Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Sub-17: Dois golos para cada lado em Braga

FC Porto empatou (2-2) com o SC Braga na 11.ª jornada da Série Norte do campeonato

A equipa de Sub-17 do FC Porto empatou (2-2) este domingo na Cidade Desportiva do SC Braga. No encontro da 11.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B, Francisco Fernandes adiantou os azuis e brancos à passagem da meia-hora, mas o anfitrião restabeleceu a igualdade de imediato (32m) e colocou-se em vantagem no arranque da segunda parte (53m). João Pereira, aos 80 minutos, estabeleceu o 2-2 final. Com este desfecho, os juvenis somam 21 pontos ao cabo de dez jogos e estão no quarto posto da classificação a oito do adversário desta ronda, que é líder isolado com mais uma partida disputada.

Os Sub-17 portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, João Pinto (Rafael Magalhães, 68m), Filipe Silva, Salvador Gomes, Yoan Pereira, João Brito, Duarte Cunha (Frederico Brito, 85m), Rayan Demirci (Gonçalo Teixeira, 68m), Rúben Barbosa (Eduardo Ferreira, 54m), Francisco Fernandes (Bruno Ciscati, 85m) e João Pereira.

Segue-se uma paragem na competição. No regresso, os jovens portistas vão acertar calendário em Matosinhos, frente ao Leixões (domingo, 17 de novembro, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Sete Dragões chamados à seleção de sub-17

José Domingues, Martim Chelmik, Bernardo Lima, Francisco Fernandes, Duarte Cunha, Mateus Mide e Yoan Pereira integram a convocatória lusa

São sete os representantes do FC Porto na mais recente convocatória da seleção portuguesa de sub-17 que vai defrontar o Liechtenstein (quarta-feira, 11h00), a Finlândia (sábado, 16h00) e a Bósnia (19 de novembro, 11h00) no arranque da qualificação para o Europeu de 2025.

O lateral esquerdo José Domingues, o central Martim Chelmik, os médios Bernardo Lima e Francisco Fernandes e os avançados Duarte Cunha, Mateus Mide e Yoan Pereira preparam-se para trabalhar às ordens do técnico nacional Bino Maçães.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
“Esperamos uma equipa à Porto”

Miguel Lopes anteviu a deslocação a Matosinhos da 6.ª jornada do campeonato nacional de Juniores B (domingo, 11h00)

Depois de um empate em Braga, frente ao primeiro classificado, em que os sub-17 foram capazes de fazer “o que não tinham conseguido na primeira volta”, segue-se uma deslocação a casa do Leixões (domingo, 11h00) na ronda 6 do campeonato. Com “total confiança nos jogadores que vão entrar em campo”, independentemente das ausências devidamente justificadas “por um motivo que revela algum sucesso”, o treinador Miguel Lopes espera um “jogo competente e uma equipa à Porto, viva, que mostra desde o primeiro minuto aquilo que procura”.

Ainda o Braga
“O empate não nos motiva. O que nos motivou em Braga foi a forma como fomos capazes de nos impor lá, foi o nosso segundo confronto oficial e acabámos por conseguir o que não tínhamos conseguido na primeira volta, que foi trazer sempre o jogo muito mais para o nosso lado. A haver um vencedor, penso que seríamos claramente nós, isso podia trazer-nos alguma confiança, o empate nunca.”

Jogar à Porto
“Os jogos em casa do Leixões têm alguma história e tradição, sabemos que vamos encontrar sempre equipas competitivas e aguerridas, que vão disputar cada lance até ao último minuto. A forma como o jogo se vai desenrolar desde o primeiro até ao último minuto depende daquilo que formos capazes de fazer, temos de ser capazes de impor as nossas ideias e vontades. Esperamos um jogo muito competente da nossa parte, uma equipa à Porto, viva, que mostra desde o primeiro minuto aquilo que procura.”

Seleções justificam faltas
“Nós gostamos de ter sempre toda a gente disponível, nestes momentos não podemos contar com alguns jogadores por um motivo que revela algum sucesso da nossa parte. Representar o nosso país acaba por ser uma coisa boa. Nós temos total confiança nos jogadores que vão entrar em campo no domingo, independentemente de termos algumas ausências.”

