Actualidade Nacional

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,041
1,875
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Dá que pensar e nem sou muito destas teorias da conspiração
E sim, quem foi apanhado a pegar fogo nestes locais devem ser considerado um assassino/terrorista.

A diferença entre um gajo entrar numa sala e matar 10 gajos a tiro ou pegar fogo a uma floresta e deixar dias o pessoal sem dormir a lutar pelos seus bens e pela sua vida, matando pessoal e animais que morrem queimados aos gritos e/ou deixando traumas para a vida toda é que a malta que leva um balázio não sofre nem metade do que este pessoal sofreu.

Temos de ser sérios, quem causou estes incêndios tem de ser considerado terrorista e pagar bem caro pelo que fez.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,188
44,573
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isto agora são noticias destas quase todos os dias que fazem aumentar a sensação de insegurança.



 
  • Like
Reações: Dragao_man

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
14,984
14,127
Isto agora são noticias destas quase todos os dias que fazem aumentar a sensação de insegurança.



Sensação? 😂

Irmão Costa tás aí?
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
686
1,071
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Bruhhh ....esse democrata não aceita bem, como disseste opiniões divergentes. Está tão infectado, que se tivesse poder, tinha anulado o Twitter em Portugal antes do Alexandre de Moraes no brasil.
Não aceita, tenta ridicularizar, com pormenores, a ver se cala. Se não conseguir ameaça com o "ignore"...
Não sabe conviver com debate, ou sabe apenas com aqueles que sigam a linha mínima ideológica.
Esquece isso. O rapaz é estudado. Numa universidade de humanísticas.
Nem vale a pena acrescentar qualquer comentário acerca desse tocante.

Vou aproveitar só para elogiar alguém de quem discordei inúmeras vezes, quer no futebol, quer nas política, mas que nunca vi a insultar ou a fazer troça. De uma educação exemplar - é o @Cheue

Isto pode parecer muito estranho, no entanto tendo em conta tudo aquilo que vou vendo ao longo dos anos, estes casos são cada vez mais uma raridade.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,714
9,856
Esmoriz
Nem vale a pena acrescentar qualquer comentário acerca desse tocante.

Vou aproveitar só para elogiar alguém de quem discordei inúmeras vezes, quer no futebol, quer nas política, mas que nunca vi a insultar ou a fazer troça. De uma educação exemplar - é o @Cheue

Isto pode parecer muito estranho, no entanto tendo em conta tudo aquilo que vou vendo ao longo dos anos, estes casos são cada vez mais uma raridade.

Acho que estás apresentado.

Para que fique bem claro na tua cabecinha

Tens uma masculinidade tão frágil



(...)



Impressiono-me com a tua imaginação



(...)



O que manifesta a tua cegueira ideológica é isto
E tu, com todo o respeito, és um pouco hipócrita

(...)



Tu deves achar que bebo da mesma cegueira ideológica

Meu querido Manageiro, um indivíduo, num espectro absolutamente bipolar - que é o teu -
Com todo o respeito, mas ou és incauto, ou desonesto intelectualmente.



(...)

Mas come os gelados com a testa que quiseres.



(...)

Enquanto jogares esse jogo baixo, podes ficar a falar sozinho.
Logo ao primeiro sinal de discordância já me tinhas rotulado e começado a iluminar a minha cabecinha.

Agora vens com essa conversa do "ai, vou aproveitar aqui para elogiar outra pessoa, com quem discordei muitas vezes, mas que nunca fez troça comigo"

Opá, és um sonso.

Com todo o respeito, um sonso.
 
  • Wow
Reações: Raba

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,660
25,829
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Meninos, lembram-se de como eram amigos há 10 minutos atrás???
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,386
6,424
Bragança
O problema dos incêndios em Portugal tem uma origem principal que foi a ausência de um plano nacional de gestão das florestas durante muitos anos e a partir daqui temos uma acumulação de várias outras causas secundárias que são ramificações do problema principal. Nos últimos anos conseguimos certificar uma parte da floresta, mas ainda estamos muito longe de ter a totalidade da floresta certificada e dificilmente isso vai acontecer nos próximos anos. Eu diria mesmo que a falta de visão, planeamento, organização e eficiência e é transversal a quase tudo neste país.

Depois as questões da promiscuidade entre governos e indústria papeleira não é de espantar, é algo absolutamente normal em Portugal. É assim que o país funciona. E até não são muito governantes a passar pela indústria papeleira se compararmos com outros setores de atividade económica. Só pelo BES passaram 25 governantes. Pela EDP quase 30. And so on and so forth...
Há várias questões. Não é por acaso que certas regiões do globo são extremamente propensas a incêndios, os países do mediterrâneo, a Califórnia, certas partes da austrália. Porque são quentes e têm combustivel. Há sitios mais quentes no planeta ? Sim, mas não têm tanta floresta e se a têm são climas quentes e húmidos, ao invés, dos sítios que mencionei, que são quentes e secos.
Outro problema é o facto de grande percentagem da floresta ser privada. Se o Estado na sua, pode fazer corta fogos, fazer xadrez de espécies menos propensas a arder e autóctones, o privado não vai desperdiçar terreno, a fazer corta fogos. Não se pode pedir a alguém que tenha dois hectares de pinho, que abata meio hectare para fazer corta fogo. Depois a nível de meios, estamos muito longe da Espanha ou da Itália.
 

