Portal da Transparência

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,739
4,861
os clubes gastam dinheiro para ter modalidades.

a única forma de não "perder" milhões era acabar com as modalidades todas...
Isso não é verdade.

Tantos clubes aí das terrinhas apenas com Basquetbol ou Voleibol por exemplo.

Assim de repente o S.C.Espinho é praticamente Voleibol, penso eu?

Cheue

12 Maio 2016
23,868
37,825
Conquistas
7
108
Isso não é verdade.

Tantos clubes aí das terrinhas apenas com Basquetbol ou Voleibol por exemplo.

Assim de repente o S.C.Espinho é praticamente Voleibol, penso eu?
os 3 grandes em Portugal gastam muitos milhões nas modalidades.
é tudo "prejuízo"...

• Like
Reações: Moreira

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,877
8,511
O que me chamou muito à atenção é o "Total Proveitos" que tiramos de cada modalidade
Quer dizer, a falta de proveitos

Já sabia que era deficitário mas não tinha noção que era tanto
Uma das promessas do AVB é que as modalidades tinham que ser auto-sustentáveis ... estou para ver o que o Mário Rui consegue fazer...

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,899
4,447
O FCP é um clube de associados!
Os associados pagam quotas!
O FCP é um clube eclético!
Os associados suportam essas modalidades pela via das quotas!
Cabe aos sócios, escolher as modalidades que pretendem no seu clube!
Um clube que não consegue ter mais de 1.000 adeptos, em cada jogo em casa, mesmo nos dias em que do outro lado da rua, 1 ou 2 horas depois, se concentram mais de 30.000 pessoas! E, ainda assim, será das melhores médias de assistência em modalidades "amadoras"!
Com a certeza que lutar por títulos tem custos! E, no final do dia, são os sócios que suportam esses custos!

No meio disto, creio que o Portal é uma boa iniciativa, sobretudo na questão das modalidades!

Nas transferências, e sem qualquer materialidade, fico curioso com o conceito de comissão de gestão!

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,336
6,304
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
[/QUOTE]

E o que aconteceu nos últimos anos foi que vario
Nossas e todas
Não sao insustentáveis.
É uma opção.

Hipotese 1 - passamos a ser um clube apenas de futebol (eventualmente ate perdemos alguns sócios) mas pegamos nesses 12M€ e passamos os para o futebol.

Hipótese 2 - fazemos questão de manter a identidade eclética do clube e gastamos o dinheiro das quotas nas modalidades.

Depois claro que existe muito a fazer. Eu dou um exemplo uma empresa que conheço que há muitos anos dá um patrocínio ao clube (valor de umas dezenas de milhares de euros) durante muitos anos esse dinheiro ia para as modalidades. Há 4/5 anos o clube pediu para passar o patrocinio para a SAD. E não acredito que sejam caso único.

• Like
Reações: Dragon Lonis

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,336
6,304
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Já meteu, no tempo da anterior direção obviamente.

E acho que no Portal até aparece lá a dívida do clube à SAD.
Existe uma divida do clube à SAD, quando se fores ver ao relatorio e contas dos rivais é ao contrario (no mínimo há uns anos era ultimamente deixei de acompanhar) porque o nosso modelo financeiro é (dos 3 grandes) o mais centrado no futebol.

Exemplos a sad do benfica paga (ou pagava - acho que eles tem andado em guerra nas assembleias gerais sobre estas questões e nem sei se mudou) ao clube um fee anual por usar a marca (penso que na ordem de 2M). E do sporting idem (embora acho que neste caso é variável em função dos resultados da SAD.
Nós não pagamos nada.

Outro exemplo é o que ja falei aqui do canal do clube.
O do sporting gera dinheiro para financiar o clube e portanto as modalidades.
O nosso dá prejuizo e portanto retiramos dinheiro das modalidades para manter um canal de tv.

Etc etc. O clube há muito que era gerido em função dos humores de um mentiroso compulsivo e não de forma profissional.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
6,439
5,459
Isto para o adepto apaixonado é incrível e chega a roçar o inacreditável mas se pensarmos mais a frio isto pode dinamitar completamente o benfica. O povo é soberano e no caso do futebol são os adeptos o povo, os adeptos vão querer isto nos seus clubes e AVB sem sair da sua imagem impoluta acabou de derreter rui costa e possivelmente criar uma crise/caos nos lampiões. Agora é só deixar arder e deixar os adeptos deles fazer o trabalho, vai ser uma pressão tremenda e vão implodir.
Lá vão eles ver que afinal às vezes no lugar dos 10% para o Mendes, era na verdade 20%.

• Like
Reações: Bitaites

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,914
10,329
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
:pdc "Nao vejo aqui nada de novo...agora chamam-lhe o Portal da Transparencia, veja lá (hehehe). No meu tempo tinhamos o Postal da Transparencia, que era um conjunto de postaizinhos com papel de excelente qualidade que entregávamos com o cheque das comissoes aos amigos do FC Porto que muito mereciam esse rebuçadinho. Cortesias que a direcçao actual certamente nao fará...iam assinados pelo Vítor e tudo."

• Haha
  • Like
Reações: Bitaites e Regod

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,853
3,284
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
  • Like
Reações: finz e mega_dragon

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,316
5,599
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Obviamente ja se sabia que eram bastante deficitarias e q viviam essencialmente das quotas. Mas ainda assim achava que sempre se gerava mais algum do que este que é mesmo residual. Nem patrocinios safam.
A questão dos patrocinios das modalidades é uma questão a trabalhar. Obviamente que nunca será possível incrementar os proveitos ao ponto de serem autosuficientes, mas acredito que seja possível melhorar.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,933
4,004
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Não há gestão ruinosa, já se sabia que aquilo era deficitário e é totalmente impossível competir sendo sustentável

Por exemplo, o Barça perde dinheiro em todas as modalidades menos no futebol e futebol feminino
O Real Madrid perde pra aí 20 milhões/ano no basket 😅
Honestamente, acho que o clube deve ter modalidades uma vez que estas são parte integrante do serviço à sociedade. Acho no entanto que as modalidades profissionais devem ser auto-sustentáveis. As amadoras aceito que possam dar prejuízo, desde com valores sustentáveis. Sendo amadoras os custos também não podem ser elevados.

Obviamente com a excepção de modalidades muito recentes.

Também acho que o clube deve apostar mais no marketing das modalidades promovendo a procura pelos sócios das mesmas.

• Like
Reações: mega_dragon