André Villas-Boas - Presidente

MdM

Arquibancada
18 Setembro 2024
155
387
Eu não tenho grande opinião sobre isto. Não é tão simples quanto se está a fazer crer ou parecer.

Por si só a limitação de mandatos não impede qualquer tipo de autoritarismo num clube de futebol. Basta ver o que se passa em clubes brasileiros que têm limitação de mandatos, mas contornam isso através da criação de grupos políticos. Depois é preciso ter também atenção que a realidade de um clube de futebol é completamente diferente da realidade de um país, um município, etc. O pool de possíveis presidentes é muito menor.

Por outro lado, não podemos pensar apenas no lado bom, que é a de termos um bom presidente e querermos que ele fique lá por muitos anos. Aqui o exercício correto é o contrário. Temos de pensar sempre no pior e não no melhor. Podemos ter um presidente muito bom durante 10 anos, mas isso não garante que ele vá ser bom nos 10 anos seguintes, nem que vá ter sempre boas intenções. As pessoas mudam, o poder sobe à cabeça. Nós vivemos algo parecido e os sócios estiveram praticamente afastados da vida do clube durante anos e se Pinto da Costa e a sua direção se tivesse lembrado de convocar uma AG para mudar os estatutos de forma a dar 50 votos aos sócios mais antigos, podia tê-lo feito durante o período de grandes vitórias do clube que a proposta teria sido aprovada com toda a possibilidade.

A limitação de mandatos por si só é uma medida inócua e facilmente contornável num clube de futebol, seria necessário algo bastante mais detalhado e bem estruturado.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Há muitos prós e contras na limitação de mandatos.

Nesse tema estou um pouco dividido, confesso.

Agora uma coisa que concordo e gostaria de ver ser proposto em Assembleia Geral, era a idade máxima para se candidatar à presidência.
A partir dos 70 anos não se poderiam candidatar.
Ora, porquê? Isso já não é uma limitação à democracia? Não há pessoas competentes a partir dos 70? Vamos bater ao mesmo.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Faz algum sentido ter um Presidente a fazer um trabalho espetacular e ter que sair por limitação de mandatos??

Para entrar outro e fazer merda??

Os socios tem é que estar de pestana aberta. Ja ha muitos anos que se percebia que PdC nao estava a gerir bem o clube, a maioria preferiu ignorar. Isso e que nao pode acontecer
É possivel establecer uma regra democratica anti-gratidão, anti-cegueira, anti-estupidez, etc...?

Não? Então nunca digas nunca. Depois reclamam que a história repete-se.

Porque dizer que os sócios têm é que estar de pestana aberta, é uma mão cheia de nada do ponto de vista institucional.
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,121
2,018
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Faz algum sentido ter um Presidente a fazer um trabalho espetacular e ter que sair por limitação de mandatos??

Para entrar outro e fazer merda??

Os socios tem é que estar de pestana aberta. Ja ha muitos anos que se percebia que PdC nao estava a gerir bem o clube, a maioria preferiu ignorar. Isso e que nao pode acontecer
Eu por norma preferia confiar na pestana aberta dos sócios, mas tendo a preferir confiar num sistema que me transmita segurança. Percebo a lógica e acho que devemos todos ter a pestana aberta, mas ao ponto de confiar apenas na boa vontade e na frase de que "Isso não pode acontecer", infelizmente, acho que não chega...
 
  • Like
Reações: Gatão1983 e Daikan

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Faz algum sentido ter um Presidente a fazer um trabalho espetacular e ter que sair por limitação de mandatos??

Para entrar outro e fazer merda??

Os socios tem é que estar de pestana aberta. Ja ha muitos anos que se percebia que PdC nao estava a gerir bem o clube, a maioria preferiu ignorar. Isso e que nao pode acontecer
Tb te posso perguntar: PdC fez um trabalho espetacular?
 

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,159
5,119
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Isso concordo plenamente. E continuo dividido se não deveria ser 65 anos de idade, mas 70 parece-me muito bem também.
Ora vamos lá colocar uma limitaçao de mandatos, por exemplo 5 que dá 20 anos, ou entao esta da idade e colocamos 65 anos. Por coincidencia, em ambas o PdC teria saído em 2002, com 20 anos de mandato e 65 anos de idade.

Isto ajudaria quem? Eu diria q tinha ajudado as galinhas, pois com um boa dose de certeza nao ganhariamos a Taça UEFA 2003 nem a Champions 2004.

