Israel faz, praticamente, o que quer. O peso que os judeus tem na política dos EU deixa pouca margem de manobra. Isto para além de serem o maior cliente de armamento dos EU.
O que um presidente dos EU disser ou fizer sobre a política militar israelita é, basicamente, para inglês ver.
No mundo ocidental, pouca gente tem coragem de admitir que Israel pratica actos terroristas. Estes atentados num território de outro país, aos pagers e walkie-talkies é apenas o último exemplo. Os EU vão ter sempre pouco a dizer, porque fazem ou fariam igual. É a guerra e na guerra vale tudo. Por muitas leis internacionais que existam, ou fantochadas com o Conselho de Segurança da ONU, ganha o mais forte.
O problema é que a opinião pública é constantemente manipulada pela opinião publicada para que todos pensem que há bons e maus. Só que isso não existe. Impera, como sempre imperou, a lei do mais forte. E o mais forte não luta por qualquer direito humano, ou afins. O que importa é a sobrevivência e o poder. Uns usam pedras e rockets. Outros aviação, tanques e mísseis. Nada mais, nada menos.
Que é guerra já há muito que se sabe.
Apenas agora dá jeito a narrativa que não seja.
Gostava de acrescentar que se fosse ao contrário seria exactamente a mesma coisa.
A História está cheia de casos destes.
Toda gente que ataca outro acha que é mais forte.
Os Nazis fizeram no.
A Rússia fez.
O Japão também.
Napoleão idem
Os EUA também.
Os árabes fizeram isso em 1948 contra Israel.
O que acho deplorável é a falta de espinha dorsal das pessoas.
Toda gente enche a boca para falar da ONU na Palestina mas ninguém se lembra que os árabes fizeram um prime time dedo do meio à ONU em 1948 ao cagarem de alto para a Resolução 181( Plano de Partição da Palestina) e entraram em guerra total contra Israel com a ajuda dos amiguinhos árabes.
Isto é muito simples : se vêm a tua casa para te limpar o sebo e não conseguem, tu a seguir vais atrás deles e não vais querer só o corpo vais querer a alma.
Israel faz exactamente isto com os árabes.
Em 1948 os árabes tentaram limpar lhe os sebo e não conseguiram, agora Israel não vai só devolver a cortesia, vai atrás da alma deles.
Egipto já quebrou, Jordânia também, Síria idem( os Montes Golan há protestos mas não arrebitam muito cabelo)
Agora chegou a vez dos árabes da Palestina.
A guerra na Palestina é uma guerra de retribuição muito ao jeito da Frente Leste na II Guerra Mundial.
O legado de Al Huceimi vai desaparecer a bem ou a mal