Actualidade Nacional

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,597
3,822
é exactamente o mesmo, nem vou estar aqui a discutir semântica.
o que estás a dizer é que devemos normalizar a mentira de um deputado. não é uma "merda", é algo grave, que se passou no parlamento, não numa tasca.
Não disse nada disso. O que disse foi que ânsia de andar sempre à procura de rabos de palha no chega acaba por ser contraproducente na luta contra este partido.

Mas quem sou eu? Os entendidos que façam o que acham ser melhor.
Os resultados têm sido satisfatórios para a democracia. Sem dúvida.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,948
11,577
Esmoriz
Não disse nada disso. O que disse foi que ânsia de andar sempre à procura de rabos de palha no chega acaba por ser contraproducente na luta contra este partido.

Mas quem sou eu? Os entendidos que façam o que acham ser melhor.
Os resultados têm sido satisfatórios para a democracia. Sem dúvida.
Certo.

O que me chateia mais na retórica do chega é a obsessão com o corpo e os orgãos reprodutores das outras pessoas.

Última edição:

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,597
3,822
Certo.

O que me chateia mais na retórica do chega é a obsessão com o corpo e os orgãos reprodutores das outras pessoas.
Deve ser uma tara dos conservadores.
Sempre a querer mandar no corpo dos outros.

Eu aceito que haja quem seja contra o aborto ou mudanças de sexo e todos esses temas. Não aceito é que obriguem a pensar da mesma forma que eles.

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
11,158
15,521

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,820
29,136
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,455
26,983
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu gostava era de saber porque destruíram o antigo campo que existia para depois ficar lá um espaço que agora está ao abandono..
O prof. que aparece no jornal pertencia ao basket do FCP.. não sei se ainda faz parte..

O ginásio cheio de água acaba por ser bom para se treinar outros desportos mais aquáticos..
Luis Geirinhas.
Foi meu professor lá na escola. Fez parte da equipa técnica do Luis Magalhães, há uns 20 anos atrás.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,820
29,136
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Luis Geirinhas.
Foi meu professor lá na escola. Fez parte da equipa técnica do Luis Magalhães, há uns 20 anos atrás.
Exato. Era um tipo porreiro. Um bocado nariz empinado mas lembro que chegou a levar alguns jogadores à escola, salvo erro.

• Like
Reações: Raba

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,948
11,577
Esmoriz
  • Like
Reações: MiguelDeco

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,546
2,146
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Provavelmente o Montenegro pensava que nunca iria chegar a PM... Não o condeno, também nunca pensei que ele lá chegasse.
Há gajos bem preparados - lembro-me do Durão Barroso que falava um inglês e um francês perfeitos - e depois há gajos que tiraram apenas o nível de inglês técnico ao Sábado...
Bom, mil vezes um Montenegro que não sabe inglês do que um Cherne poliglota... temos uma tendência para nos esquecermos das ações e omissões mais antigas dos políticos.

De todo o modo, na época do Montenegro, a segunda língua era o francês. Gostaria de vê-lo a falar baguetês.

• Like
Reações: Yggyfcp

maliano

Bancada central
27 Fevereiro 2022
1,786
4,849
Conquistas
3
É aproveitar enquanto existe, é uma tradição que se irá perder com o decorrer das gerações, muito provavelmente

Última edição:
  • Like
Reações: ManuSantiFCP

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,314
3,888
Vamos criar aqui um grupo de trabalho interno para analisar o trabalho do grupo externo com vista à adoção de medidas que visem a adoção de um novo grupo de trabalho.

Governo fez marcha atrás na proposta para integração das comunidades ciganas | Ciganos | PÚBLICO

Estou a adorar o governo Montenegro, admito.
Mas isso é a política portuguesa a funcionar normalmente. Não é por acaso que "fazer que faz" e "só para inglês ver" são expressões repetidas 25 000 vezes por dia entre o Minho e a ilha do Corvo, segundo as melhores estimativas.
E não será só em Portugal. Aposto que se procurasse bem encontrava no Yes, Minister um gag ilustrativo disso mesmo para o Reino Unido.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,314
3,888
Bom, mil vezes um Montenegro que não sabe inglês do que um Cherne poliglota... temos uma tendência para nos esquecermos das ações e omissões mais antigas dos políticos.

De todo o modo, na época do Montenegro, a segunda língua era o francês. Gostaria de vê-lo a falar baguetês.
O francês deixou de ser a segunda língua a partir dos anos 70. Nos anos 80 a maioria dos putos preferia aprender inglês para tentar perceber o que a boazuda da Madonna queria dizer com aquilo do like a virgin, touched for the very first time. Eu sei porque estava lá e vi.

• Like

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,546
2,146
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O francês deixou de ser a segunda língua a partir dos anos 70. Nos anos 80 a maioria dos putos preferia aprender inglês para tentar perceber o que a boazuda da Madonna queria dizer com aquilo do like a virgin, touched for the very first time. Eu sei porque estava lá e vi.
Não vivi nessa época, mas tanto quanto sei, essa mudança do primado do francês para o do inglês começou com o governo Cavaco, que reduziu a obrigatoriedade de aprendizagem de segunda língua de duas línguas (francês e inglês) para apenas uma.