Deixem lá estar quem lá está bem, e vote-se para sair qdo ja nao está bem. Eu fui riscar nomes em 2016, e só nao fui votar noutro candidato em 2020 pq eram todos maus. E isto os portistas tb têm q meter na cabeça, se o clube está mal nao ha q ter saudosismos, é preciso arriscarem e serem candidatos contra o q está mal. E neste ponto o AVB nao esteve bem, pois ele subscreveu a candidatura PdC de 2020.

Acho q todos aprendemos mto com isto, e um PdC nao surgirá tao cedo, pois julgo q agora estaremos todos atentos. Portanto é deixar o q funciona, continuar como está.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,107
2,865
Tb te posso perguntar: PdC fez um trabalho espetacular?
Fez nos primeiros 30 anos (mais coisa menos coisa).
Imagina Pinto da Costa ter de deixar a presidência ao fim de 12 anos? Em 1994?
Penta, uma Champions, uma Intercontinental, 2 UEFAS e um Tetra teriam estado em risco.

O problema foi quando começou a vir a porcaria à tona e nós, sócios, não tivemos capacidade de discutir o seu trabalho.
Uns por medo de represálias, outros por respeito à personalidade. Indiferentemente da razão, a verdade é que nós, sócios, falhamos ao FC Porto.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,290
6,159
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Não é limitar o direito das pessoas de se candidatar, é limitar os incubentes de continuarem. Faz toda a diferença.

A questão é que a democracia tem regras. Isto pode parece algo de novo mas é assim e é assim que tem que ser.
A premissa da democracia é a maioria decidir.

Um incumbente para ti pode ser o melhor indicado para o cargo para outro.
Achares que a tua opinião (voto) vale mais do que o do outro é tudo menos democracia.

Daqui a bocado defendemos a " democracia" em que apenas meia duzia de eleitos podem concorrer, pois existe um comité que define quem são os "incubentes".

Eu não acho que 3/4 mandatos transformam alguém em incubente. Existem muitos que mostram ser incubentes logo no inicio do primeiro mandato e existem outros que mesmo depois de 4/5 continuam a ser competentes.

Mas repito até dou de barato que a limitação de mandatos possa ser uma forma boa de mitigar as imperfeições da democracia.
Dai a dizer o que estas a dizer que é uma das premissas da democracia vai uma distância bem grande.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Fez nos primeiros 30 anos (mais coisa menos coisa).
Imagina Pinto da Costa ter de deixar a presidência ao fim de 12 anos? Em 1994?
Penta, uma Champions, uma Intercontinental, 2 UEFAS e um Tetra teriam estado em risco.

O problema foi quando começou a vir a porcaria à tona e nós, sócios, não tivemos capacidade de discutir o seu trabalho.
Uns por medo de represálias, outros por respeito à personalidade. Indiferentemente da razão, a verdade é que nós, sócios, falhamos ao FC Porto.
Se calhar o problema é pensar que não teriamos ganho isso sem PdC.

Mas isto é precisamente por isso tudo, pelo respeito, pela gratidão, pelo medo, etc. é precisamente por isso.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
A premissa da democracia é a maioria decidir.

Um incumbente para ti pode ser o melhor indicado para o cargo para outro.
Achares que a tua opinião (voto) vale mais do que o do outro é tudo menos democracia.

Daqui a bocado defendemos a " democracia" em que apenas meia duzia de eleitos podem concorrer, pois existe um comité que define quem são os "incubentes".

Eu não acho que 3/4 mandatos transformam alguém em incubente. Existem muitos que mostram ser incubentes logo no inicio do primeiro mandato e existem outros que mesmo depois de 4/5 continuam a ser competentes.

Mas repito até dou de barato que a limitação de mandatos possa ser uma forma boa de mitigar as imperfeições da democracia.
Dai a dizer o que estas a dizer que é uma das premissas da democracia vai uma distância bem grande.
Desculpa mas estas a baralhar tudo.

O incumbente é simplesmente quem ja la está.
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,121
2,018
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Ora vamos lá colocar uma limitaçao de mandatos, por exemplo 5 que dá 20 anos, ou entao esta da idade e colocamos 65 anos. Por coincidencia, em ambas o PdC teria saído em 2002, com 20 anos de mandato e 65 anos de idade.

Isto ajudaria quem? Eu diria q tinha ajudado as galinhas, pois com um boa dose de certeza nao ganhariamos a Taça UEFA 2003 nem a Champions 2004.

Deixem lá estar quem lá está bem, e vote-se para sair qdo ja nao está bem. Eu fui riscar nomes em 2016, e só nao fui votar noutro candidato em 2020 pq eram todos maus. E isto os portistas tb têm q meter na cabeça, se o clube está mal nao ha q ter saudosismos, é preciso arriscarem e serem candidatos contra o q está mal. E neste ponto o AVB nao esteve bem, pois ele subscreveu a candidatura PdC de 2020.