Receita para o sucesso
“A chave é sermos capazes de trazer para o jogo a nossa melhor versão, sabemos que se o fizermos a probabilidade de sairmos vencedores é muito grande, independentemente da equipa que apanharmos hoje, amanhã ou em qualquer momento durante este campeonato.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Sub-17: Nulo em Matosinhos

0-0 foi o resultado no jogo em atraso da 6.ª jornada do campeonato

A equipa de Sub-17 do FC Porto empatou a zeros com o Leixões, em Matosinhos, num encontro em atraso da 6.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. Com este desfecho, os juvenis mantêm-se no quarto posto da tabela classificativa com 22 pontos, a sete do SC Braga, que é líder isolado.

Os Sub-17 portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, João Pinto (Ivandro Silva, 86m), Marco Silva, Filipe Silva, Paquete, João Brito, Rafael Magalhães (Bruno Ciscati, 60m), Rayan Demirci (Eduardo Ferreira, 70m), Marau, Francisco Fernandes (Gonçalo Teixeira, 70m) e João Pereira (Frederico Brito, 60m).

Segue-se uma receção à Sanjoanense no Estádio do Bolhão, em Fiães (domingo, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Gonçalo Oliveira assina contrato profissional

Médio defensivo de 16 anos está a cumprir a sexta época no clube

Gonçalo Oliveira assinou contrato profissional e prolongou assim a ligação ao FC Porto que já dura desde 2019. O médio defensivo começou a dar os primeiros toques de dragão ao peito no pólo do FC Porto em Braga antes de viver o “melhor momento” da carreira: “O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível”.

Percorrido o trajeto desde os sub-12 aos sub-17 com “muitos altos e baixos”, o jovem de 16 anos apresentou-se a “um bom nível” e realizou 23 jogos - marcou sete golos - em 2023/24 até sofrer uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho que obrigou a uma operação em maio.

Pronto para começar a treinar no relvado e com previsão de regresso à competição em fevereiro, o médio agradeceu a “confiança” do clube num período “muito difícil”, algo que “ajuda na recuperação”, e apontou a um futuro bem-sucedido de azul e branco: “Quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional. Um dia, ambiciono pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa”.

O apoio do clube quando mais precisava
“Quero agradecer ao FC Porto pela confiança que deposita em mim e por todos os momentos felizes que me proporcionou. Sinto-me muito feliz, muito orgulhoso e vou continuar a dar o máximo por este clube. É muito difícil [passar por um período prolongado de lesão], mas sinto que o clube confia em mim. Estar lesionado e mesmo assim quererem que eu prolongue a minha ligação dá-me muita confiança e ajuda na recuperação.”

O pico do curto percurso enquanto futebolista
“O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível, foi esse o meu melhor momento.”

A caminhada na formação
“Foi um trajeto com muitos altos e baixos. Quando se chega a um clube em que há muita qualidade, é preciso ter calma e trabalhar afincadamente para ter oportunidades. Começamos em baixo e, aos poucos, vamos subindo para níveis mais altos. Foi esse o meu caminho. Agora tenho mantido um bom nível, quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional.”

O sonho
“Um dia, quero pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa.”

As referências
“Identifico-me muito com o Alan Varela, que é um jogador da minha posição que ocupa bem os espaços e defende bem, mas o meu ídolo é o António André. O meu pai falava muito nele, dizia que ele carregava a equipa e que varria tudo. Felizmente, já pude estar com ele muitas vezes.”

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,766
20,249
Gonçalo Oliveira depois da renovação:

Apoio do clube quando mais precisava:
“Quero agradecer ao FC Porto pela confiança que deposita em mim e por todos os momentos felizes que me proporcionou. Sinto-me muito feliz, muito orgulhoso e vou continuar a dar o máximo por este clube. É muito difícil [passar por um período prolongado de lesão], mas sinto que o clube confia em mim. Estar lesionado e mesmo assim quererem que eu prolongue a minha ligação dá-me muita confiança e ajuda na recuperação.”

Melhor momento do percurso até agora: “O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível, foi esse o meu melhor momento.”

Formação: “Foi um trajeto com muitos altos e baixos. Quando se chega a um clube em que há muita qualidade, é preciso ter calma e trabalhar afincadamente para ter oportunidades. Começamos em baixo e, aos poucos, vamos subindo para níveis mais altos. Foi esse o meu caminho. Agora tenho mantido um bom nível, quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional.”

