Actualidade Internacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,322
6,370
Um tema que domino mais é a obrigação das escolas adotarem medidas conexas com o direito à autodeterminação da identidade de género.

A Lei n.º 38 / 2018, de 7 de agosto (que não está totalmente em vigor), no seu artigo 12.º, estipula o seguinte:

Em primeiro lugar, cumpre desde já dizer que os números 1 e 3 deste artigo não estão em vigor por conferirem ao governo matérias de reserva parlamentar.

Depois, temos aqui vários problemas:

1. A lei obriga o Estado a adotar medidas no sistema educativo. O estudo por detrás desta lei diz-nos que «o masculino e o feminino são apresentados como criações de uma maioria cultural dominante que, através de um discurso hegemónico, perpetua desigualdades sociais e promove a opressão de uma classe sexual por outra» e que o «masculino e feminino tornam -se “artifícios à deriva”, sujeitos a tantas interpretações e significados quantos os indivíduos que existem» e não têm outro sustentáculo senão a vontade de cada indivíduo».

1.1. Ou seja, pressupõe que o único requisito é a vontade do titular deste direito, sem necessidade de qualquer diagnóstico prévio. Quer isto dizer que assenta na conceção do género enquanto construção social.

1.2. Neste sentido, temos uma violação flagrante do número 2 ,do artigo 43.º da Constituição, que preconiza o seguinte: «O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas».

1.3. Ora, resulta claro que, de facto, temos uma adesão a uma visão ideológica, sem qualquer coincidência com algo objetivo que lhe possa atribuir autoridade. Conforme decidiu o TC, «[A] Essa mesma visão está necessariamente subjacente a ideia, repetidas vezes afirmada na Lei n.º 38/2018, de que a identidade de género simplesmente se «manifesta» [cf. artigos 3.º, n.º 2, 5.º, 7.º, n.º 3, 12.º, n.º 1, alínea b), e n.º 2], sem qualquer substrato objetivo que a suporte.»

2. Outra questão controversa é o facto de prever a obrigação aos estabelecimentos de ensino privados de garantirem "as condições necessárias para que as crianças e jovens se sintam respeitados de acordo com a identidade de género e expressão de género".

2.1. Para este efeito, talvez seja relevante resgatar o número 5, do artigo 41.º da Constituição: «É garantida a liberdade de ensino de qualquer religião praticado no âmbito da respetiva confissão, bem como a utilização de meios de comunicação social próprios para o prosseguimento das suas atividades.»

2.2. Neste sentido, tal como o Estado não pode impor um ensino confessional no sistema público, também não pode impedir um ensino confessional no sistema privado.

2.3. O mesmo será dizer que, quaisquer que sejam as medidas adotadas - e convém enfatizar que a fórmula "condições necessárias" confere enorme discricionariedade ao órgão executivo para promover o que quer que seja -, tais não poderão vincular os estabelecimentos de ensino privados.

Este é, ademais, o entendimento do Tribunal Constitucional.
Aqui a questão não é o direito de se manifestar ou de sentir o que quer sentir.
Esse direito está consagrado e não tem nada a ver.
A questão é que para vincular a identidade de gênero como direito vai bater de frente com temas científicos e e de biologia básica como nós a conhecemos.
E há ainda poucos estudos nem desenvolvimentos suficientes para isso.
E enquanto não existir uma base sólida estudada e cientifica, a normalização da diferença não vai acontecer.

Cheue

12 Maio 2016
23,358
37,228
Conquistas
7
108
Não suporto esse pessoal do MAGA mas sinceramente não achei ofensivo a piada de Puerto Rico porque já vi imensos vídeos do Kill Tony e acho que ele mesmo quando disse a piada percebeu que não tinha caído bem, era um público diferente que ele tá habituado, faltou "read the Room"
é outro erro estarem a pegar nisso na campanmha...

é uma piada,
se fosse um gajo a dizer aquilo a sério tudo bem, mas é uma merda de uma piada.
mais um erro da campanha da Kamala.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,223
9,758
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Isto é a tua resposta a todos o comentários racistas do comício... ok.

Aquilo que mais me dá dó aqui é vocês não ganharem tomates e não assumirem de uma vez por todas que são racistas. É que isso só simplifiava as conversas por aqui.
Isto é a minha resposta a quem, por exemplo, andou aqui a espalhar discurso de ódio aos algarvios depois das últimas eleições legislativas.

O que vocês mais queriam era andar aqui a dizer merda todos os dias sem resposta. Sou a favor do vosso direito de dizer as asneiras que quiserem com a habitual hipocrisia que vos caracteriza mas esse papel de santinhos... Poupem-me.

E volto a dizer, chama-me racista à vontade, vindo de ti é uma medalha. A verdade é que eu nunca falei aqui sobre estrangeiros da mesma maneira que vocês falam sobre os portugueses.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,555
6,810
45
Lisboa
Isto é a minha resposta a quem, por exemplo, andou aqui a espalhar discurso de ódio aos algarvios depois das últimas eleições legislativas.

O que vocês mais queriam era andar aqui a dizer merda todos os dias sem resposta. Sou a favor do vosso direito de dizer as asneiras que quiserem com a habitual hipocrisia que vos caracteriza mas esse papel de santinhos... Poupem-me.

