Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
23,669
37,531
Conquistas
7
108
Não me parece que tenha grande lógica pegar num programa da RTP e achar que isso é o programa do que se ensina nas escolas.

A época dos descobrimentos foi uma época de evolução tecnológica, desenvolvimento e ao mesmo tempo de grandes atrocidades. Acho que depende muito mais do tempo que os professores têm do que dos programas. Eu tive professores de história, particularmente um, que não tinha problemas em abordar a temática da escravatura e de como os portugueses a desenvolveram a uma escala industrial. E contextualizar, implica dar a conhecer o contexto da época, em que a prática de atrocidades e violência constante e diária fazia parte do dia a dia de todas as sociedades humanas, a qualquer escala. Ensinar história a partir de um ponto de vista meramente "científico" é saber colocarmo-nos na posição de observador e relatar os factos quanto mais próximos possíveis da realidade. Eu, por exemplo, lembro-me perfeitamente que estudei o mercado transatlântico de escravos, como funcionava, o que os portugueses faziam quando chegavam a África, os acordos que tinham com povos africanos. É preciso também diferenciar o que se ensina a miúdos do ensino primário, 5º ou 6º ano, do que se ensina a miúdos já com os seus 12/13/14 anos que já têm uma capacidade analítica diferente e em que já se pode falar sobre os aspetos negativos da História.
no meu caso, do que me lembro, nunca sequer se falou do papel de Portugal na escravatura, dos milhões de escravos que levou de África para o Brasil - das 800 (?) toneladas de ouro que 'emprestou'...
mesmo em relação à guerra do ultramar nem se fala da autêntica fortuna que um país pobre gastou numa guerra em que não tinha razão nenhuma (e ainda há saudosistas do estado novo que dizem que deixaram os cofres cheios lolol)
e não sou propriamente velho, imagino que antigamente ainda fosse pior.

vê-se que há pessoas que ficam incomodadas se se falar da história do país de maneira negativa.
aparecem logo os "patriotas" muito indignados.

13 Novembro 2024
121
113
no meu caso, do que me lembro, nunca sequer se falou do papel de Portugal na escravatura, dos milhões de escravos que levou de África para o Brasil - das 800 (?) toneladas de ouro que 'emprestou'...
mesmo em relação à guerra do ultramar nem se fala da autêntica fortuna que um país pobre gastou numa guerra em que não tinha razão nenhuma (e ainda há saudosistas do estado novo que dizem que deixaram os cofres cheios lolol)
e não sou propriamente velho, imagino que antigamente ainda fosse pior.

vê-se que há pessoas que ficam incomodadas se se falar da história do país de maneira negativa.
aparecem logo os "patriotas" muito indignados.
Mas isso é porque hoje praticamente só os extremos têm voz e as pessoas procuram motivos para se indignarem com tudo.

Eu adorava História e tive professores fantásticos. É claro que em idades mais novas se falava praticamente apenas dos aspetos positivos, mas depois tudo o resto era contextualizado. Recordo-me perfeitamente que no meu livro de história, creio que 8º ou 9º ano, havia um capítulo inteiramente dedicado ao mercado de escravos.

Não há nem deve haver problema nenhum em olhar para os descobrimentos como um momento de inovação, avanço tecnológico e mudança do mundo, ressalvar os seus feitos, ao mesmo tempo abordando as atrocidades que aos nossos olhos e nos valores de hoje eram cometidas.

Há 20 anos, posso dizer que tive professores de História que marcaram porque abordavam tudo de forma pedagógica e sem viés político. Um deles estava até ligado a um partido político, mas era um professor fantástico.

A História não é a verdade dos factos, são acontecimentos narrados com a visão de quem a conta. E nós, como é natural, estamos inseridos na cultura europeia. A História contada noutras culturas é outra. E a História de quem perdeu, de quem teve a sua cultura assimilada ou simplesmente foi massacrado ficou perdida no tempo.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,979
5,419
Então o auto flagelo da esquerda, fazendo do Europeu o diabo, é demasiado, porque isso sempre existiu ao longo da história da humanidade em todas as culturas ? (Tipo uma civilização dominar as outras se forem militarmente mais fracas ? Tipo o que os Maias e Astecas faziam ás outras tribos que iam assimilando ? Ou o que árabes fizeram durante séculos aos sub saarianos?)
Ou a fundação da Libéria.

Ex escravos americanos que regressaram a África e colonizaram e escravizaram os locais onde a Libéria se encontra.

Fazer do europeu o diabo é como aquele filme The woman king, onde os nazis apareciam a salvar os judeus na segunda guerra mundial.
Aquela tribo em particular, teve que "levar na tromba" dos franceses para parar de escravizar as tribos vizinhas, numa altura em que eram as sociedades europeias a lutar pela abolição da escravatura.

Obviamente, havia muito branco e europeu a lucrar com isso (Portugal incluindo, que continuou a vender escravos ao Brasil Independente, apesar da escravatura estar abolida em Portugal), podemos associar o caos actual no Haiti - antiga colónia francesa - com a maneira asquerosa do governo francês ceder a independência do Haiti exigindo reparações pela perda de mão de obra escrava.

