A minha teoria do raciocínio do AVB não é muito diferente daquilo que tenho lido aqui:
O AVB percebeu finalmente que falhou na escolha do treinador na Luz, mas imaginou que teria tempo para sondar um novo treinador para entrar em Janeiro.
(Abro aqui um parêntesis para reafirmar o que disse aqui na altura: o momento de mudar o treinador era aproveitar a paragem das seleções. O primeiro grande erro do AVB.)
A derrota na taça precipitou e complicou tudo aquilo que provavelmente planeou para janeiro.
A decisão agora passa por dois perfis de treinador. O primeiro perfil algo semelhante ao VB: treinador jovem, sem muito CV, mas com potencial. O segundo, um treinador experiente, se possível uma raposa velha.
Obviamente, o primeiro perfil é um risco enorme, principalmente sem uma pré-época. Será riscar completamente as aspirações ao título e quiçá a Champions. A vantagem é o ordenado ser menor. O segundo perfil é o mais caro, provavelmente impossibilitando-nos de reforçar o plantel em janeiro, mas pode dar esperança de conseguir ter uma equipa competitiva a tempo de garantir pelo menos a Champions.
Uma decisão muito difícil, com riscos sérios no futuro imediato do clube. Agora continuo sem qualquer tipo de dúvidas que o AVB foi a melhor coisa que nos aconteceu na última década! Se ele não conseguir reerguer o clube, acho que mais ninguém o fará!