Actualidade Nacional

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,123
7,419
44
Lisboa
O taeser, basta ver nos episódios de COPS... tem muita pouca eficacia... basta um casaco mais grosso ou de cabedal e faz zero...se for alguém mais forte fisicamente, simplesmente arranca os grampos e volta á carga.
Sim, mas em alguns casos serve.
É como o cacetete, não serve para tudo e todos, mas em algumas situações...
Consoante a situação, a polícia deve utilizar o que melhor se adequa para a sua proteção e de outros.
Distância, arma utilizada pelo outro, comportamento perigoso ou não, etc...
O mal é estarem mal equipados, alguns e quando sentem perigo, agarram-se à arma.
Há pessoal que fala que devia apontar para as pernas, etc...mas só lá estando é que se pode saber se havia essa hipótese ou não.
Se o rapaz for para cima do policia e houver pouca distância, pode não ser possivel.
É complicado ser polícia e andar dentro de bairros deste tipo.
A polícia já vai com pressão para ali e do outro lado, devido a algum historial, também já se comportam de alguma forma de maneira +/- agressiva na presença da policia.
Quem viu lá sabe o que se passou neste caso.
Acho é que está sair fora de controlo, quando estes grupos começam a alargar o tipo de danos.
No passado, já houve situações que atacaram esquadra da policia. Tinham algo contra eles, após outra morte.
Agora, simplesmente atacam qualquer coisa, mesmo não estando ligado a polícia.
Só para provocar caos.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,123
7,419
44
Lisboa
se souberem quem são só têm que os prender...
... não sei quem é que ia criticar isso.

e é isso que têm que fazer.
não é meterem lá 300 policias só para as câmaras...
Olha que...
Havia pessoal a aplaudir, mas iam aparecer uns quantos a defender os criminosos pela maneira como foram presos.
É isso que não percebo. Como alguém defende pessoal armado e criar caos.
A desculpa é sempre racismo e excessos da parte da policia, etc...
Se existe pessoal violento, a polícia tem que se defender e atuar de forma adequada consoante o perigo.
Mas se para prenderem essas pessoas, se rebentam umas quantas portas e dão uns quantos "caldos" já existe excessos da policia... Para a opinião de algumas pessoas.

• Like
Reações: Dragon G

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,447
Conquistas
7
108
Olha que...
Havia pessoal a aplaudir, mas iam aparecer uns quantos a defender os criminosos pela maneira como foram presos.
É isso que não percebo. Como alguém defende pessoal armado e criar caos.
A desculpa é sempre racismo e excessos da parte da policia, etc...
Se existe pessoal violento, a polícia tem que se defender e atuar de forma adequada consoante o perigo.
Mas se para prenderem essas pessoas, se rebentam umas quantas portas e dão uns quantos "caldos" já existe excessos da policia... Para a opinião de algumas pessoas.
têm é que rebentar as portas certas...
...de suspeitos, não é ao calhas nem para intimidar.

a força têm que usar para prender a pessoa, só.

• Like
Reações: LR

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,269
1,669
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Estás a misturar factos com opiniões.
Tu achas que não há racismo na polícia e eu tenho a certeza que há.

Não misturei nada.

Eu disse que não há racismo generalizado ou institucional na polícia, não que não existe racismo de todo.

Até seria estúpido dizer que não existe racismo nas forças de segurança, uma vez que há racismo em todos os setores da nossa sociedade.

Se me comprovares, com estudos, que existe racismo institucional nas mais diversas entidades (PSP, GNR, PJ, etc.), então dar-te-ei a razão. Caso contrário, mantenho o que disse.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,420
126,791
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não misturei nada.

Eu disse que não há racismo generalizado ou institucional na polícia, não que não existe racismo de todo.

Até seria estúpido dizer que não existe racismo nas forças de segurança, uma vez que há racismo em todos os setores da nossa sociedade.

