André Villas-Boas - Presidente

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
33,141
57,265
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Querer limitar os mandatos para quê? Se o AVB tem essa ideia, é porque, ao fim de x anos, pretende sair pelo próprio pé, se isso não acontecer e o trabalho continuar a ser bem feito e os títulos aparecerem, não vejo mal nenhum em continuar no poder.
Pode ter outros interesses daqui a uns anos, querer dedicar mais tempo à família, etc. Não me parece ser um homem que se agarre ao poder. Certamente veio para o Porto com uma missão: salvar o clube e colocá-lo no trilho certo para que depois outros consigam até fazer melhor.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
33,141
57,265
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Simplesmente acho q se alguem está a fazer bom trabalho é mau q tenha q sair só pq atingiu o limite, apenas isso.
Percebo a tua preocupação e partilho-a. Mas mesmo que não houvesse limitação de mandatos nada impede que a pessoa que estiver a fazer grande trabalho não queira sair na mesma. Por variados motivos.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,159
5,119
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Percebo a tua preocupação e partilho-a. Mas mesmo que não houvesse limitação de mandatos nada impede que a pessoa que estiver a fazer grande trabalho não queira sair na mesma. Por variados motivos.
Isso é tranquilo. Só temos q agradecer ao AVB ter-se disponibilizado a ser candidato e levar esta (dificil) empreitada rumo ao sucesso. Qdo achar q já lhe chega, está no seu direito.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,173
12,539
Chiça, acabamos de passar por isto mesmo... Ainda há poucos anos quase todos estavamos de acordo que as pessoas não se chegavam à frente para se candidatar porque lá estava a figura de PdC. E ninguem queria ir contra ele. O próprio AVB apoiou PdC em 2020.

Isto tem que ser analisado para além dos nomes, trata-se dum fundamento, dos estatutos do clube. Não de A ou B.

Eu até concordo que, tratando-se de um clube de futebol e de uma associação, não se tenha que ter a mesma exigência da presidência de um país. Mas concordo com a limitação de mandatos do ponto de vista estatutário. Porque o clube tem vida democratica. 4 mandatos seria à partida o meu numero. Ou limites diferentes para mandatos consecutivos e em total.
E depois tens casos específicos, como o actual Presidente, que podia ser prejudicial para o clube ter um limite de 4 mandatos, por exemplo..

Convém analisar também que está tudo como gato escaldado, mas já não estamos nos anos 70/80 do século passado; cada vez mais será difícil ter uma gestão à anos 80 sem que as pessoas, cada vez mais instruídas, atentas e com meios de saber as coisas, dêem por isso.

Eu confesso que tratando-se de um clube de bola não estou assim tão certo que seja imperativo, ainda para mais neste momento específico do clube, estar a implementar limitação de mandatos..

Nesta fase assinaria bem mais rápido limitação de idade, por exemplo..

Exemplo, o André com as especificidades que tem, ser louco pelo clube e não precisar de trabalhar um dia que seja até ao resto da sua vida, imaginar um cenário, ainda para mais no trabalho a longo prazo que o clube precisa, em que faz este mandato e mais três, não é uma coisa impossível de imaginar, face à idade dele.

Íamos estar a pôr uma obrigatoriedade dele sair do clube, mesmo que (fingers crossed) aos 60 anos, daqui a quatro mandatos, tivesse salvado o clube e tranformando-o num colosso europeu.

Não vejo isto com muitos bons olhos...com 60 anos PdC ainda não tinha ganho nem Pentas nem competições europeias, tirando Viena.

E os 60 anos de uma pessoa nos anos 90 não têm nada a ver, graças à evolução do ser humano, cuidados de saúde, estilos de vida, etc, com os 60 anos de hoje em dia, muito menos com daqui a 15/20 anos.

Se por outro lado for uma desilusão e fizer um mau trabalho, os sócios têm é que tirar a pessoa de lá.

Portanto, assinaria mais rapidamente um limite de idade, seja 70 anos por exemplo; se for limite de mandatos acho muito arriscado estar a limitar apenas a 4 mandatos.
 

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,159
5,119
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Por acaso há uns meses pensei nessa coisa da limitação de mandatos, mas agora a frio acho que não faz tanto sentido, a não ser que seja larga tipo 4 e com uma adenda para os sócios votarem a possibilidade de a estenderem, colocando sempre o ônus da decisão nos sócios.
Olha, essa nao é uma má ideia. Eu por exemplo nao consegui (convencer-me a) ir votar Rio ou Lobo, mas nao teria votado a favor do PdC se manter no cargo.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
E depois tens casos específicos, como o actual Presidente, que podia ser prejudicial para o clube ter um limite de 4 mandatos, por exemplo..

