Chiça, acabamos de passar por isto mesmo... Ainda há poucos anos quase todos estavamos de acordo que as pessoas não se chegavam à frente para se candidatar porque lá estava a figura de PdC. E ninguem queria ir contra ele. O próprio AVB apoiou PdC em 2020.
Isto tem que ser analisado para além dos nomes, trata-se dum fundamento, dos estatutos do clube. Não de A ou B.
Eu até concordo que, tratando-se de um clube de futebol e de uma associação, não se tenha que ter a mesma exigência da presidência de um país. Mas concordo com a limitação de mandatos do ponto de vista estatutário. Porque o clube tem vida democratica. 4 mandatos seria à partida o meu numero. Ou limites diferentes para mandatos consecutivos e em total.
E depois tens casos específicos, como o actual Presidente, que podia ser prejudicial para o clube ter um limite de 4 mandatos, por exemplo..
Convém analisar também que está tudo como gato escaldado, mas já não estamos nos anos 70/80 do século passado; cada vez mais será difícil ter uma gestão à anos 80 sem que as pessoas, cada vez mais instruídas, atentas e com meios de saber as coisas, dêem por isso.
Eu confesso que tratando-se de um clube de bola não estou assim tão certo que seja imperativo, ainda para mais neste momento específico do clube, estar a implementar limitação de mandatos..
Nesta fase assinaria bem mais rápido limitação de idade, por exemplo..
Exemplo, o André com as especificidades que tem, ser louco pelo clube e não precisar de trabalhar um dia que seja até ao resto da sua vida, imaginar um cenário, ainda para mais no trabalho a longo prazo que o clube precisa, em que faz este mandato e mais três, não é uma coisa impossível de imaginar, face à idade dele.
Íamos estar a pôr uma obrigatoriedade dele sair do clube, mesmo que (fingers crossed) aos 60 anos, daqui a quatro mandatos, tivesse salvado o clube e tranformando-o num colosso europeu.
Não vejo isto com muitos bons olhos...com 60 anos PdC ainda não tinha ganho nem Pentas nem competições europeias, tirando Viena.
E os 60 anos de uma pessoa nos anos 90 não têm nada a ver, graças à evolução do ser humano, cuidados de saúde, estilos de vida, etc, com os 60 anos de hoje em dia, muito menos com daqui a 15/20 anos.
Se por outro lado for uma desilusão e fizer um mau trabalho, os sócios têm é que tirar a pessoa de lá.
Portanto, assinaria mais rapidamente um limite de idade, seja 70 anos por exemplo; se for limite de mandatos acho muito arriscado estar a limitar apenas a 4 mandatos.