Actualidade Nacional

tdiniz

Tribuna
19 Junho 2013
3,966
961
Vila Nova de Famalicao
Sou bastante ignorante em bastantes campos, e este é um desses, gostava que alguém me elucidasse se possível:
Porque é que o valor da reforma de um trabalhador da classe média não se equipara pelo menos ao salário mínimo?
Falo por exemplos que conheço pessoalmente de pessoas a receberem entre 400 a 500€ mensais após mais de 30 anos de descontos.
Como é possível? Estes valores recebidos acho que podem ser considerados pobreza, certo?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,635
11,016
Esmoriz
Então é um method actor, pois supostamente é "poliamoroso" e deixa a namorada "ser livre".

Note-se que a namorada "ser livre" num contexto monogâmico significaria, em bom português, "encorná-lo à grande".

E, uma vez que não acredito nessas merdices de poliamor, vejo-o efetivamente a ser encornado à grande.

-----

O Jel, tanto em estética como em carácter, imitava o grande e eterno Zé Mário Branco nessa personagem. Além do mais, o Jel era e é um homem de esquerda, pelo que se trata mais de uma homenagem do que de uma sátira.
Pelos vistos acabaram e ficaram bons amigos, para surpresa de absolutamente ninguém. Também não acredito nessas coisas de poliamor, se não estás pronto para assumir um compromisso, opá no strings attached, ninguém fica ofendido ou ressentido, desde que seja assumido desde o início. Mas os tipos, ele e a namorada, tinham todo um conceito profissional em que chegaram a fazer um espectáculo juntos sobre esse tema como se 1) alguém estivesse interessado na merda da vida privada deles 2) como se o poliamor fosse uma coisa assim mesmo fixe que merecesse ser partilhado com o mundo.

O início dos homens da luta foi hilariante porque muita gente não conhecia e não percebia que eram dois tipos a fazer humor, e chegaram a ser presos, a aparecer em noticiários e a levar na tromba de pessoas que estavam a protestar a sério. Quando se tornou mais mainstream perdeu um bocado a piada, como quase tudo, na verdade.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,959
45,513
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sou bastante ignorante em bastantes campos, e este é um desses, gostava que alguém me elucidasse se possível:
Porque é que o valor da reforma de um trabalhador da classe média não se equipara pelo menos ao salário mínimo?
Falo por exemplos que conheço pessoalmente de pessoas a receberem entre 400 a 500€ mensais após mais de 30 anos de descontos.
Como é possível? Estes valores recebidos acho que podem ser considerados pobreza, certo?
No outro dia estava a falar com o meu pai e ele estava-me a falar de um caso de um funcionaria da escola onde eu andei que se reformou o ano passado, ela trabalhou na escola mais de 40 anos como funcionaria, ficou com 600 euros de reforma.. é vergonhoso.

Saiu uma reportagem no outro dia, sim 500 euros é pobreza, em Portugal há muita oportunidade de ganhar dinheiro atualmente, mas a massa da população menos pro ativa e qualificada tem cada vez menos poder de compra, e perdeu muito com a inflação nos ultimos 10 anos.

E isto vai agravar-se mais, porque a gestão é feita sempre no curto prazo, e a "industria" em que Portugal aposta é de baixo valor, quem ganha agora 1300 euros, e tem 40 anos nem sequer 500 euros de reforma vai receber..

• Like
Reações: tdiniz e Dagerman

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,270
1,671
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Pelos vistos acabaram e ficaram bons amigos, para surpresa de absolutamente ninguém. Também não acredito nessas coisas de poliamor, se não estás pronto para assumir um compromisso, opá no strings attached, ninguém fica ofendido ou ressentido, desde que seja assumido desde o início. Mas os tipos, ele e a namorada, tinham todo um conceito profissional em que chegaram a fazer um espectáculo juntos sobre esse tema como se 1) alguém estivesse interessado na merda da vida privada deles 2) como se o poliamor fosse uma coisa assim mesmo fixe que merecesse ser partilhado com o mundo.

O início dos homens da luta foi hilariante porque muita gente não conhecia e não percebia que eram dois tipos a fazer humor, e chegaram a ser presos, a aparecer em noticiários e a levar na tromba de pessoas que estavam a protestar a sério. Quando se tornou mais mainstream perdeu um bocado a piada, como quase tudo, na verdade.
Eu ia dizer que duvido sempre dessa coisa dos "bons amigos" após o fim de uma relação, mas visto que aquilo nunca configurou uma, não se aplica propriamente.

O poliamor foi a desculpa arranjada pelos traidores para não se sentirem mal com os seus atos. Além do mais, noto que existe mesmo uma campanha (nem falo de Faros e assim) que tem como objetivo normalizar isso, nomeadamente em séries, filmes, notícias, etc.