Os Europeus tornaram-se mais competitivos e poderosos - Tipo um País pequeno como Portugal a dar na boca ao império Otomano porque tinha melhores navios, marinheiros, soldados, etc - e com este poder vem o abuso e o querer manter a posição dominante.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,014
6,778
Bragança
Nao é o fim da civilização como é obvio mas achas bem as crianças levarem com isto?

Crescerem e perceberem que gostam mais de pessoas do mesmo sexo é uma coisa. Cada um é livre de gostar do que quiser. Outra muito diferente é essa especie de endoutrinamento precoce.
Um adulto dizer que viu aquilo e decidiu que queria ser homossexual…. a substituir-se á visão e percepção do mundo aos olhos de uma criança de 5 anos, um ser humano em desenvolvimento emocional ainda….
É assim por estas bandas

Cheue

Cheue

12 Maio 2016
23,669
37,531
Conquistas
7
108
Nao é o fim da civilização como é obvio mas achas bem as crianças levarem com isto?

Crescerem e perceberem que gostam mais de pessoas do mesmo sexo é uma coisa. Cada um é livre de gostar do que quiser. Outra muito diferente é essa especie de endoutrinamento precoce.
não é doutrinação porque não vai mudar nada nelas.

só normaliza e banaliza, o que é bom, não é mau, visto que é normal e banal.

só é problema para quem ainda acha que é uma questão de conversão.

e é um beijo, não estão a fazer tesouradas enquanto o Ruca vê...

Cheue

12 Maio 2016
23,669
37,531
Conquistas
7
108
Um adulto dizer que viu aquilo e decidiu que queria ser homossexual…. a substituir-se á visão e percepção do mundo aos olhos de uma criança de 5 anos, um ser humano em desenvolvimento emocional ainda….
É assim por estas bandas

o Zézinho de 5 anos não vai passar nunca a gostar de gajos por ver isso.
até podia ver todos os dias.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,014
6,778
Bragança
o Zézinho de 5 anos não vai passar nunca a gostar de gajos por ver isso.
até podia ver todos os dias.
Por mais que tentes, não consegues ver o mundo aos seus olhos. Se uma criança está em casa habituado a ver o pai e a mãe beijarem-se, ser pela sua curta vivencia isso que preconiza como o "normal" não consideras que possa ser confuso ele ver nessa idade algo bastante diferente ? Sabes que as crianças não são seres assexuados certo ? O Sigmund explicou isso há muitas decadas.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,708
11,123
Esmoriz

Tens filhos?

Se tiveres, sabes que não vai ser um desenho animado ingénuo que vai mudar a forma como eles se relacionam com o mundo ao seu redor, muito menos a sua orientação sexual.
Das primeiras coisas que eles perguntam em casa é sobre relacionamentos afectivos, o manelinho é namorado de não sei quem, e porque é que eu não posso ser namorado do Manelinho. E vais ter que estar ali a explicar a um puto de 3 ou 4 anos dinâmicas que eles ainda não têm maturidade para perceberem.

O Guerreiro está apenas a ser fundamentalista. E com sucesso, diga-se.

Cheue

12 Maio 2016
23,669
37,531
Conquistas
7
108
Por mais que tentes, não consegues ver o mundo aos seus olhos. Se uma criança está em casa habituado a ver o pai e a mãe beijarem-se, ser pela sua curta vivencia isso que preconiza como o "normal" não consideras que possa ser confuso ele ver nessa idade algo bastante diferente ? Sabes que as crianças não são seres assexuados certo ? O Sigmund explicou isso há muitas decadas.
somos animais, é automático.
se vai gostar de gajas vai gostar de gajas.

a não ser que aches que só vê gays nos desenhos animados e que vai pensar que o mundo todo é gay e por isso ele também tem que ser gay à força...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,014
6,778
Bragança

a não ser que aches que só vê gays nos desenhos animados e que vai pensar que o mundo todo é gay e por isso ele também tem que ser gay à força...
Eu não acho nem disse que o transformará em homossexual, o que acho é que lhe pode gerar confusões escusadas numa idade onde não necessitava de as ter.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,708
11,123
Esmoriz

Toda a gente sabe que os gays são todos filhos de casais homossexuais e que se tornaram gays pelo exemplo que viam em casa.

Andaram durante anos a levar com desenhos animados em que as personagens tinham todos uma mãe e um pai e nem assim viraram hetero. Incrível.

• Love
  • Like
Reações: Czarli9 e Cheue

Cheue

12 Maio 2016
23,669
37,531
Conquistas
7
108
Eu não acho nem disse que o transformará em homossexual, o que acho é que lhe pode gerar confusões escusadas numa idade onde não necessitava de as ter.
"mãe, estavam duas gajas a dar um beijo na tv"

"ah foi? sabes Zézinho, algumas meninas gostam de outras meninas e a mesma coisa com os meninos"

"ah ok, não sabia, até logo, vou ver videos do Andrew Tate e escrever umas teses no 8Chan"

"isso faz parte dos Tpc's?"

"ummmm, sim, sim..."

feito.