Sonho: “Um dia, quero pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa.”

Referências: “Identifico-me muito com o Alan Varela, que é um jogador da minha posição que ocupa bem os espaços e defende bem, mas o meu ídolo é o António André. O meu pai falava muito nele, dizia que ele carregava a equipa e que varria tudo. Felizmente, já pude estar com ele muitas vezes.”

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,309
1,801
25
Barcelos
Gonçalo Oliveira assina contrato profissional

Médio defensivo de 16 anos está a cumprir a sexta época no clube

Gonçalo Oliveira assinou contrato profissional e prolongou assim a ligação ao FC Porto que já dura desde 2019. O médio defensivo começou a dar os primeiros toques de dragão ao peito no pólo do FC Porto em Braga antes de viver o “melhor momento” da carreira: “O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível”.

Percorrido o trajeto desde os sub-12 aos sub-17 com “muitos altos e baixos”, o jovem de 16 anos apresentou-se a “um bom nível” e realizou 23 jogos - marcou sete golos - em 2023/24 até sofrer uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho que obrigou a uma operação em maio.

Pronto para começar a treinar no relvado e com previsão de regresso à competição em fevereiro, o médio agradeceu a “confiança” do clube num período “muito difícil”, algo que “ajuda na recuperação”, e apontou a um futuro bem-sucedido de azul e branco: “Quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional. Um dia, ambiciono pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa”.

O apoio do clube quando mais precisava

O pico do curto percurso enquanto futebolista
“O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível, foi esse o meu melhor momento.”

A caminhada na formação
“Foi um trajeto com muitos altos e baixos. Quando se chega a um clube em que há muita qualidade, é preciso ter calma e trabalhar afincadamente para ter oportunidades. Começamos em baixo e, aos poucos, vamos subindo para níveis mais altos. Foi esse o meu caminho. Agora tenho mantido um bom nível, quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional.”

O sonho
“Um dia, quero pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa.”

As referências
“Identifico-me muito com o Alan Varela, que é um jogador da minha posição que ocupa bem os espaços e defende bem, mas o meu ídolo é o António André. O meu pai falava muito nele, dizia que ele carregava a equipa e que varria tudo. Felizmente, já pude estar com ele muitas vezes.”

Excelente renovação de um dos jogadores mais promissores (se não o mais) da nossa formação na posição 6.

Ps: começa a ser preocupante o número de lesões nos joelhos de jovens jogadores. Será dos sintéticos? Será de excesso de jogos? Será de falta de trabalho específico para prevenir este tipo de lesões?
É preciso "atacar" este flagelo

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,677
194,750
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Ps: começa a ser preocupante o número de lesões nos joelhos de jovens jogadores. Será dos sintéticos? Será de excesso de jogos? Será de falta de trabalho específico para prevenir este tipo de lesões?
É preciso "atacar" este flagelo
Eu vejo coisas assim a acontecer no futebol de forma transversal e parece que se ignora o problema

Há 15 anos um gajo lesionava-se no joelho e era quase um acontecimento
Agora caem como tordos

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
“Encaramos este jogo com máximo foco e máxima determinação”

Sub-17 portistas recebem a AD Sanjoanense, em Fiães, na 12.ª jornada do Nacional de Juniores B (domingo, 11h00)

Vai ser no Estádio do Bolhão, em Fiães, que a equipa de Sub-17 do FC Porto vai receber a AD Sanjoanense em partida a contar para a 12.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B (domingo, 11h00). O treinador Miguel Lopes acredita que a equipa vai dar uma boa resposta após dois empates consecutivos, mas é essencial não perder o “foco absoluto”, pois “pode custar-nos pontos numa competição competitiva como esta”. O FC Porto é 4.º classificado, com 22 pontos, menos nove do que o líder SC Braga, enquanto a AD Sanjoanense segue na 9.ª posição, com seis.

O nulo em Matosinhos
“Face aos problemas que o Leixões nos criou, nós não fomos capazes de os ultrapassar da forma que queríamos. Não conseguimos criar as condições para ter mais situações de finalização, que era o nosso grande desafio. A forma como nos movimentámos no ataque acabou por não ser a melhor. O futebol é mesmo assim. Fomos superiores e tivemos mais oportunidades, mas não foi suficiente para conseguirmos a vitória.”

