Portal da Transparência

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,933
4,004
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Canais de Denúncia
O FC Porto dispõe de duas Comissões de Ética – para o Clube e para a SAD –, que são os canais de denúncia adequados, dependendo da razão da denúncia.

A Comissão de Ética do Futebol Clube do Porto (Clube) é formada por um membro a designar pelos seguintes órgãos sociais: Conselho Fiscal e Disciplinar, Direção e Conselho Superior.

A Comissão de Ética da FC Porto - Futebol, SAD é formada por um membro do Conselho Fiscal e um membro do Conselho de Administração.

As Comissões de Ética do Futebol Clube do Porto gozam da faculdade de recorrer aos serviços do Clube no sentido de levarem a cabo todas as iniciativas que considerem adequadas e necessárias, no sentido de apurarem factos relevantes a elas denunciados.

No final de cada ano, cada comissão de ética publica um relatório resumido, onde constam, sucintamente, os números globais de casos tratados, a sua natureza, estado e resolução.

Comissão de Ética do Futebol Clube do Porto
comissao.etica@fcporto.pt

Comissão de Ética da FC Porto - Futebol, SAD
comissao.etica.sad@fcporto.pt

Devia haver um email específico para fazer sugestões e críticas construtivas (de diversos assuntos) ou arranjarem uma forma de apenas os sócios poderem realizar essas mesmas sugestões para não haver engraçadinhos a escreverem porcaria.
Para isso tens o provedor dos sócios.
https://www.fcporto.pt/pt/clube/provedor-do-socio

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Isto das modalidades requer um plano e aquilo que eu defendo há muito passa por passar 100% das quotas para o clube. Tanto quanto sei 25% das quotas entram na sad. Penso que ainda permanece assim…

Ora, se facturamos pelos numeros apresentados cerca de 12M em quotas, são 3M para a sad e 9M para o clube.

A questão é portanto - como é que o clube patrocina em 11M as modalidades e o seu próprio funcionamento com 9M de quotas.

Campanhas de angariação de fundos à parte, repito que 100% das quotas deviam ir para o clube. Parte para o funcionamento geral do proprio clube, que detem outras receitas, e a maior parte para as modalidades.

Dentro deste modelo depois é ajustar dps os orçamentos individuais de cada modalidade tendo em conta o seu potencial de gerar receitas proprias.

A sustentabilidade das modalidades é este todo, não somente a criação de receitas proprias. Que me parece obvio têm que aumentar.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,933
4,004
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
O Portal da Transparência é um passo de gigante do nosso clube na aproximação a quem o faz grande: nós os sócios

Dizendo isto, gostava de ver mais algumas informações, como o status dos contratos com os jogadores atuais. Acho que não é preciso sabermos quanto ganha cada jogador, mas gostava de saber as percentagens que temos de cada e as condições (% de passe, CRs, mais valias cedidas, etc...). Gostava também de ter pelo menos num bolo os salários dos jogadores de futebol e prémios previstos por performance, e noutro o mesmo para a equipa técnica, neste caso separado pelos vários escalões.

Seja como for estamos anos luz à frente dos outros clubes, seja de Portugal seja por este mundo fora.

• Like
Reações: Porto sentido

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,342
3,624
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O Portal da Transparência é um passo de gigante do nosso clube na aproximação a quem o faz grande: nós os sócios

Dizendo isto, gostava de ver mais algumas informações, como o status dos contratos com os jogadores atuais. Acho que não é preciso sabermos quanto ganha cada jogador, mas gostava de saber as percentagens que temos de cada e as condições (% de passe, CRs, mais valias cedidas, etc...). Gostava também de ter pelo menos num bolo os salários dos jogadores de futebol e prémios previstos por performance, e noutro o mesmo para a equipa técnica, neste caso separado pelos vários escalões.

Seja como for estamos anos luz à frente dos outros clubes, seja de Portugal seja por este mundo fora.
Sim, penso que pelo menos a lista com durações e percentagens dos jogadores podia estar disponível. E nem me parece que haja qualquer problema da direção com isso, simplesmente não deve ter sido pensado.

• Like
Reações: StrecherBearer

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
25,586
18,216
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Entre tudo, temos defice de 2.5 milhões de euros, menos 500 k em relação ao previsto no ano anterior

Última edição:

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Duvido, os custos com o plantél vão ser altos se for uma equipa competitiva. Teremos de ter o pavilhão sempre cheio para poder ter um resultado positivo.
Um pavilhão sempre cheio com bilhetes (por hipótese) a 5€, não pagava sequer 10% dos custos de uma época de futsal. Nem sequer 10% de uma época de hóquei, que é a modalidade mais barata.

