Eu desde os 5 anos que vivo na Damaia(tenho 44). A minha infância foi passada tambem na Cova da Moura. Ainda hoje em dia, passo lá quando necessário.
Tenho alguns bons amigos lá...
Como em todo o lado, há bom e mau lá. Há pessoal trabalhadora, pessoal que se esforça para andar no caminho certo e pessoal do crime.
Como também há policias bons e maus.
Há muito por discutir que pode explicar depois estas situações. Problemas sociais, etc...
Falta material e formação da policia, falta condições etc ... Como também se sabe que há policias que nem sempre fazem o mais acertado, de propósito ou por erro.
Uma coisa é certa, não é fácil ser polícia nesta zona. Entrar nestes bairros, é arriscado e coloca-os num stress elevado.
Tenho um amigo policia que sempre fugiu as esquadras desta zona. Porque será?
Tanta história já se passou... Carros patrulha serem apedrejados, metralhados...policias mortos, etc....como também há casos em que a policia não teve bem, que atuaram com excessos.
Uma coisa é certa, quem coloca autocarros a arder e destrói material público, é criminoso. Decerto o restante pessoal do bairro, não concorda com a morte do rapaz e não foi incendiar cenas. Também eles não concordam com isso, pois sabem que não é o certo, que quem reside ali sofre com a perda do material. Tem outras maneiras de mostrar o desagrado.
Isto só foi pretexto para fazerem desacatos...agora até em Carnaxide queimaram outro autocarro. Porque? Que ligação o rapaz tinha lá? Aproveitam-se para criarem desacatos. Decerto não são pessoas de bem.
Só quem lá estava sabe realmente o que se passou, quem teve culpa...se havia ou não maneira de travar o individuo sem o matar, se realmente ele tentou atacar a polícia...se foi acidente. Tudo o que é opinado nas TVs é só alimentar o ambiente. Acho piada ver alguns opinadores na TV que decerto nunca estiveram num bairro destes, nunca devem ter saído da avenida da liberdade, criticarem a policia facilmente sem terem os dados todos. O mesmo serve, para quem nas TVs opina a favor da policia, esquecendo-se que nos bairros existe pessoal sério.
Com o tempo isto vai acalmar...mas decerto que no futuro voltará a acontecer.