Actualidade Nacional

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,828
Vila Nova de Gaia, 1981
Eu não estive lá mas já assisti a 3 ou 4 rusgas ou intervenções do corpo de intervenção na noite e até durante o dia em Lisboa em zonas em que há muito mais brancos que negros, e azar dos azares quase todos os que são abordados são negros. Aliás já assiti basicamente a retirarem várias pessoas de cor de zonas turísticas, porque provavelmente dão mau aspecto.
Pronto e eu já assisti a rusgas em que só levaram brancos. E outras que so levaram homens. E outras em que só...dá para tudo. Já em Angola costuma ser ao contrario, só pára o branco.Depende do sitio onde estás.
Aqui nos bairros no Porto há rusgas tambem. Por norma só levam brancos. Se a populaçao for 99% branca, nao dá muito para variar. Nas rusgas de rua ,
a noite so costumam levar gunas. Etc etc etc. Mas tambem, e por norma a policia já sabe quem vai buscar.

Mas se nao for suficiente é ver a populaçao prisional Portuguesa e tira-se duvidas sobre em quem recai mais a policia e a lei

• Like
Reações: Dragon Lonis

Cheue

12 Maio 2016
23,580
37,447
Conquistas
7
108
A solução neste forum é muito fácil: entrar pelo bairro dentro, acabar com os tumultos e prender os criminosos, porque têm uma seta a apontar para eles como nos videojogos. Parabéns. Ninguém sabia disso. Só é pena que não resulte.
para alguns nem era preciso seta

era entrar lá à porrada e prender quem lhes aparecesse à frente para dizer que tinham muitos detidos...

isso é que é manter a ordem.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,623
11,010
Esmoriz
não sei é porque é uma questão politica sequer...

porque é que muito à diretia é preciso lamber as bolas aos polícias
e muito à esquerda chega-se a ter slogans tipo acab.

agora..."se" há ovelhas negras...mas há dúvidas?

e entre a palavra de um cidadão 'normal' e de um polícia não tenho nada que defender quem quer que seja.
não meto as mãos no fogo por eles - são pessoas iguais às outras...
já chega ter a tv a lamber bolas todos os dias para terem acesso aos exclusivos e aos chibos.
o acab não é um slogan exclusivo de extrema-esquerda.

aliás, farto-me de ver isso em páginas e grupos de ultras que deixei de seguir, quando invariavelmente descobri que os admins daquilo eram quase todos de extrema-direita.
Enfim, é mesmo a teoria da ferradura.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,623
11,010
Esmoriz
Na boa. Sabes porquê?
Porque sou um cidadão cumpridor. Saio de manhã cedo para trabalhar e chego a casa só ao fim do dia para pagar as minhas contas e tentar subir no elevador social (não nasci em berço de ouro).
Se a polícia me mandar parar (mesmo sem razão aparente como já nos aconteceu a todos), eu paro, colaboro com as autoridades naquilo que for necessário e se tiver alguma queixa a fazer sobre a falta de profissionalismo uso os meios democráticos à minha disposição.

Se prevaricar, seja de que forma for, assumo as minhas responsabilidades como qualquer cidadão. Se falhar terei de me sujeitar às consequências.
Isso felizmente é válido para a maior parte do país.

No bairro a polícia manda-te parar partindo do principio que és criminoso e não vais ter um autocolante na lapela a dizer "cidadão exemplar". És tratado como os outros.

À terceira vez se calhar começas a olhar para o problema de outra forma.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Pronto e eu já assisti a rusgas em que só levaram brancos. E outras que so levaram homens. E outras em que só...dá para tudo. Já em Angola costuma ser ao contrario, só pára o branco.
Aqui nos bairros no Porto há rusgas tambem. Por norma só levam brancos. Se a populaçao for 99% branca, nao dá muito para variar. Nas rusgas de rua ,
a noite so costumam levar gunas. Etc etc etc. Mas tambem, e por norma a policia já sabe quem vai buscar.
Já assististe a só levarem brancos e a maioria ser negra? O que eu assiti foi uma situação vergonhosa, um nojo e sem qualquer pudor. A mim ervergonhou-me ver aquilo e ver turistas completamente incrédulos. Isto acontece com frequência em Lisboa.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,932
6,747
Bragança
Os mais interessados, neste tipo de caos, são os que mais votos estão a perder. E não é só um partido, são vários. Que se lembrem disso, quando estão a declarar para a comunicação social. Quanto ao Presidente, já nem há palavras....que venham rápido as eleições

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,259
26,725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não faço ideia mas o protocolo é esse, não para então pode ser baleado?
Não sejas assim, sabes bem que não foi por isso que foi baleado. Não foi baleado por não ter parado nem diz isso em lado nenhum...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,928
9,358
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
@Neiva ,

suponho que o colega se encontre exaltado com o que tem passado na televisão, e é natural e compreensível. Seja como for, os pobres têm necessariamente de ter os mesmos direitos formais que qualquer outro cidadão de classe média ou elevada. Uma coisa será a necessidade de cumprir deveres específicos para aceder a habitação pública, subsídios, ... , sim, no entanto a lei continua a aplicar-se a todos por igual. Caso contrário não seríamos um regime democrático.