Dois empates consecutivos
“Apesar de terem sido dois empates, as sensações que estes dois resultados nos deixam foram completamente diferentes. Em Braga estivemos bem e fomos dominadores, apesar do amargo do resultado. Isto só nos relembra que isto é um caminho no qual nunca desaceleramos. À mínima perda de foco absoluto, pode custar-nos pontos numa competição competitiva como esta. Encaramos este jogo com máximo foco e máxima determinação.”

Sempre prontos a competir
“Se ambicionam jogar na equipa principal deste clube, têm de perceber que esta alternância vai existir também. Neste clube, num dia estás a jogar a Liga dos Campeões e noutro a Taça de Portugal. Independentemente do que aconteceu na primeira volta, temos de preparar este jogo com máxima dedicação e máximo foco. O regresso dos internacionais é motivo de satisfação para nós, até pelo desempenho que tiveram nas seleções.”

A mudança para Fiães
“Nesta mudança de casa, por assim dizer, pois vamos jogar pela primeira vez no Estádio do Bolhão, desafio todos os portistas a estarem presentes para nos apoiar.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Regresso aos triunfos em Fiães

FC Porto bateu a Sanjoanense por 2-0 na 12.ª jornada da Série Norte do campeonato

No Estádio do Bolhão, em Fiães, a equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu neste domingo a Sanjoanense (2-0) na 12.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. Um golo de Duarte Cunha (na fotografia), em cima do intervalo (45m), e outro de Bruno Cicasti, já perto do final (82m), deram os três pontos aos Dragões, que ascenderam ao segundo lugar da classificação e passaram a somar 25, menos sete do que o líder SC Braga.

Os Sub-17 portistas, orientados por Miguel Lopes, alinharam com Francisco Barroso, Rafael Magalhães (Salvador Gomes, 73m), Marco Silva, Filipe Silva, Yoan Pereira, João Brito (Diogo Oliveira, 82m), Duarte Cunha, Rayan Demirci (Bruno Ciscati, 68m), Marau, Francisco Fernandes (Gustavo Guerra, 45m) e João Pereira (Gonçalo Teixeira, 68m).

Na 13.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto desloca-se ao Campo da Corte, terreno do Tondela (domingo, 1 de dezembro, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,902
627
Estamos focados nos nossos princípios e valores”

Miguel Lopes antevê a deslocação a Tondela da 13.ª jornada do campeonato de juniores B (domingo, 11h00)

Depois da vitória frente à Sanjoanense, a equipa de sub-17 do FC Porto tem pela frente uma deslocação a Tondela referente à 13.ª jornada do campeonato nacional de Juniores B e agendada para as 11h00 de domingo. Para o treinador Miguel Lopes, a melhor forma de garantir “um final feliz” frente a um adversário “com ambição, vontade e disponibilidade” é estar focado nos próprios “princípios e valores”, independentemente das “diferenças classificativas” entre os dois conjuntos.

Olho no adversário
“Enfrentamos um adversário que tem feito um percurso que não esteve sempre a seu favor e que vem de um processo de troca de treinador, o que acaba sempre por mexer com o ânimo da equipa. Na última jornada já se apresentaram com mais ambição, vontade e disponibilidade, temos essa informação do nosso lado e é um indicador que devemos considerar, independentemente de o foco estar mais voltado para o nosso trabalho do que para o do adversário.”

Deslocação mais longa
“Quando equacionamos a possibilidade de os nossos jogadores um dia chegarem ao escalão principal e terem de fazer viagens muito mais longas, uma viagem daqui até Tondela não pode servir de argumento para nos diminuirmos, seja de que forma for. Vamos ter de cumprir a viagem, temos uma hora e meia para nos focarmos no jogo até lá, já que estamos obrigados a deslocar-nos, então vamos aproveitar o caminho para pensar no jogo.”

Foco no trabalho
“O que a experiência nos ensina é que se olharmos para o próximo embate com as diferenças classificativas em mente isso pode tornar-se num fator diminuidor de foco para nós. Não vamos jogar contra o último, vamos jogar contra o Tondela, contra onze jogadores, num campo que normalmente se apresenta com boas condições. O nosso foco está voltado para aquilo que vamos lá fazer, independentemente das circunstâncias, estamos focados nos nossos princípios e valores, assim a probabilidade de sermos felizes no final é muito maior.”