediram para, caso um dia fosse conhecido, utilizar a alcunha Marau.”

• Like
Reações: Tmgd99

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
“Vamos honrar esta camisola e este símbolo com ações concretas”

Sub-17 portistas jogam em casa do Boavista na 14.ª jornada do Nacional de Juniores B (domingo, 11h00)

A 14.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B reserva um dérbi entre Boavista e FC Porto, (domingo, 11h00), que terá como palco o Parque Desportivo de Ramalde. O treinador Miguel Lopes falou de “um jogo com muita história e muita tradição” frente a um adversário “que se galvaniza” nestes momentos, por isso é necessário ter “máxima entrega”, “máximo foco” e “dedicação”. O FC Porto é 2.º classificado, com 28 pontos, menos sete do que o líder SC Braga, enquanto o Boavista segue na 8.ª posição, com 11.

Um dérbi e sempre um dérbi
“É um dérbi, é um jogo com muita história e muita tradição, frente a um adversário que se galvaniza nestes jogos. O que espero da nossa parte é máxima entrega, máximo foco, máxima concentração e máximo respeito por aquilo que são as ideias que nos ligam. Que ao fim do dia seja como ambicionamos sempre: chegar lá, fazer um grande jogo e trazer mais uma vitória.”

Triunfo portista por 7-3 na primeira volta
“Há sempre o lado da incerteza que faz parte do jogo, da essência do futebol. Com o nosso trabalho e a nossa dedicação, esperamos ser capazes de reduzir essa incerteza e colocar o jogo a nosso favor. Temos de ser capazes de estar sempre mais próximo da baliza contrária e de não consentir aproximações perigosas. Esse é o nosso foco e foi isso que nos guiou ao longo desta semana de trabalho.”

O apoio dos adeptos é sempre importante
“É sempre um dérbi, é sempre um jogo especial. Vamos honrar esta camisola e este símbolo com ações concretas.”

SuzySD

Tribuna
26 Maio 2019
4,508
2,837
Jogo violentíssimo do Boavista e uma arbitragem vergonhosa, bafienta, nojenta, do mais execrável antiportismo. Num dos lances, uma entra à la Goicochea às pernas do Francisco Fernandes só não acabou com uma carreira prometedora por muita sorte. O apitador, a dois metros do lance, viu tudo. Deu amarelo! Uma escória social.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,926
24,400
Gaia
Jogo violentíssimo do Boavista e uma arbitragem vergonhosa, bafienta, nojenta, do mais execrável antiportismo. Num dos lances, uma entra à la Goicochea às pernas do Francisco Fernandes só não acabou com uma carreira prometedora por muita sorte. O apitador, a dois metros do lance, viu tudo. Deu amarelo! Uma escória social.
-----------------------

O Boavista continua o esgoto do benfiquismo na cidade, por mim esses fdp na segunda e II divisão era bem.

• Like
Reações: SuzySD

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
811
254
E o melhor eram as reclamações dos adeptos da "casa" pela falta de amarelos, para os jogadores adversários. Em relação ao jogo, foram apenas cinco, mas poderiam ter sido sete ou oito facilmente. O adversário é muito, muito fraco!

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Sub-17: Goleada no dérbi da Invicta

FC Porto venceu o Boavista (5-1) em Ramalde na 14.ª jornada do campeonato

A equipa de Sub-17 do FC Porto levou a melhor no dérbi da Invicta. Em Ramalde, diante do Boavista, os Dragões triunfaram por 5-1 na 14.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. O bis de Rúben Barbosa (1m e 7m) e o hat-trick de Duarte Cunha (43m, 57m e 78m) mantiveram os portistas na segunda posição da tabela com 31 pontos, menos cinco do que o líder SC Braga.

Os Sub-17 portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, Rafael Magalhães (João Pinto, 77m), Marco Silva (Salvador Ribeiro, 56m), Filipe Silva, Yoan Pereira, João Brito (Salvador Gomes, 56m), Rayan Demirci, Duarte Cunha, Bruno Ciscati (Gustavo Guerra, 82m), Francisco Fernandes e Rúben Barbosa (Eduardo Ferreira, 56m).

Na 15.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto recebe o Leixões no Sintético do Olival (sábado, 16h00).