Até porque neste país há cerca de dois milhões de portugueses que vivem com menos de 591 euros por mês. Sem transferências sociais, o número aproximar-se-ia de 4.4 milhões de pobres.

@LuisFreitas ,

não iria por aí, evitaria associar pobreza a questões de moralidade. Claro que os inquilinos de habitação pública devem zelar por ela. Tal como quem arrenda uma casa no mercado privado deve ter atenção à propriedade do senhorio. Qualquer cidadão deve estimar a propriedade pública. E porque restringir esse tal dever moral a quem tem acesso a casas sociais? Virtualmente toda a população, de uma forma ou de outra, beneficia de bens e serviços públicos. Trata-se de uma responsabilidade comum.

Claro que a lei e a ordem pública devem ser mantidas. E a morte do nosso concidadão investigada, fosse ele uma pessoa espectacular ou um criminoso da pior espécie. Mas também devo dizer: se nos preocupamos realmente com estas questões de segurança e criminalidade, é necessário alterar os factores que as influenciam. As pessoas que moram na Pasteleira ou na Cova da Moura não nasceram com uma deformidade moral ou predisposição genética para o crime. Os problemas sociais requerem soluções da mesma natureza, o que implica um debate sério e acções políticas consequentes.

Última edição:

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,828
Vila Nova de Gaia, 1981
Já assististe a só levarem brancos e a maioria ser negra? O que eu assiti foi uma situação vergonhosa, um nojo e sem qualquer pudor. A mim ervergonhou-me ver aquilo e ver turistas completamente incrédulos. Isto acontece com frequência em Lisboa.
Obviamente que acontece. Há um historico. Volto á parte do Ovo ou galinha. Agora dizer que é sempre feito porque sao amarelos ou castanhos é engrossar ainda mais a celeuma da coisa. Nao é sempre.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Não sejas assim, sabes bem que não foi por isso que foi baleado. Não foi baleado por não ter parado nem diz isso em lado nenhum...
Eu ainda nem percebi bem a história toda porque a história da faca tb é um bocado estranha. Mas estava só a responder ao argumento de que ter fugido já dava razão à policia para diaparar.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Ele foi baleado por causa de atacar os polícias com uma faca.

Eu ouvi a versão que tinha estado numa festa, portanto é normal que estivesse um bocado alterado. Não serve de justificação para o que fez mas pode servir de motivo para ter fugido.
Fugiu, e depois atacou a polícia com uma faca?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,259
26,725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Ele foi baleado por causa de atacar os polícias com uma faca.

Eu ouvi a versão que tinha estado numa festa, portanto é normal que estivesse um bocado alterado. Não serve de justificação para o que fez mas pode servir de motivo para ter fugido.
Certo. É isso.

Eu até percebo que o rapaz pudesse estar algo alcoolizado e que por esse motivo não quis parar. Ou que estivesse com sono às 5 da manhã por ter passado o dia a trabalhar. Ou que se tivesse simplesmente assustado com a operação stop porque podia ter o seguro vencido ou a inspeção caducada. Seja porque for, não parou.

Agora também acho que, como não parou e como abalroou vários carros, a polícia quando aborda o gajo cara a cara, já está naturalmente de pé atrás e em alerta. As red flags já eram muitas. A partir do momento em que avança de faca na mão, já não consigo mais arranjar desculpas para esse comportamento.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,932
6,747
Bragança
Fugiu, e depois atacou a polícia com uma faca?
O carro ficou imobilizado, depois de abalroar vários. Creio que, foi na altura da detenção, quando saiu do carro (quando o mesmo já não circulava por sentidos proibidos, únicos, batendo em tudo e só não em todos porque era hora tardia )

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,954
45,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
com bodycams, além de ter dado para ver o que se passou, eventualmente nem chegava a esse ponto porque a situação poderia ser diferente.
Claro, mas isso se o atacante tivesse os cordões dos sapatos desatados tambem podia ser tudo diferente.

Em todo o caso cheira-me que numa situação normal quando se parte para cima de um policia com uma faca o natural é levar com chumbo.