Um pavilhão cheio até podia tornar mais apelativo um patrocínio na camisola / pavilhão mas, na verdade, não iam ser 2000 espetadores em casa e 300 ou 400 espectadores nos jogos fora que iam convencer uma empresa a gastar 10 ou 20 ou 50 mil euros num patrocínio.

• Like
Reações: jorgcastro

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,514
9,978
Um pavilhão sempre cheio com bilhetes (por hipótese) a 5€, não pagava sequer 10% dos custos de uma época de futsal. Nem sequer 10% de uma época de hóquei, que é a modalidade mais barata.

Um pavilhão cheio até podia tornar mais apelativo um patrocínio na camisola / pavilhão mas, na verdade, não iam ser 2000 espetadores em casa e 300 ou 400 espectadores nos jogos fora que iam convencer uma empresa a gastar 10 ou 20 ou 50 mil euros num patrocínio.
Basta ver nas outras modalidades,, o bilhete anual é 75 €, se enchessemos o pavilhão com lugares anuais seriam 150 000€ por época...
Obviamente deve - se tentar criar receitas para as modalidades, mas os orçamentos iram manter - se ou aumentar muito em consonância com o número de sócios.

• Like
Reações: Celta7

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,933
4,004
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

A sustentação das modalidades pode e deve incluir as quotas dos sócios, uma vez que estes elegem as direções tendo em conta o que apresentam no respetivo programa. No caso do AVB até um crescimento do número de modalidades. é para isso que pagamos quotas.

A este valor acrescenta-se os proveitos de bilheteira e de patrocínios, que diria, no caso do Hóquei até não serão assim tão pequenos tendo em conta que os jogos dão em canal aberto na TV. Eu pessoalmente, não vivendo no Porto, aproveito sempre que posso para ver as minhas modalidades favoritas na TV.
Portanto os patrocinadores têm em conta o público que atingem e não só os espectadores nos recintos.

• Like
Reações: mega_dragon

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,209
6,323
Porto
Eu acho que o portal da transparencia, sim devia existir mas não no ambito dos clubes, mas sim das instituições.

A fifa que é quem controla o futebol mundialmente, deveria ter algo publico de consulta e todas as transferencias consolidadas deveriam estar lá tim tim por tim tim.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
A sustentação das modalidades pode e deve incluir as quotas dos sócios, uma vez que estes elegem as direções tendo em conta o que apresentam no respetivo programa. No caso do AVB até um crescimento do número de modalidades. é para isso que pagamos quotas.

A este valor acrescenta-se os proveitos de bilheteira e de patrocínios, que diria, no caso do Hóquei até não serão assim tão pequenos tendo em conta que os jogos dão em canal aberto na TV. Eu pessoalmente, não vivendo no Porto, aproveito sempre que posso para ver as minhas modalidades favoritas na TV.
Portanto os patrocinadores têm em conta o público que atingem e não só os espectadores nos recintos.
Sem dúvida, claro que os jogos na TV aumentam visibilidade. Mas eu apenas estava a referir o impacto que um pavilhão cheio teria nas contas. E o impacto não é assim tão significativo.

VitorPT

Bancada central
14 Abril 2012
2,391
2,402
Por ai

-
1Serve o quase plágio da frase inscrita no
Manifesto do Partido Comunista -
“Proletários de todos os países, uni-vos!” -
para lançar a sugestão aos adeptos de futebol
cujos clubes foram transformados em Socieda-
des Anónimas Desportivas, com as doses de
opacidade que a elas vieram atreladas: mirem-se
no exemplo da SAD portista e no portal que
ontem passou de promessa eleitoral a realidade
e exijam o impossível, transparência! O “passo
significativo em termos de transparência e na
relação com os sócios” a que aludiu André Villas-
Boas pode vir a tornar-se um grande salto para o
ecossistema do futebol no sentido de pôr às
claras o que quase sempre se pretendeu
esconder, os circuitos do dinheiro e respetivos
montantes ou a forma como é parcelado, isto é,
distribuído. Espera-se que a iniciativa dos
dragões vingue ao invés de ser apenas mais uma
bondosa utopia, como tantas vezes acontece aos
que remam contra a maré. Das promessas aos
atos, 105 dias após tomar posse como presidente
da FC Porto, SAD, Villas-Boas dá passos de
gigante no sentido da abertura e, se quisermos,
devolução do clube/SAD aos “donos”, os
associados.
E estes respondem afirmativamen-te - vê-se no crescimento exponencial de novos filiados ou nas mais de 31 mil almas que assistiram à estreia da equipa feminina dos portistas, prova inequívoca desse renascido associativismo.
2A Segunda Circular é, hoje, uma linha divisória entre sombra e sol, entre a turbulência benfiquista e a felicidade dos leões. Lo
go após a divulgação de contas negativas de uns, os outros mostram lucros e outras benfeitorias. Parece provocação?
Ainda que fosse, é a mais pura realidade...