Actualidade Nacional

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
1,775
3,013
Baixar o IVA da tourada, é um disparate de todo o tamanho.

Impedir mais corte de salários na política, é uma boa medida. Quanto menos ganharem, menos atraente será para cativar gente de qualidade profissionalmente neste país, para a política.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,973
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Perdão, não me fiz entender bem. Eu quis dizer que o problema está na escolha da ministra e no facto de o governo nada melhorar no tocante da saúde, ao contrário das diversas promessas em campanha.

O SNS está a morrer - caso não exista uma reforma estrutural nos próximos 10 anos, vai definitivamente para a cova. Uma pena, porquanto foi e é uma das melhores coisas que o 25 de abril trouxe.
Saude, educação e Segurança publicas estão todos a decair de forma acelerada, e não há reforma que vá impedir esse declínio, a restruturação vai acontecer mas para caminhar para outra coisa.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,973
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Qual seria o contexto?
Aumento da esperança média de vida?
Maior população?
Esperança de vida maior, tratamentos mais caros, pessoas que vêm de fora usar o sistema, aposta em industrias de baixo valor que produzem rendimentos baixos..

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,435
6,431
Esperança de vida maior, tratamentos mais caros, pessoas que vêm de fora usar o sistema, aposta em industrias de baixo valor que produzem rendimentos baixos..
Eu acrescentaria um facto que potenciou muito este degradar do SNS nos últimos 10/15 anos.
O facto de várias empresas de maior dimensão para empolar as remunerações aos trabalhadores e ter benefícios fiscais com isso, oferecer seguros de saúde aos colaboradores.
Isso criou uma necessidade de profissionais nas instituições privadas de saúde e consequentemente a pagar melhor a esses profissionais( hoje em dia um médico no privado ganha 3x mais que um médico no SNS).
Dou te um exemplo: Eu tenho advancecare para mim, mulher e para o filho.
Se for ao H não pago mas se for a uma consulta numa CUF ou Lusíadas pago entre 33 a 20€ por consulta.
Ora fazendo contas muito rápidas, não podes pagar o mesmo a profissionais que prestam um serviço tendencialmente gratuito do que aqueles que se fazem pagar por 20/30 €
Isso não existe em lado nenhum.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,973
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu acrescentaria um facto que potenciou muito este degradar do SNS nos últimos 10/15 anos.
O facto de várias empresas de maior dimensão para empolar as remunerações aos trabalhadores e ter benefícios fiscais com isso, oferecer seguros de saúde aos colaboradores.
Isso criou uma necessidade de profissionais nas instituições privadas de saúde e consequentemente a pagar melhor a esses profissionais( hoje em dia um médico no privado ganha 3x mais que um médico no SNS).
Dou te um exemplo: Eu tenho advancecare para mim, mulher e para o filho.
Se for ao H não pago mas se for a uma consulta numa CUF ou Lusíadas pago entre 33 a 20€ por consulta.
Ora fazendo contas muito rápidas, não podes pagar o mesmo a profissionais que prestam um serviço tendencialmente gratuito do que aqueles que se fazem pagar por 20/30 €
Isso não existe em lado nenhum.
O problema é esse e o facto de se poder imigrar, isso faz com que não se seja obrigado a trabalhar por meia duzia de tostões e em más condições....

A CUF paga muito mal aos médicos.