O Francês até 1974, e talvez até final dos anos 70 tinha 5 anos de aprendizagem e o o inglês apenas 3.
E passo a explicar; havia a escola (1ª até à 4ª classe), 1º e 2º ano do liceu tinha apenas francês e 3º, 4º e 5º francês e inglês. o 6º e o 7º ano tinham francês para quem optasse por românicas, e inglês e alemão para quem optasse por essas línguas.
Depois, já não sei em que ano mudou-se para outra denominação ou seja 1º, 2º,3º, 4º ano escolaridade, depois 5º 6º 7º 8º 9º, 10ºe 11º e acrescentou-se o 12º ano que não existia antes. Eu fui para a faculdade com o 7º ano e não havia numerus clausus , agora tem que se ter o 12ºano que corresponde a um 8º que não existia.
Por favor em numerus clausus o Marcello Caetano entrou para a faculdade com média de 10, o mínimo, e tornou-se um insigne professor de Direito com várias obras publicadas ainda hoje lidas.
O Montenegro que nasceu em 1973 já é da geração atual e deve ter tido apenas 2 anos de francês creio.
Tenho mais 20 anos que ele e sou do "ensino antigo". Com 21 anos já era licenciado (5 anos naqueles tempos e 6 em Medicina).
Falo melhor inglês que francês por ter raízes paternas inglesas, em minha casa falava-se as duas línguas português e inglês mas o meu avô nunca falou bem português, francês falo e escrevo fácil e no ano de 1984 aprendi hebraico por ter ido para Israel cerca de 18 anos, é uma lingua fácil de aprender.