Um homem se tem a consciência de que se andar a cometer crimes pode levar a que ele e a sua família sejam postos na rua, pode ser um grande incentivo a que não se cometam crimes. Não me parece assim tão polémico, é o mínimo dos mínimos.
Podemos ver outro exemplo, se um pai, chefe de família, deixa de pagar a prestação da casa, e a mesma é lhe retirada, que culpa têm a mulher e os filhos? Não há aqui também um incentivo ao cumprimento do contrato?
No fundo, não é assim que deve funcionar o mundo? Com responsabilização do indivíduo e das famílias?
Sim, sem dúvida.
Acho que se devia ir, aliás, mais longe.
Fazer como na China imperial, gajo que comete crime, é fazer a folha não apenas ao próprio mas aniquilar todo o clã.
Ora aqui temos um pequeno problema pois já não temos clãs, mas podemos ir pela árvore genealógica.
Parentescos directos nem se fala mas pode-se ir até aos primos em segundo/terceiro grau.
E não sei, caso os criminosos passem muito tempo no tasco ou no café antes praticarem os crimes.. não sei até que ponto não será também completamente razoável tentar incluir no pacote os amigos da vinhaça..
P.S: quem diz tasco/café, diz também restaurantes com estrelas Michelin, conselhos de administração, clubes de golfe, hotéis 5*, etc.