Se me comprovares, com estudos, que existe racismo institucional nas mais diversas entidades (PSP, GNR, PJ, etc.), então dar-te-ei a razão. Caso contrário, mantenho o que disse.
Concordo em absoluto.
Existe em geral racismo num case by case scenario, não o existe institucionalizado.

• Like
Reações: joaovilasboas

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,269
1,669
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Já percebi que os mais diversos intervenientes nesta novela (bandidos, polícias, Presidente da República, Chega, Bloco de Esquerda, etc.) querem transformar isto nos motins de Los Angeles de 1992.

A verdade é que não sabemos quase nada do que aconteceu. E, no entanto, adotamos logo as posições mais extremistas (o polícia é um herói que nos salvou do bandido implacável; o Odair é um mártir, vítima do racismo da polícia).

Um dos princípios que mais aprecio é o da Navalha de Ockham. Se o tivermos em consideração, a explicação mais simples seria esta:

O Odair era um criminoso que tentou atacar a polícia; o agente, inexperiente (um ano apenas a desempenhar a sua função), não agiu com o dever objetivo de cuidado que lhe é exigido e, no calor do momento, disparou mortalmente contra o indivíduo que o estava a atacar, quando existiam alternativas mais eficazes e que salvaguardavam a vida do delinquente.

Ou seja: ambos foram criminosos. Nem o Odair é um Rodney King, nem o agente é um herói.

Entretanto, outros delinquentes aproveitaram-se da situação para causar desacatos.

Posso estar errado, mas esta é, a meu ver, uma suposição muito mais coerente do que as mais populares.

A malta está a comer propaganda do Chega e do Bloco de Esquerda, que, de forma nojenta e imperdoável, estão a utilizar uma morte para servir os seus fins eleitorais.

• Like
Reações: feira_portista

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,447
Conquistas
7
108
Entretanto, outros delinquentes aproveitaram-se da situação para causar desacatos.

Posso estar errado, mas esta é, a meu ver, uma suposição muito mais coerente do que as mais populares.

A malta está a comer propaganda do Chega e do Bloco de Esquerda, que, de forma nojenta e imperdoável, estão a utilizar uma morte para servir os seus fins eleitorais.
uns foi mesmo por uma questão de protesto; o que não justifica andarem a incendiar coisas mas a ideia era essa - pelo que alguns deles disseram...

outros imitam e aproveitam só porque sim.

acho que os partidos estão todos a aproveitar, uns mais do que outros.
mais valia estarem calados.

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,426
3,439
Se a policia te mandar parar a ti e a todos da tua etnia e deixar os outros passar, anos a fio.... tu aceitas na boa, é isso?
Desculpa a demora na resposta mas, curiosamente, fui mandado parar na estrada pela polícia.
Eles pediram os meus documentos e da viatura e para bufar ao balão. Não atendi ao pedido, fugi e acabei por incendiar dois autocarros e 3 ecopontos. Na verdade só incendiei um mas a sociedade continua a encostar uns aos outros e aquilo pegou aos três.

Estou a brincar!

Falando a sério, não sei como te responder.
Estás a colocar a questão duma forma demasiado extremada como se houvesse perseguição a etnias e isso é algo que não concordo nem por um bocadinho.

No entanto, posso-te contar um episódio da minha adolescência que pode ajudar a compreender o meu ponto.

Nos meus early twenties saía com um amigo que tinha um Honda Civic.

Este mas em vermelho.

Para quem é da geração sabe o que vou dizer. Honda Civic é o pai do Seat Ibiza mas sem andar a cagar fumo.
O carro do guna. Não havia hipótese. A polícia via um destes na rua e mandava logo encostar. E se fosse um gajo novo lá dentro era certinho como a morte.

O dono - um gajo da minha idade mas com barba sempre por fazer mesmo à cigano (e não era cigano - eu e mais dois amigos (um deles preto) costumávamos parar num spot aqui por Gaia, à noite, a queimar umas ganzas.