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
686
1,071
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Logo ao primeiro sinal de discordância já me tinhas rotulado e começado a iluminar a minha cabecinha.

Agora vens com essa conversa do "ai, vou aproveitar aqui para elogiar outra pessoa, com quem discordei muitas vezes, mas que nunca fez troça comigo"

Opá, és um sonso.

Com todo o respeito, um sonso.
Meu, coloca-me no ignorar, o comentário nem era uma crítica à tua pessoa. Para de ser um obcecado, foda-se.

Não é só comigo, é no geral. Eu também não me livro de ser um cínico, mas ele não.

E as minhas considerações sobre a tua pessoa ou são estritamente políticas, ou são a ridicularizar posições tuas.
 

MdM

Superior
18 Setembro 2024
23
64
Há várias questões. Não é por acaso que certas regiões do globo são extremamente propensas a incêndios, os países do mediterrâneo, a Califórnia, certas partes da austrália. Porque são quentes e têm combustivel. Há sitios mais quentes no planeta ? Sim, mas não têm tanta floresta e se a têm são climas quentes e húmidos, ao invés, dos sítios que mencionei, que são quentes e secos.
Outro problema é o facto de grande percentagem da floresta ser privada. Se o Estado na sua, pode fazer corta fogos, fazer xadrez de espécies menos propensas a arder e autóctones, o privado não vai desperdiçar terreno, a fazer corta fogos. Não se pode pedir a alguém que tenha dois hectares de pinho, que abata meio hectare para fazer corta fogo. Depois a nível de meios, estamos muito longe da Espanha ou da Itália.
Isso são questões secundárias. O clima está fora do controlo das pessoas e não se pode comparar o clima dessa forma porque se até em Portugal o clima difere do ponto de vista regional, em locais como a California e a Austrália. Isto é uma questão localizada e não global.

O facto de grande parte da floresta ser privada não é um problema, é apenas uma desculpa. Países como a Eslovénia, Finlândia, etc. têm também a esmagadora maioria da floresta privada só que têm 100% da floresta certificada enquanto que Portugal tem cerca de 20% e isto porque apenas nos últimos anos é que começamos a criar os mecanismos para começar a certificar a floresta. Estes países que citei fizeram-no à décadas.

Outra questão que as pessoas não compreendem é que ter vegetação autóctone não resolve por si só o problema. É verdade que estas espécies estão mais adaptadas ao fogo, mas a resistência ao fogo está associada à idade das árvores, as árvores mais velhas resistem ao fogo, mas as mais jovens ardem na mesma todas, aqui a adaptação das plantas mais jovens está associada à regeneração. Isso de fazer mosaicos de espécies menos propensas ao fogo não é de todo uma boa estratégia, por uma questão de eficiência das culturas de eucaliptos ou pinheiros. O que se faz é reservar 10 a 15% da área da exploração industrial para espécies nativas, mas isto é mais por uma questão de aumentar a biodiversidade nestas culturas e não por causa do fogo.

Em relação aos meios, não precisamos de mais. Gasta-se até dinheiro de forma absolutamente desnecessária em meios de combate aos incêndios. A prevenção faria Portugal poupar muitos milhares de milhões.

Ter a floresta 100% certificada e gerida com um plano nacional de gestão da floresta ao nível da paisagem e não a nível individual dos terrenos resolveria os principais problemas. Mesmo que tenhamos um problema de mão criminosa e incendiária, o impacto dos incêndios seria minimizado de forma muito acentuada.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,386
6,424
Bragança
Isso são questões secundárias. O clima está fora do controlo das pessoas e não se pode comparar o clima dessa forma porque se até em Portugal o clima difere do ponto de vista regional, em locais como a California e a Austrália. Isto é uma questão localizada e não global.

O facto de grande parte da floresta ser privada não é um problema, é apenas uma desculpa. Países como a Eslovénia, Finlândia, etc. têm também a esmagadora maioria da floresta privada só que têm 100% da floresta certificada enquanto que Portugal tem cerca de 20% e isto porque apenas nos últimos anos é que começamos a criar os mecanismos para começar a certificar a floresta. Estes países que citei fizeram-no à décadas.

Outra questão que as pessoas não compreendem é que ter vegetação autóctone não resolve por si só o problema. É verdade que estas espécies estão mais adaptadas ao fogo, mas a resistência ao fogo está associada à idade das árvores, as árvores mais velhas resistem ao fogo, mas as mais jovens ardem na mesma todas, aqui a adaptação das plantas mais jovens está associada à regeneração. Isso de fazer mosaicos de espécies menos propensas ao fogo não é de todo uma boa estratégia, por uma questão de eficiência das culturas de eucaliptos ou pinheiros. O que se faz é reservar 10 a 15% da área da exploração industrial para espécies nativas, mas isto é mais por uma questão de aumentar a biodiversidade nestas culturas e não por causa do fogo.

