Eu tento mesmo levar todas as opiniões em conta e todos estamos muito susceptíveis a desenvolvermos um viés e a ser influenciados por propaganda de todos os lados.
Mas está ai uma amalgama de posições e incoerências que não consigo justificar. Então a guerra da Rússia-Ucrânia é uma situação cheia de nuances mas ao mesmo tempo já se qualifica a ação de Israel como um genocídio sem mais.
O problema é colocar-se tudo no mesmo saco. Tudo tem nuances.
Israel tinha o direito em defender-se dos ataques do 7 de Outubro, o problema é que as coisas não começaram aí. As pessoas que dizem que se trata apenas de Israel a defender-se têm um "pequeno" problema, que é haver ministros de Israel a afirmar publicamente que o objetivo é ocupar definitivamente os territórios palestinianos. Eu considero genocídio pelos documentos que vejo e porque confio mais relatores de organizações dos direitos humanos do que em informações oficiais do governo de Israel ou do Hamas.
Não me parece legítima defesa bombardear hospitais e ver doentes palestinianos a arder. Não me parece legítima defesa drones israelitas atacarem crianças palestinianas, as crianças serem assistidas e depois os drones atacarem quem estava a assistir as crianças. Não me parece legítima defesa crianças executadas com tiros na cabeça, demonstrado por radiografias de médicos ocidentais a servir na palestina. Não me parece legítima defesa IDF prender cirurgiões palestinianos e executá-los na prisão. Não me parece legítima defesa bombardear um edifício onde vivem 150 civis para matar um membro do Hamas ou do Hezbollah. Não me parece legítima defesa bombardear uma região e provocar a morte de dezenas de médicos e auxiliares de saúde ligados à UN.
Mas não é por isso que eu nego a existência de profundo antissemitismo em países como Irão, por exemplo. Há evidentemente, extremistas que desejariam aniquilar Israel. Mas há também uma história de décadas de constantes agressões a um povo que não qualquer hipótese de se defender.
São as nuances. Estão lá. Mas não existe ninguém no mundo que tenha posições consistentes sobretudo porque a vida é feita de paradoxos.
Eu vejo-o como um genocídio pela quantidade de documentos que existem. Talvez outras pessoas com um diferente sistema de pensamento tenham uma conclusão diferente.