Convém analisar também que está tudo como gato escaldado, mas já não estamos nos anos 70/80 do século passado; cada vez mais será difícil ter uma gestão à anos 80 sem que as pessoas, cada vez mais instruídas, atentas e com meios de saber as coisas, dêem por isso.

Eu confesso que tratando-se de um clube de bola não estou assim tão certo que seja imperativo, ainda para mais neste momento específico do clube, estar a implementar limitação de mandatos..

Nesta fase assinaria bem mais rápido limitação de idade, por exemplo..

Exemplo, o André com as especificidades que tem, ser louco pelo clube e não precisar de trabalhar um dia que seja até ao resto da sua vida, imaginar um cenário, ainda para mais no trabalho a longo prazo que o clube precisa, em que faz este mandato e mais três, não é uma coisa impossível de imaginar, face à idade dele.

Íamos estar a pôr uma obrigatoriedade dele sair do clube, mesmo que (fingers crossed) aos 60 anos, daqui a quatro mandatos, tivesse salvado o clube e tranformando-o num colosso europeu.

Não vejo isto com muitos bons olhos...com 60 anos PdC ainda não tinha ganho nem Pentas nem competições europeias, tirando Viena.

E os 60 anos de uma pessoa nos anos 90 não têm nada a ver, graças à evolução do ser humano, cuidados de saúde, estilos de vida, etc, com os 60 anos de hoje em dia, muito menos com daqui a 15/20 anos.

Se por outro lado for uma desilusão e fizer um mau trabalho, os sócios têm é que tirar a pessoa de lá.

Portanto, assinaria mais rapidamente um limite de idade, seja 70 anos por exemplo; se for limite de mandatos acho muito arriscado estar a limitar apenas a 4 mandatos.
Não sei o que vai acontecer daqui a 16 ou 20 anos. Ninguém sabe! Portanto, como é que a priori se considera prejudicial ou não?

Os estatutos têm que ser preventivos também por isso.

Continua-se a focar em pessoas e em futurismos por causa de uma alteração que é estatutaria e deve ser cega a nomes.
 
  • Like
Reações: pauloans

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Por acaso há uns meses pensei nessa coisa da limitação de mandatos, mas agora a frio acho que não faz tanto sentido, a não ser que seja larga tipo 4 e com uma adenda para os sócios votarem a possibilidade de a estenderem, colocando sempre o ônus da decisão nos sócios.
Isso não tem sentido. Isso é o mesmo que não existir limite com um floreados à mistura.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,014
5,073
Um limite de 3 mandatos no estado que está o Porto e se AVB continuar a dar os sinais os positivos que está a dar, parece-me claramente insuficiente.

Neste momento do clube, 12 anos serão apenas para reerguer o clube a nível financeiro e a correr bem, obviamente sem perder ambição desportiva. Mas não é novidade para ninguém que um clube com as suas finanças mais equilibradas pode mais facilmente lutar pelos títulos de uma forma mais regular.

Se for votada a limitação de mandatos no mínimo dos mínimos que seja de 4 mandatos.
 
  • Like
Reações: MightyDragon

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
1,696
2,762
Conquistas
3
  • Deco
  • André Villas-Boas
Por acaso há uns meses pensei nessa coisa da limitação de mandatos, mas agora a frio acho que não faz tanto sentido, a não ser que seja larga tipo 4 e com uma adenda para os sócios votarem a possibilidade de a estenderem, colocando sempre o ônus da decisão nos sócios.
Olha isso até seria uma possibilidade mais sensata, no entanto eu continuaria a votar contra. Não faz sentido colocar limites em mandatos quando já existem eleições e a vontade dos sócios é soberana.

E nem defendo esta posição relativamente à nossa atual direção, pois eu acredito que até será o próprio a sair e terminar a sua presidência (quem sabe se até não seremos nós na altura a pedir ao Presidente para ficar e fazer mais um mandato), é mais no sentido pós-AVB.
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,143
5,767
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Lá está… so me dás razão
Interpretei mal a tua resposta, desculpa.

Mas mantenho o conteúdo da minha.
Não se trata de limitar ou deixar de limitar a democracia.

Isso não está nem nunca pode estar posto em causa quando essas putativas alterações teriam de ser aprovadas em assembleia geral, pela maioria. Democracia.