Acho nojento e é mais um fator para a hipersexualização das gerações mais novas, que cada vez menos conseguem ter relações estáveis, objetificando outras pessoas e olhando para potenciais parceiros como meros menus.

Quanto aos homens da luta: uma coisa que descobri recentemente foi que a outra personagem principal era desempenhada pelo irmão do Jel. Lembro-me bem dessa indignação, e recordei-me aliás do Vader de fraque, que causou enorme celeuma na blogsfera portuguesa; ora, chegou até a ser agredido por militantes dos partidos. Ou então as entrevistas históricas do Herman - lembro-me dele dizer numa delas o seguinte: "o absolutismo acabou em Portugal? Então e o Cavaco?".

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,563
Os teus descontos ditam aquilo que receberás de reforma.

A inflação faz com que um salário bom de há 30 anos seja uma miséria atualmente. O valor da reforma não é feito com cálculo ponderado. Portanto, se em 1995, recebias 600€, que era um salário acima da média na altura, descontaste sobre os 600€ e o cálculo é feito sobre esse valor. Para efeito da reforma que recebes em 2024, o que descontaste na altura foi uma miséria.

O básico é isto. Depois houveram cortes e congelamentos nas pensões, medidas geniais por parte de alguém que é idolatrado por aqui...

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,292
14,737
O jornal Público decidiu investigar as notas dos estudantes portugueses e chegou a uma conclusão: os alunos do Sul chumbam duas vezes mais do que os do Norte. O fenómeno já dura há pelo menos uma década e vários fatores podem explicá-lo, desde logo os contextos socioeconómicos das famílias, a dinâmica dos territórios e a falta de professores, mas se existem regiões onde as desigualdades têm vindo a ser corrigidas, noutras elas perpetuam-se. O estudo também revela que os alunos de estatuto socioeconómico baixo têm melhores desempenhos nos concelhos mais ligados à indústria, o que ajuda a explicar a menor taxa de retenção no Norte.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,945
Grande Ângela Silva: "quero la saber que a malta do Norte não goste da nova ponte e do aeroporto", "vai ser aqui, azar".

E o conas do PML em frente não teve nem meio colhao que fosse para piar sequer.

Avilez já te podes reformar definitivamente, tens quem ocupe bem o lugar...e porventura a um preço mais acessível.

Dragão_1977

Superior
27 Maio 2024
94
173
Grande Ângela Silva: "quero la saber que a malta do Norte não goste da nova ponte e do aeroporto", "vai ser aqui, azar".

E o conas do PML em frente não teve nem meio colhao que fosse para piar sequer.

Avilez já te podes reformar definitivamente, tens quem ocupe bem o lugar...e porventura a um preço mais acessível.
Também vi e ouvi! Esse PML é mesmo um cona de sabão...😡

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,368
20,544
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Os teus descontos ditam aquilo que receberás de reforma.

A inflação faz com que um salário bom de há 30 anos seja uma miséria atualmente. O valor da reforma não é feito com cálculo ponderado. Portanto, se em 1995, recebias 600€, que era um salário acima da média na altura, descontaste sobre os 600€ e o cálculo é feito sobre esse valor. Para efeito da reforma que recebes em 2024, o que descontaste na altura foi uma miséria.

O básico é isto. Depois houveram cortes e congelamentos nas pensões, medidas geniais por parte de alguém que é idolatrado por aqui...
Quem é que idolatra a troika aqui ?

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,831
Vila Nova de Gaia, 1981
olha olha..temos um sherlock holmes aqui...junta alguns kebabs e nao esquecendo as lojas dos chineses

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,635
11,016
Esmoriz
Três tiros, um deles na cabeça e dois no peito, para manietar um homem que ameaçava os polícias com uma faca, pessoa que tinha dois empregos e os vizinhos consideravam incapaz de actos violentos? Ainda vai dar mais merda, de certeza.

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,368
20,544
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Três tiros, um deles na cabeça e dois no peito, para manietar um homem que ameaçava os polícias com uma faca, pessoa que tinha dois empregos e os vizinhos consideravam incapaz de actos violentos? Ainda vai dar mais merda, de certeza.
Evitava-se tanta coisa se os policias já andassem com as bodycams.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,521
7,710
Não isentando a actuação da polícia, ter dois empregos e os vizinhos dizerem o que disserem dificilmente é uma atenuante para o tipo ameaçar a polícia com uma faca...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,260
26,733
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu ainda vi no outro dia um video na cmtv de um polícia nos EUA a ser atacado por uma mulher com uma faca e em que ele acabou por abate-la também.
É uma situação fodida...

Não era eu que gostava de me ver numa situação destas de ter a minha vida em risco. Nunca me aconteceu, não faço ideia de como iria reagir.

É claro que era melhor que o homem não tivesse sido abatido. Mas também não consigo dizer que o polícia errou.

Um homem trabalhador e pacífico (como eu me considero, por exemplo) não avançaria para um polícia de faca em riste...