Disclaimer: não fumo mas sou 100% liberal na matéria.

Uma ocasião passa uma carrinha do Iraque carregada de polícia lá dentro onde estávamos parados. 4 marmanjos à uma da manhã num Civic? Ainda por cima no escuro?

Saíram logo e claramente com ar apreensivo e na defensiva. Quem sou eu para julgar? Era o carro típico de gandim que anda na faculdade da vida. Há quem lhe chame preconceito, eu chamo experiência.

Eles pediram para sair do carro. Saímos. Identificamo-nos. O dono do carro mostrou os documentos da viatura. Explica-mos que estávamos apenas ali a fumar um charro. Eu não mas os meus amigos sim. Chibei-me logo não fosse aquilo correr mal!

Eles pediram para mostrar o que tínhamos. Mostramos. Eram dois meios contos. Fomos revistados. Sempre a colaborar.
Eles começaram a perceber que éramos apenas jovens a ser jovens e começaram a baixar a guarda. Ao ponto de que acabamos a noite a rir-mos com os agentes com a figura do dono do carro porque só tremia quando o os colegas estavam a revistar o carro. Parecia que trazia um cadáver no carro. Só visto.

Deitaram-nos as ganzas ao lixo, deram o discurso da praxe e tal e que na próxima teriam de nos levar para a esquadra.

Resumindo, tudo correu bem.
Assumimos as nossas responsabilidades, aceitamos a decisão dos agentes da autoridade. Que são pessoas com medos e receios como qualquer um de nós e tem de lidar com estas situações de stress em que se o nervosismo aumentar podem-se tomar decisões precipitadas e desproporcionadas.

Mas lá está. Éramos apenas jovens a ser jovens. Sem más intenções.

• Like
Reações: Dagerman

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,426
3,439
Isso felizmente é válido para a maior parte do país.

No bairro a polícia manda-te parar partindo do principio que és criminoso e não vais ter um autocolante na lapela a dizer "cidadão exemplar". És tratado como os outros.

À terceira vez se calhar começas a olhar para o problema de outra forma.
Provavelmente. Mas se vivo ou passo num bairro complicado é normal que a polícia tenha comportamentos mais defensivos e não possa facilitar.

Se for respeitador e colaborar aposto que saio de lá em menos de 2min.
Além disso, sabendo que estou numa zona perigosa, é um preço que pagaria com todo o gosto pois sabia que a polícia estava a fazer o seu trabalho.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Quando não há argumentos sobra o reino da ficção, como podemos ver nestes belos exemplos.

Engraçado como aqueles que dizem que não há problema com a criminalidade e insegurança no país precisam de inventar histórias para atacar as forças de segurança.
Claro que é ficção. Racismo na polícia não existe no mundo real. Só mesmo na cabeça deste governo do BE:

Mas gosto sempre do teu jeito trumpista de acusar os outros de não terem aquilo que te falta a ti próprio.

Anselmo Andrada

Lugar Anual
24 Julho 2024
851
773
O problema do estado da segurança em Portugal é reflexo de um Presidente da República que resume tudo isto a um circo, fazendo o papel de autêntico palhaço! Primeiro o palhacito das selfies depois enveredou por uma postura algo disfuncional em termos cognitivos, perdendo coerência, sentido de estado e responsabilidades do mais alto cargo da nação.

A cereja no topo do bolo é o passar de 3 semanas de um ministro panasca e alcoólatra, destratar altas patentes do exército, enxovalhar militares sem pejo e à frente de todos. Isto é do mais execrável que pode existir para a funcionalidade normal das instituições. Uma machadada num estado ordeiro de valores, princípios e costumes que preservem as instituições.

depois disto o povinho faz o que quer e bem lhe apetece, reina o caos, o descrédito das instituições e será o regabofe comunicacional até termos um governo e personalidades que consigam dar a volta de 180 graus a todo este caos societário.

É altura da extrema direita e o estado securitario exercer o poder, é assim pela Europa fora e não será diferente aqui no rectângulozito periférico.

• Não gosto
Reações: Cheue

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Não misturei nada.

Não acho de todo que haja racismo institucionalizado na polícia, muito pelo contrário. Acho que só não há mais problemas atualmente graças às chefias da polícia e ao seu próprio enquadramento institucional e legal.
Acho é que há uma propensão maior para quem entra atualmente nas forças policiais ser mais próximo de ideais racistas do que era há alguns anos. E consideravelmenete mais do que em qualquer outra profissão. Tenho claramente essa percepção porque nunca assiti a situações de racismo tão evidente de outros grupos profissionais como já assisti e já ouvi dos próprios algumas vezes.

Última edição:

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,447
Conquistas
7
108
O problema do estado da segurança em Portugal é reflexo de um Presidente da República que resume tudo isto a um circo, fazendo o papel de autêntico palhaço! Primeiro o palhacito das selfies depois enveredou por uma postura algo disfuncional em termos cognitivos, perdendo coerência, sentido de estado e responsabilidades do mais alto cargo da nação.

A cereja no topo do bolo é o passar de 3 semanas de um ministro panasca e alcoólatra, destratar altas patentes do exército, enxovalhar militares sem pejo e à frente de todos. Isto é do mais execrável que pode existir para a funcionalidade normal das instituições. Uma machadada num estado ordeiro de valores, princípios e costumes que preservem as instituições.

depois disto o povinho faz o que quer e bem lhe apetece, reina o caos, o descrédito das instituições e será o regabofe comunicacional até termos um governo e personalidades que consigam dar a volta de 180 graus a todo este caos societário.

É altura da extrema direita e o estado securitario exercer o poder, é assim pela Europa fora e não será diferente aqui no rectângulozito periférico.
rsz_captura_de_ecrã_2024-10-23_185315-removebg-preview.png - trueeeeeeeeeeee

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,822
15,407
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O que aconteceu ontem e anteontem em Lisboa era previsível dado antecedentes, o rastilho estava pronto a ser ateado a qualquer momento, não é muito diferente do que se passou não há muito tempo em França e em Inglaterra e acontecesse recorrentemente nos EUA.
O que está na origem disto é complexo de escrever em poucas palavras e todos berram da extrema esquerda à extrema direita passando pela direita e esquerda ditas democráticas mas que tèm detido o poder e não resolvem problemas estruturais que não resolveriam de vez o problema mas atenuariam os seus efeitos.
Ridículo é ler aqui um imbecil dizer que a extrema direita resolveria o problema, alguma vez a extrema direita solucionou alguma coisa?

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
1,769
2,989
É impressionante o quanto se critica e julga constantemente um polícia.

É mais fácil criticar e julgar um polícia, que apontar o dedo a um bandido.

É por isso que é uma profissão cada vez menos procurada, porque não estão para aturar estas palhaçadas. Um dia destes, chamem o homem aranha ou o batman para vos defender, quando nao houverem polícias.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa

E proibir o @Cheue e o @Manageiro de futból de comentarem por aqui. Só andam a espalhar o caos nesta comunidade.

• Haha
Reações: Czarli9

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,620
11,008
Esmoriz

É por isso que é uma profissão cada vez menos procurada, porque não estão para aturar estas palhaçadas. Um dia destes, chamem o homem aranha ou o batman para vos defender, quando nao houverem polícias.
É uma profissão pouco procurada porque é mal paga para o risco que acarreta, não é por causa de críticas nas redes sociais.
Qualquer dia temos imigrantes na polícia e representantes de minorias porque serão os únicos a aceitar os salários de merda da polícia em Portugal, e pode ser que o paradigma mude.

• Like
Reações: Vlk

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,447
Conquistas
7
108

investigar o caso é apontar o dedo?