E volto a dizer, chama-me racista à vontade, vindo de ti é uma medalha. A verdade é que eu nunca falei aqui sobre estrangeiros da mesma maneira que vocês falam sobre os portugueses.
Vá assume lá que és racista. Não é assim tão difícil e toda a gente com dois dedos de testa que lê o que vais escrevendo sabe que és. Chega-te à frente.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,322
6,370
Vocês concordam com isso das casas de banho mistas nas escolas?
Por uma questão de saúde pública não.
As pessoas com órgão sexual feminino para fazerem as suas necessidades é necessário sentarem se, enquanto as pessoas de orgão sexual masculino não é necessário sentarem se durante uma das necessidades em particular.
Está diferença expõe as pessoas de orgão sexual feminino ao risco de maiores doenças.
Aliás não é por acaso que as casas de banho direcionadas para pessoas com orgão sexual masculino tem 2 estruturas diferentes para as 2 diferentes necessidades fisiologicas

• Like
Reações: Filipe Mendes

ManuSantiFCP

O legado do Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
9,994
14,483
Para assinalar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Monnaie de Paris lançou três moedas - duas de ouro e uma de prata - dedicadas ao autor de “Os Lusíadas”. As moedas de 20, 50 e 200 euros apresentam o rosto de Camões rodeado de ondas e de símbolos das aventuras marítimas portuguesas, nomeadamente uma caravela com a Cruz da Ordem de Cristo, e um emblema constituído por uma pena e uma espada, evocando os 16 anos que o poeta passou no mar a viajar pelo Oriente. “O olho direito, que perdeu numa batalha em Marrocos, aos 23 anos, está fechado”, anunciou a Casa da Moeda francesa.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,433
28,517
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A malta do chega e os seus acólitos vai ficar confundida com estas eleições que se aproximam.
Se por um lado andaram a defender a Ucrânia e a defesa intransigente da integralidade do território da mesma, agora têm a possibilidade de virem a ter que defender um amigo do partido que defende, e pode vir a aplicar, imagine-se.

1 - Afinal o Putin é um tipo porreiro
2 - Afinal o culpado da guerra e do início da mesma era o Zelensky
3 - Afinal a Ucrânia tem é que abrir as pernas e assumir a derrota e submeter-se aos russos rápido.

Não existe um único jornalista que se lembre de perguntar sobre esta possibilidade de backflip moral que vem a caminho?

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,804
6,691
Bragança
A malta do chega andou a defender a Ucrânia....lol...e os outros não ?
Não o teu partido não defendeu...nem defende, isso nos sabemos. Nem tu defendes. Tu defendes o Putin.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,804
6,691
Bragança
Como é que te coube a carapuça tão bem? Não eras eleitor da IL?
Sou de quem eu quiser. Hoje posso votar assim, amanhã assado. Não estou agarrado a nenhum partido.
A mim não me serviu a carapuça, porque todos os partidos defenderam a Ucrânia desde início, menos dois.
Os que defendem Putin, por norma estão sempre a chorar por Gaza.... Como se não Ucrânia não tivesse já morrido três ou quatro vezes mais pessoas. Mas só os aflige Gaza.
É como os que esmifraram tudo sobre Odair.
Mas não sabem quantos filhos tem o condutor queimado no autocarro...como se chama, quantos filhos tem, quanto dinheiro vai perder por mês por estar de baixa....
Os hipócritas do costume...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,406
10,742
Esmoriz
Sou de quem eu quiser. Hoje posso votar assim, amanhã assado. Não estou agarrado a nenhum partido.
A mim não me serviu a carapuça, porque todos os partidos defenderam a Ucrânia desde início, menos dois.
Os que defendem Putin, por norma estão sempre a chorar por Gaza.... Como se não Ucrânia não tivesse já morrido três ou quatro vezes mais pessoas. Mas só os aflige Gaza.
É como os que esmifraram tudo sobre Odair.
Mas não sabem quantos filhos tem o condutor queimado no autocarro...como se chama, quantos filhos tem, quanto dinheiro vai perder por mês por estar de baixa....
Os hipócritas do costume...
Certo, mas eu estou a falar directamente para ti. Votas liberal mas defendes o Ch, como se tivesses vergonha em te assumir.

Tu estás a falar para moinhos de vento. Odeio Putin (ao contrário do teu amigo Trump), as vitimas de Gaza e da Ucrânia têm a minha solidariedade (enfim, dentro do possível),é impossível ficar indiferente a inocentes mortos (sejam de Gaza, judeus, da Siria ou do Irão), gostava de ver esclarecidos os motivos da morte do Odair e as pessoas do bairro têm a minha simpatia e estaria na manif com toda a certeza se vivesse em Lisboa (lá está, acredito que as pessoas que se manifestaram pacificamente no sábado são vitimas) e gostava de saber mais sobre o condutor ferido nos motins, para ajudar dentro do possível.

Hipocrisia é coisa que só vejo mesmo do teu lado.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,804
6,691
Bragança
Certo, mas eu estou a falar directamente para ti. Votas liberal mas defendes o Ch, como se tivesses vergonha em te assumir.

Tu estás a falar para moinhos de vento. Odeio Putin (ao contrário do teu amigo Trump), as vitimas de Gaza e da Ucrânia têm a minha solidariedade (enfim, dentro do possível),é impossível ficar indiferente a inocentes mortos (sejam de Gaza, judeus, da Siria ou do Irão), gostava de ver esclarecidos os motivos da morte do Odair e as pessoas do bairro têm a minha simpatia (lá está, acredito que as pessoas que se manifestaram no sábado são vitimas) e gostava de saber mais sobre o condutor ferido nos motins, para ajudar dentro do possível.

Hipocrisia é coisa que só vejo mesmo do teu lado.
Quais são as políticas que defendo do chega para me identificares ?
Sim estás muito preocupado, com o condutor e com aqueles que lhes arderam os carros e agora não têm dinheiro para outros....
Comentaste tanto sobre isso ...refletiu-se mesmo a tua preocupação com os direitos dessas pessoas.
Já agora, espero que estejam para breve detenções relacionadas com esses casos.
E com os vídeos que andaram a apelar a tudo isso ..esses são fáceis de identificar.