Porque é que não tem problemas em criar riqueza ?
Os EUA não têm problema em criar riqueza porque adoptam um verdadeiro regime capitalista meritocratico. Lá não há problema nenhum que determinadas pessoas com capacidades acima de média acumulem capital, não têm complexos com isso, eu diria que é absolutamente decisivo para o avanço que levam em relação ao resto do mundo, são um império. Ainda bem para o mundo que o Elon Musk conseguiu acumular aquele capital todo para gasta-lo em fuguetões que podem permitir o ser humano ser uma civilização multiplanetar, se fosse eu a acumular aquela riqueza gastava tudo em putas e vinho verde, mas essa é a magia do capitalismo, é meritocratico, pessoas com a minha capacidade não estão destinadas a ser bilionárias e ainda bem.
Em regimes não meritocraticos também existe acumulação de riqueza, mas normalmente o capital não é acumulado por pessoas mais capacitadas a produzir algo para o mundo, mas por pessoas mais amigas do regime, do partido, etc… normalmente este tipo de sociedade acaba por degenerar em miséria e pobreza, as venezuelas da vida…