Acho q todos aprendemos mto com isto, e um PdC nao surgirá tao cedo, pois julgo q agora estaremos todos atentos. Portanto é deixar o q funciona, continuar como está.
Eu acho que dar os números do Euromilhões depois do Euromilhões sair é fácil. Deste um exemplo válido e concreto, em que correu bem nesses anos, também te posso dar outros onde correu mal.
Percebo a ideia, mas a questão aqui que se põe é superior a títulos ou prémios, tem a ver com a ideia de democracia e cumprimento de premissas que a elevam.

Também podemos alegar que quem quer que fosse que veio a seguir podia ter ganho mais duas ou três Champions, irrealista? Também me parece, mas nunca se sabe.

No meu ponto de vista, a ideia da saúde democrática tem que ser preservada acima das pessoas e do que elas representam.

E volto a ressalvar, neste momento, quem me dera que o AVB ficasse 20 ou mais anos, mas pensando friamente, talvez não seja o melhor.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
33,838
63,842
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
É possivel establecer uma regra democratica anti-gratidão, anti-cegueira, anti-estupidez, etc...?

Não? Então nunca digas nunca. Depois reclamam que a história repete-se.

Porque dizer que os sócios têm é que estar de pestana aberta, é uma mão cheia de nada do ponto de vista institucional.
Deve ser eleito quem os socios entenderem, sem restrições.

mesmo correndo o risco de a historia se repetir
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,143
5,767
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Ora, porquê? Isso já não é uma limitação à democracia? Não há pessoas competentes a partir dos 70? Vamos bater ao mesmo.
Eu (e qualquer outro) precisar de 10 anos ininterruptos de associado para me poder candidatar à presidência do FCPorto não é uma limitação, também?

Andamos agora com merdas e merdinhas.

Claro que há pessoas competentes a partir dos 70 anos. Ninguém chega aos 70 anos ou 71 ou 72 e passa a incompetente por magia ou só por fazer anos.

Ser presidente do FCPorto exige uma disponibilidade não apenas física mas também mental muito grande. E isso desaparece com o avançar da idade, por muito que alguns o tentem esconder, disfarçar ou adiar.

É um cargo super desgastante.
 
  • Like
Reações: pavlovdoorman

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
12,796
19,668
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Querer limitar os mandatos para quê? Se o AVB tem essa ideia, é porque, ao fim de x anos, pretende sair pelo próprio pé, se isso não acontecer e o trabalho continuar a ser bem feito e os títulos aparecerem, não vejo mal nenhum em continuar no poder.
 

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,159
5,119
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Eu acho que dar os números do Euromilhões depois do Euromilhões sair é fácil. Deste um exemplo válido e concreto, em que correu bem nesses anos, também te posso dar outros onde correu mal.
Percebo a ideia, mas a questão aqui que se põe é superior a títulos ou prémios, tem a ver com a ideia de democracia e cumprimento de premissas que a elevam.

Também podemos alegar que quem quer que fosse que veio a seguir podia ter ganho mais duas ou três Champions, irrealista? Também me parece, mas nunca se sabe.

No meu ponto de vista, a ideia da saúde democrática tem que ser preservada acima das pessoas e do que elas representam.

E volto a ressalvar, neste momento, quem me dera que o AVB ficasse 20 ou mais anos, mas pensando friamente, talvez não seja o melhor.
Sao opinioes. Nao acho o fim do mundo haver limitaçao de mandatos. Simplesmente acho q se alguem está a fazer bom trabalho é mau q tenha q sair só pq atingiu o limite, apenas isso.

E um dos colegas disse algo q vos está a passar ao lado, pois colocas limitaçao mas podes sempre passar de um Alberto Joao Jardim para um Miguel Albuquerque e ficar tudo na mesma. Pensem nisso.

Quem impede isso de acontecer, somos nós com os nossos votos, nao é a limitaçao de mandatos.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Eu (e qualquer outro) precisar de 10 anos ininterruptos de associado para me poder candidatar à presidência do FCPorto não é uma limitação, também?

Andamos agora com merdas e merdinhas.

Claro que há pessoas competentes a partir dos 70 anos. Ninguém chega aos 70 anos ou 71 ou 72 e passa a incompetente por magia ou só por fazer anos.

Ser presidente do FCPorto exige uma disponibilidade não apenas física mas também mental muito grande. E isso desaparece com o avançar da idade, por muito que alguns o tentem esconder, disfarçar ou adiar.

É um cargo super desgastante.
Lá está… so me dás razão
 
  • Like
Reações: Gatão1983