Tendo o Montenegro 51 anos, assumo que é uma hipótese válida que saiba falar melhor francês, porquanto:

1. Apesar da maior influência da cultura anglo-saxónica, o francês ainda havia sido a língua dominante em Portugal na década anterior, além dos inúmeros emigrantes portugueses em França (que para lá emigraram em força perante a Guerra Colonial)

2. Existiam mais professores de francês do que de inglês.

3. O francês, entre nós europeus, constituía a língua diplomática por excelência.

Numa breve síntese, diria que no início dos anos 80 as duas línguas ainda se encontravam numa situação de paridade, mas ao longo da década, o inglês tornou-se inequivocamente a (segunda) língua dominante.

Confesso também que atribuía outra idade ao Montenegro, talvez por ainda achar bizarro que quase todos os líderes políticos tenham nascido perto ou depois do 25 de abril.

• Like

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,314
3,888
Não vivi nessa época, mas tanto quanto sei, essa mudança do primado do francês para o do inglês começou com o governo Cavaco, que reduziu a obrigatoriedade de aprendizagem de segunda língua de duas línguas (francês e inglês) para apenas uma.

Tendo o Montenegro 51 anos, assumo que é uma hipótese válida que saiba falar melhor francês, porquanto:

1. Apesar da maior influência da cultura anglo-saxónica, o francês ainda havia sido a língua dominante em Portugal na década anterior, além dos inúmeros emigrantes portugueses em França (que para lá emigraram em força perante a Guerra Colonial)

2. Existiam mais professores de francês do que de inglês.

3. O francês, entre nós europeus, constituía a língua diplomática por excelência.

Numa breve síntese, diria que no início dos anos 80 as duas línguas ainda se encontravam numa situação de paridade, mas ao longo da década, o inglês tornou-se inequivocamente a (segunda) língua dominante.

Confesso também que atribuía outra idade ao Montenegro, talvez por ainda achar bizarro que quase todos os líderes políticos tenham nascido perto ou depois do 25 de abril.
Na cultura e na diplomacia portuguesa o francês foi rei até aos anos 50/60. A transição começou nos anos 70, e no final dos anos 90 o francês já era apenas uma curiosidade. Quando eu na escola escolhi aprender inglês em vez de francês em 1980 ainda não fazia parte da maioria, mas já não andaria muito longe disso.

• Like
Reações: joaovilasboas

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,151
15,818
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Francês até 1974, e talvez até final dos anos 70 tinha 5 anos de aprendizagem e o o inglês apenas 3.
E passo a explicar; havia a escola (1ª até à 4ª classe), 1º e 2º ano do liceu tinha apenas francês e 3º, 4º e 5º francês e inglês. o 6º e o 7º ano tinham francês para quem optasse por românicas, e inglês e alemão para quem optasse por essas línguas.
Depois, já não sei em que ano mudou-se para outra denominação ou seja 1º, 2º,3º, 4º ano escolaridade, depois 5º 6º 7º 8º 9º, 10ºe 11º e acrescentou-se o 12º ano que não existia antes. Eu fui para a faculdade com o 7º ano e não havia numerus clausus , agora tem que se ter o 12ºano que corresponde a um 8º que não existia.
Por favor em numerus clausus o Marcello Caetano entrou para a faculdade com média de 10, o mínimo, e tornou-se um insigne professor de Direito com várias obras publicadas ainda hoje lidas.
O Montenegro que nasceu em 1973 já é da geração atual e deve ter tido apenas 2 anos de francês creio.
Tenho mais 20 anos que ele e sou do "ensino antigo". Com 21 anos já era licenciado (5 anos naqueles tempos e 6 em Medicina).
Falo melhor inglês que francês por ter raízes paternas inglesas, em minha casa falava-se as duas línguas português e inglês mas o meu avô nunca falou bem português, francês falo e escrevo fácil e no ano de 1984 aprendi hebraico por ter ido para Israel cerca de 18 anos, é uma lingua fácil de aprender.

Última edição:

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,314
3,888
O Francês até 1974, e talvez até final dos anos 70 tinha 5 anos de aprendizagem e o o inglês apenas 3.
E passo a explicar; havia a escola (1ª até à 4ª classe), 1º e 2º ano do liceu tinha apenas francês e 3º, 4º e 5º francês e inglês. o 6º e o 7º ano tinham francês para quem optasse por românicas, e inglês e alemão para quem optasse por essas línguas.
Depois, já não sei em que ano mudou-se para outra denominação ou seja 1º, 2º,3º, 4º ano escolaridade, depois 5º 6º 7º 8º 9º, 10ºe 11º e acrescentou-se o 12º ano que não existia antes. Eu fui para a faculdade com o 7º ano e não havia numerus clausus , agora tem que se ter o 12ºano que corresponde a um 8º que não existia.
Por favor em numerus clausus o Marcello Caetano entrou para a faculdade com média de 10, o mínimo, e tornou-se um insigne professor de Direito com várias obras publicadas ainda hoje lidas.
O Montenegro que nasceu em 1973 já é da geração atual e deve ter tido apenas 2 anos de francês creio.
Tenho mais 20 anos que ele e sou do "ensino antigo". Com 21 anos já era licenciado (5 anos naqueles tempos e 6 em Medicina).
Falo melhor inglês que francês por ter raízes paternas inglesas, em minha casa falava-se as duas línguas português e inglês mas o meu avô nunca falou bem português, francês falo e escrevo fácil e no ano de 1984 aprendi hebraico por ter ido para Israel cerca de 18 anos, é uma lingua fácil de aprender.
Quando eu entrei para o 1º ano do liceu (ciclo preparatório se chamava na altura) em 1979, já havia a opção inglês ou francês. Devo ter apanhado o ano da transição da francofonia para a anglofonia.