Europa League, League Phase; 4ªJ. SS Lazio vs FC Porto 2-1

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,445
5,472
Opá, tanta conversa sobre solidificar a equipa, processos e o crl

O Lage chega ao fific (o Lage, crl) e em 2 jogos a equipa parece outra. Ontem temos o jogo controlado até aos 80 minutos, o desastre aproxima-se a partir dessa altura e a resposta do treinador é meter o Franco a correr a pressionar o guarda-redes adversário sozinho, o Galeno a fazer piscinas e a equipa a perder sistematicamente bolas na saída da nossa área. E não é preciso ser um génio do treinamento para saber que ia dar merda. Mal ou bem, o SC naquelas condições de ontem tinha metido um terceiro central aos 85 minutos, íamos jogar um futebol de lixo a partir daí mas seria quase impossível sofrermos um golo. Quisemos jogar futebol de autor até ao fim, olha, fodemo-nos, acontece.
A sério? O Lage? Viste o jogo contra o bayern?

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,452
16,833
Isso é uma consequência da era PdC.

Repara, como mencionaste e bem, em 2008 até um Cissokho chegava para tapar o lado esquedo, porque havia uma linha defensiva estável e consolidada pelo tempo. Mas deixámos de conseguir segurá-los e vai levar algum tempo até voltarmos a fazê-lo.

Basta ver que a única equipa dos grandes que segurou os melhores jogadores este ano é aquela que está a ter mais sucesso. As outras duas estão a penar a saída de alguns jogadores que faziam a diferença com o Chico e o Neves.
Continuo a dizer... não há desculpa para o meio-campo de ontem. E isso são opções.
Há um ano atrás, o pessoal reclamava muito, mas tinhamos o Varela e Eustáquio a titulares porque eram os únicos dois médios em forma, e a aguentar mais de 30 minutos... agora meter aquele meio campo, quando o Varela está em má forma... tem sido mau demais... "felizmente" não estamos na champions, porque nem quero imaginar os resultados...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,490
18,865
Vila Nova de Gaia, 1975

O Lage chega ao fific (o Lage, crl) e em 2 jogos a equipa parece outra. Ontem temos o jogo controlado até aos 80 minutos, o desastre aproxima-se a partir dessa altura e a resposta do treinador é meter o Franco a correr a pressionar o guarda-redes adversário sozinho, o Galeno a fazer piscinas e a equipa a perder sistematicamente bolas na saída da nossa área. E não é preciso ser um génio do treinamento para saber que ia dar merda. Mal ou bem, o SC naquelas condições de ontem tinha metido um terceiro central aos 85 minutos, íamos jogar um futebol de lixo a partir daí mas seria quase impossível sofrermos um golo. Quisemos jogar futebol de autor até ao fim, olha, fodemo-nos, acontece.
Esta equipa também parece outra em relação a do ano passado.

Engraçado está a criticar-se a falta de coragem e dizer-se que se devia por mais um central e defender no buraco até ao fim estando... empatados...

• Like
  • Love
Reações: Emanujor e mesenga

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
5,953
12,089
Conquistas
1
  • Bobby Robson

O Lage chega ao fific (o Lage, crl) e em 2 jogos a equipa parece outra.
Isto é uma ideia algo enganadora, na minha opinião. É verdade que objetivamente o benfica passou a ganhar jogos e a jogar melhor quando o Lage chegou mas, além do efeito da chicotada que no caso deles parece funcionar sempre bem, acho que o Lage apenas apanhou a boleia daquele que foi realmente o elemento diferenciador para eles, o Artukoglu.

Chegaram ambos na mesma altura, com dias de diferença. E a grande diferença para mim foi o turco, não propriamente o Lage, mas como o Lage é o treinador é natural que absorva o mérito. Mas continuo a achar que ele não revolucionou tanto aquilo como se pensa. Os gajos acertaram foi em cheio no turco, quase como nós acertámos no Samu.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,254
5,304
O plantel, não o 11... penso que fui claro... Pedriger, Benitez, Lino, Bolatti, Madrid, Tomás Costa, João Paulo, Ezequias, etc... e na altura, a nossa formação não dava frutos nenhuns.
Como escrevi, era grande 11, mas a maioria das segundas linhas eram anedóticas...
Eu percebi. Agora também acho que já disse e reforço ele na maioria das vezes teve os principais jogadores disponíveis não teve de recorrer muito a segundas linhas e isso deu para ter sucesso. Aliás quando teve de socorrer-se de segundas linhas teve alguns resultados catastróficos, por exemplo contra o Arsenal, no fundo como é normal porque os treinadores nao fazem milagres.

Aliás se dessem a escolher entre os planteis do Jesualdo e o deste ano eu preferia ter os do Jesualdo mesmo tendo consciência dessa debilidade nas segundas linhas até porque este ano algumas das segundas linhas também deixam muito a desejar.

Como vês percebi o teu ponto de vista agora o meu também não é difícil de perceber.

• Like
Reações: Vinha

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
5,953
12,089
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Essa cena já vem muito de trás, há uma certa desvalorização intrínseca em relação à Liga Europa, no passado era quase desvalorizado porque "somos equipa de Champions"!
Concordo muito com isto. Até porque na Champions não fizemos nem de perto a mesma miséria de registo como fizemos aqui.

• Like
Reações: Edgar Siska

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,254
5,304

Aí concordo. Acho que devia ter sido menos audaz.

O curioso que se leres algumas críticas aqui dizem que foi cagao, quando foi mesmo o contrário.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,676
45,202
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Essa cena já vem muito de trás, há uma certa desvalorização intrínseca em relação à Liga Europa, no passado era quase desvalorizado porque "somos equipa de Champions"!
Obviamente, mas essa abordagem e linha de raciocínio tem que mudar,pois somos o FC Porto, um clube com sete títulos internacionais e que necessita de valorizar os seus jogadores para os vender ,dado o estado das nossas finanças.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,445
5,472
Obviamente, mas essa abordagem e linha de raciocínio tem que mudar,pois somos o FC Porto, um clube com sete títulos internacionais e que necessita de valorizar os seus jogadores para os vender ,dado o estado das nossas finanças.
Exatamente, temos um legado a defender, e provavelmente a segunda final mais épica do nosso historial, a de Sevilha, de a respeitar e honrar!

• Like
Reações: Indiana Jones

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
5,953
12,089
Conquistas
1
  • Bobby Robson
É curioso que para dizermos o "sete" nos títulos internacionais temos de meter as Ligas Europas mas depois encaramos aquilo como se fosse a Taça da Liga Europeia. Mas eu acredito que essa mentalidade mude com AVB. Este primeiro ano europeu está a correr mal mais pela inexperiência do que por imposição do treinador.

O SC, esse sim, não gostava muito da prova e no ano em que teve a melhor equipa desistiu deliberadamente da Liga Europa como forma de protesto pela saída do Diaz. Essa merda ainda me está atravessada.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,452
16,833
Eu percebi. Agora também acho que já disse e reforço ele na maioria das vezes teve os principais jogadores disponíveis não teve de recorrer muito a segundas linhas e isso deu para ter sucesso. Aliás quando teve de socorrer-se de segundas linhas teve alguns resultados catastróficos, por exemplo contra o Arsenal, no fundo como é normal porque os treinadores nao fazem milagres.

Aliás se dessem a escolher entre os planteis do Jesualdo e o deste ano eu preferia ter os do Jesualdo mesmo tendo consciência dessa debilidade nas segundas linhas até porque este ano algumas das segundas linhas também deixam muito a desejar.

Como vês percebi o teu ponto de vista agora o meu também não é difícil de perceber.
Hoje em dia talvez fosse difícil ter sucesso só com um 11 muito bom (na maioria dos anos andou sempre manco na lateral esquerda). O volume de jogos é superior actualmente. Não só o clube tem mais jogos, como as selecções têm mais jogos.

• Like
Reações: Emanujor

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,254
5,304
Isto é uma ideia algo enganadora, na minha opinião. É verdade que objetivamente o benfica passou a ganhar jogos e a jogar melhor quando o Lage chegou mas, além do efeito da chicotada que no caso deles parece funcionar sempre bem, acho que o Lage apenas apanhou a boleia daquele que foi realmente o elemento diferenciador para eles, o Artukoglu.

Chegaram ambos na mesma altura, com dias de diferença. E a grande diferença para mim foi o turco, não propriamente o Lage, mas como o Lage é o treinador é natural que absorva o mérito. Mas continuo a achar que ele não revolucionou tanto aquilo como se pensa. Os gajos acertaram foi em cheio no turco, quase como nós acertámos no Samu.
Mesmo turco faz a diferença naqueles jogos que eles são superiores. Quando apanharam equipas que os bloquearam como em Munique e em casa contra o Feyenoord o turco não fez nada de relevante. OK marca contra os Holandeses mas é um golo fácil e de resto não fez mais nada.

O Turco já deu para perceber é um jogador de remate fácil, colocado e de diagonais curtas. Quando o Benfica não consegue criar jogo e tem de jogar mais atrás o turco desaparece do jogo porque ao contrário do Rafa não tem a velocidade com bola que o Rafa tem e assim não consegue esticar o jogo.

A verdade é que o Benfica com Lage nos 2 jogos de maior dificuldade não tem sucesso. E não trago a conversa o jogo contra o Atlético porque neste momento o Atlético deixa muito a desejar e o Porto se fosse defrontar o Atlético nesta altura também tinha grandes hipóteses de os bater e com algum a vontade.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,515
10,877
Esmoriz
eheh, recebo logo 4 respostas em 5 minutos por ter falado no Lage. vocês precisam de relaxar quando se fala no nosso fific.

O benfica antes do Lage andava com dificuldades em ganhar em casa a equipas do nível do Gil Vicente e tinha lerpado em Famalicão. Duas semanas depois estava a dar 4 ao Patético em casa. A mudança de chip não é uma coisa que seja assim tão demorada. Ou alguém está à espera que de repente, o fific vá jogar a Munique de igual para igual?

Isto para dizer, que um bom treinador não anda com desculpas de plantel 4 meses depois da época começar. Um bom treinador identifica logo os pontos fracos e fortes da equipa. Aquilo que aconteceu ontem ao minuto 92 qualquer um de nós (sem curso de treinador e sem perceber bolha de bola) pressentia sentado no sofá da sala. A partir do minuto 80 só não sofreríamos um golo por milagre. E porquê? Porque basicamente não estávamos a conseguir fazer o nosso jogo e estávamos a insistir sempre no mesmo erro. Até poderíamos sofrer golo na mesma porque o futebol é um jogo, e blablabla acontecem coisas aleatórias, mas ontem perdemos por culpa própria, não perdemos por um acaso, não há mal nenhum em identificar isso.

• Like
Reações: LeoMessi

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,254
5,304
Hoje em dia talvez fosse difícil ter sucesso só com um 11 muito bom (na maioria dos anos andou sempre manco na lateral esquerda). O volume de jogos é superior actualmente. Não só o clube tem mais jogos, como as selecções têm mais jogos.
Concordo. Mas dava sempre jeito ter mais qualidade para formar um onze. Por exemplo dava muito jeito ter um excelente extremo direito agora como havia na altura do Jesualdo.

Neste momento faças o que fizeres tens sempre um problema na ala direita porque falta ali um elemento diferenciador e isso condiciona sempre.

• Like
Reações: Vinha

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,176
865
Conquistas
1
  • Rui Filipe
O sporting em tres toques isola o Gyo nas linhas, nos temos o Samu, e anda ali perdido no meio dos centrais e a fazer tabelas no meio com eles pedrogulhos nos pés.
Até o Conceição aproveitava melhor o Marega

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
5,953
12,089
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Mesmo turco faz a diferença naqueles jogos que eles são superiores.
Mas essencialmente é isso que ganha campeonatos. O Jonas era igual. Contra nós e contra os lagartos nunca aparecia mas nos jogos onde os campeonatos se ganham e perdem lá estava ele. Ter um jogador assim faz muita diferença.

Nós por exemplo temos um que às vezes até aparece em jogos grandes mas passa ao lado de 40% dos jogos contra pequenos: Galeno. Esses fazem momentos, não fazem campeonatos.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,452
16,833
Concordo. Mas dava sempre jeito ter mais qualidade para formar um onze. Por exemplo dava muito jeito ter um excelente extremo direito agora como havia na altura do Jesualdo.

Neste momento faças o que fizeres tens sempre um problema na ala direita porque falta ali um elemento diferenciador e isso condiciona sempre.
Sim, de acordo. Foi o mesmo problema que o VP teve. Num ano não tinha nenhuma opção válida para avançado centro... e na época seguinte, recebe o avançado, mas não tinha nenhum extremo de jeito.

Mas esse aspecto é uma explicação para algumas dificuldades no ataque da equipa. Já em termos de equilíbrio defensivo, parece-me passar muito pelas opções de meio-campo.
Como escrevi no início do jogo, tinha ideia que o Varela precisava mais de descanso que o Nico... e um meio-campo com Eustáquio e Nico na forma actual, funciona bem.
Se precisava de poupar mesmo o Nico para Domingo, talvez um meio-campo Varela e Vasco fosse mais aconselhável.... e mesmo só para não ter mudanças radicais, porque até me parece que o Eustáquio está em melhor forma que o Varela... mas penso que nunca tivemos o Eustáquio a 6 e o Vasco mais à frente...

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
534
760

Futurologia? O que te garante que se ele metesse o Zé Pedro que segurávamos o resultado? Se ele tivesse metido o Zé e tivéssemos sofrido na mesma o segundo golo, se calhar estavas aqui a dizer que o VB tinha mentalidade de equipa pequenina porque colocou um central quando até estávamos bem no jogo (não a controlar mas seguros).

Eu também preferia que tivesse entrado o Mora ou o Vasco na substituição do Vieira mas nada me garante que segurava o resultado. E sim, porque nunca sofremos golos a acabar na Era do SC 🙄