Estão treinados para isso, não é?
Têm formação e experiência para só usar a violência quando sentem a vida em perigo e para matar apenas em último recurso.
Repara que ninguém critica a polícia por ter matado o atirador do Trump, por exemplo.
Deve ser uma descarga de adrenalina brutal, mas um polícia em principio não deveria reagir nestes contextos da mesma forma que uma pessoa normal. Devem ter melhor capacidade de discernimento. Se não têm, devem ser colocados numa posição em que não tenham que andar na rua, por exemplo.
Não me estou a referir a nenhuma situação em concreto.
Confesso que não sei. Felizmente nunca me vi numa situação de vida ou morte.
Não sei se disparava a matar ou se me cagava todo.
No fim de contas os polícias também são humanos e têm famílias para as quais querem voltar.
Acredito que talvez um polícia experiente e bem treinado conseguisse disparar para as pernas para imobilizar apenas. Seria um cenário melhor, claro...
Mas aqui entre nós, e porque podemos falar com sinceridade... Não acredito muito na versão do tipo ser um bom samaritano. Isto aconteceu às 5 da manhã, depois de ele ignorar ordem de paragem, depois de abalroar vários carros parados e depois de avançar na direção do agente com uma faca.
Não sei... não gostava de estar na pele dos familiares dele nem na pele do agente.
Conheço um rapaz que estava a ter uma espécie de surto psicótico e estava a ser agressivo num evento público. A GNR foi chamada, meteu o gajo no carro e este morreu a caminho do hospital. No dia seguinte só se dizia que a polícia tinha matado o rapaz...