Chamar "cepalhada" aos nossos jogadores é sempre depreciativo e não consigo concordar com isso.Quando um gajo imagina alguma rotaçao percebe-se logo as limitaçoes do plantel.
Ha potencial para formar um onze interessante com potencial de crescimento (aquele do jogo nas Aves e com o Estoril) mas quando é para mexer fica complicado.
Basicamente temos Joao Mario, Eustaquio e agora Galeno como opçoes de banco decentes/boas.
Mora é um super talento mais ainda está verdinho.
Zé Pedro/Otavio é no limite do aceitavel mas nao para jogarem ao mesmo tempo.
Gul tem caracteristicas interessantes mas nota-se que ainda está verdinho. Devia estar a jogar na B e a alternativa ao Samu ser melhorzita mas entendo o nosso contexto.
De resto, de uma maneira ou de outra, sao jogadores indignos desta camisola. Herança pesadissima. E que custou milhoes.
Franco, Jaime, Grujic, Navarro. Nestes 4 gastamos um pouco mais de 30 milhoes. Inacreditavel. E ainda ha o Borges que embora da casa lixou-nos 10 milhoes com a recusa em ir para o Strasbourg.
Com esses 40 milhoes nas maos de AVB nao é dificil imaginar que o plantel iria ter uns upgrades.
Assim ficamos com cepalhada (descupem o termo mas nao ha outra forma de classificar) que ninguem quer a nao ser eventualmente por empréstimo sem custos e que ao mesmo tempo pouco ou nada acrescenta.
A época é longa e até ha mais 2 jogos de Liga Europa no final de janeiro. E a final four da taça da liga no inicio de janeiro.
Os bons nao vao poder jogar sempre caso contrario vao rebentar.
VB vai ter de fazer uma gestao extremamente meticulosa e tirar minutos sempre que possivel aos jogadores de jeito quando o resultado estiver mais ou menos tranquilo em jogos contra adversarios teoricamente (muito) inferiores.
Reduzir as correrias e a intensidade tambem vai ser necessario (por muito que os adeptos queiram ir sempre à procura de mais golos) em varios momentos.
Estou bastante agradado com o desenrolar da época mas acho que so apos a "restruturaçao" das segundas linhas é que poderemos carburar mais a sério.
Acredito mesmo que se formos rodando alguns elementos (não todos ao mesmo tempo) nem se notará grande diferença.
Numa equipa estabilizada, a troca de um ou dois elementos não tem impacto, e mesmo os "cepos" que mensionas não farão assim tão má figura.
CRamos, não é DCosta, mas também em Portugal, ninguém é igual ao DC, e em jogos de menor pressão dará certamente conta do recado.
JMario, embora defensivamente seja inferior ao Martim, ofensivamente não existe grande diferença entre os dois. Gostava até de ver os dois, um jogo ou outro, a tomarem conta do lado direito.
Moura, foi efetivamente um upgrade no lado esquerdo, mas Wendell, não será assim tão mau (ainda há pouco tempo foi à seleção do Brasil).
ZPedro/Otavio são efetivamente piores jogadores que NPeres/TiagoD e provavelmente em dupla passaremos alguns calafrios, mas entrando em rotatividade numa defesa estável, de certeza não farão assim tão má figura.
Estáquio/Grujic, em momentos diferenciados de jogo e com oponentes de menores capacidades, serão sempre uma alternativa a AVarela (embora ache que Grujic já devesse ter saido do FCP).
Franco e IJaime, embora menos intensos do que Namaso (no meu entender), não são cepos. Franco foi dos melhores do Estoril e IJ do Famalicão, em épocas de forte impacto desses clubes na I Liga, e serão sempre uns bons suplentes. Embora me parece que IJ tem pouca disponibilidade para ser suplente.
VSousa, para mim é uma incógnita a sua saida dos convocados, pois do pouco que vi, via coisas boas (mas eu não sou o treinador).
GBorges, se fosse assim tão mau, não tinha um clube disposto a dar 10M por ele, e teve. Precisa de ser trabalhado mentalmente e talvez entrar na equipa com maior frequencia (não aos 88/90 min, ou quando a equipa está aflita).
Mora e Gul, precisam de crescer no jogo e acredito que durante a época irão ter oportunidades.
FNavarro, do pouco que vai jogando, sinceramente não consigo ver capacidade para jogar no FCP. Via mais vontade e arreguenho no TMartinez (este pelo menos sempre que entrava mexia qualquer coisa).
Uma equipa não pode viver só de titulares. Ter vinte titulares poderá ser um problema de balneário (veja-se nas galinhas o conflito timaria/neres).