Em relação aos meios, não precisamos de mais. Gasta-se até dinheiro de forma absolutamente desnecessária em meios de combate aos incêndios. A prevenção faria Portugal poupar muitos milhares de milhões.

Ter a floresta 100% certificada e gerida com um plano nacional de gestão da floresta ao nível da paisagem e não a nível individual dos terrenos resolveria os principais problemas. Mesmo que tenhamos um problema de mão criminosa e incendiária, o impacto dos incêndios seria minimizado de forma muito acentuada.
O certificar Floresta, que confesso não sei bem em que consiste, fará perder dinheiro ou rendimento aos proprietários ? Se sim e estou a falar só se sim, criaremos outro problema, que será o abandono.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,714
9,856
Esmoriz
Meu, coloca-me no ignorar, o comentário nem era uma crítica à tua pessoa. Para de ser um obcecado, foda-se.

Não é só comigo, é no geral. Eu também não me livro de ser um cínico, mas ele não.

E as minhas considerações sobre a tua pessoa ou são estritamente políticas, ou são a ridicularizar posições tuas.
Só tenho duas pessoas na lista do ignore: uma porque é um caso perdido de hate e outra porque realmente não me interessa o que ela diz.

Não te vou meter no ignore. Como é óbvio, és articulado, posso não concordar mas as tuas intervenções têm quase sempre conteúdo.

Enfim...

It is what it is.
 
  • Like
Reações: joaovilasboas

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,703
3,772
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Isto agora são noticias destas quase todos os dias que fazem aumentar a sensação de insegurança.



Porque raio é que alguém que rouba em Fátima e vai a fugir da polícia se mete pela Ponte 25 de Abril? Não se regem pela inteligência...

As notícias sensacionalistas só servem para criar sentimento de insegurança. As estatísticas dizem que o nosso Portugal, que tem muitos outros defeitos, é um dos países mais seguros do mundo. Portugual está no 7º lugar dos países mais seguros em 2023 à frente de países como o Japão e a Suíça.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,188
44,573
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Porque raio é que alguém que rouba em Fátima e vai a fugir da polícia se mete pela Ponte 25 de Abril? Não se regem pela inteligência...

As notícias sensacionalistas só servem para criar sentimento de insegurança. As estatísticas dizem que o nosso Portugal, que tem muitos outros defeitos, é um dos países mais seguros do mundo. Portugual está no 7º lugar dos países mais seguros em 2023 à frente de países como o Japão e a Suíça.
talvez para dar um espetáculo maior e passar falsas sensações.

Talvez os assaltantes não conhecessem a 25 de abril.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,714
9,856
Esmoriz
Porque raio é que alguém que rouba em Fátima e vai a fugir da polícia se mete pela Ponte 25 de Abril? Não se regem pela inteligência...

As notícias sensacionalistas só servem para criar sentimento de insegurança. As estatísticas dizem que o nosso Portugal, que tem muitos outros defeitos, é um dos países mais seguros do mundo. Portugual está no 7º lugar dos países mais seguros em 2023 à frente de países como o Japão e a Suíça.
Yap.

Um exemplo: a criminalidade violenta no distrito do Porto aumentou 2,3% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Foi um ai jesus de comentários de "está bonito, isto", "qualquer dia não se pode sair de casa", uma indignação, quase que parecia que estamos a viver no México. Aliás, se eu hoje dissesse que perdi 10 euros, teria de ouvir todo um discurso de 10 minutos sobre "deixarem entrar toda a gente" e nem se disser "ah, afinal estavam no bolso de trás" me safo de ouvir o drama.

Na verdade, esse aumento de 2,3% em 6 meses, corresponde a mais 18 casos, o que dá uma média de um caso de 10 em 10 dias, num distrito com quase 2 milhões de habitantes. Ninguém notou que a criminalidade geral até desceu 2,5%, com menos 400 casos do que no ano anterior.

Se esses casos isolados aparecerem na televisão ou nas redes sociais de forma repetida, obviamente vai criar um sentimento de insegurança desproporcional, porque o tempo de cobertura mediática não reflete o verdadeiro aumento da criminalidade.

Claro, para quem vive esses casos, é algo traumático e terrível, mas é preciso colocar as coisas em perspectiva. Se houver um aumento de 10% na taxa de homicídio em Portugal, isso significa menos de um homicidio a mais por mês, num país com quase 11 milhões de habitantes. É fodido para as pessoas que morrem e para os seus familiares, desde que não tenham sido eles os homicidas? É, sim senhor. Mas daí a dizer que não se pode sair de casa, opá, menos.

E aí surgem notícias da criminalidade estar a aumentar em Portugal, e quando vamos ver em detalhe, os crimes que mais contribuíram para esse aumento foram a violência doméstica e as infracções de trânsito.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco