no meu caso, do que me lembro, nunca sequer se falou do papel de Portugal na escravatura, dos milhões de escravos que levou de África para o Brasil - das 800 (?) toneladas de ouro que 'emprestou'...Não me parece que tenha grande lógica pegar num programa da RTP e achar que isso é o programa do que se ensina nas escolas.
A época dos descobrimentos foi uma época de evolução tecnológica, desenvolvimento e ao mesmo tempo de grandes atrocidades. Acho que depende muito mais do tempo que os professores têm do que dos programas. Eu tive professores de história, particularmente um, que não tinha problemas em abordar a temática da escravatura e de como os portugueses a desenvolveram a uma escala industrial. E contextualizar, implica dar a conhecer o contexto da época, em que a prática de atrocidades e violência constante e diária fazia parte do dia a dia de todas as sociedades humanas, a qualquer escala. Ensinar história a partir de um ponto de vista meramente "científico" é saber colocarmo-nos na posição de observador e relatar os factos quanto mais próximos possíveis da realidade. Eu, por exemplo, lembro-me perfeitamente que estudei o mercado transatlântico de escravos, como funcionava, o que os portugueses faziam quando chegavam a África, os acordos que tinham com povos africanos. É preciso também diferenciar o que se ensina a miúdos do ensino primário, 5º ou 6º ano, do que se ensina a miúdos já com os seus 12/13/14 anos que já têm uma capacidade analítica diferente e em que já se pode falar sobre os aspetos negativos da História.
mesmo em relação à guerra do ultramar nem se fala da autêntica fortuna que um país pobre gastou numa guerra em que não tinha razão nenhuma (e ainda há saudosistas do estado novo que dizem que deixaram os cofres cheios lolol)
e não sou propriamente velho, imagino que antigamente ainda fosse pior.
vê-se que há pessoas que ficam incomodadas se se falar da história do país de maneira negativa.
aparecem logo os "patriotas" muito indignados.