Cartel do regime (Organização Criminosa)

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Eles estão muito melhor que nós

A grande questão do Carnide que eu tenho enquanto olho para os números é só uma: para quê gastar tanto dinheiro se acumulam anos e anos de falta de rendimento desportivo?
Vale a pena gastar mais 50 milhões que os rivais?

Eles ainda estão bem porque foram anos e anos de lucros acumulados
Mas falham uma ou duas champions e não aparece um João Neves...
Atualmente estão claro.

Mas nisto importa tanto ou mais o caminho traçado que o estado actual.

Dependência de 90M de euros em Mais Valias só para o break even. É o tal esquema de ponzi em todo o seu esplendor. É isto o “clube modelo”.
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,455
5,930
Continua aqui e ali uma grande confusão entre RL de uma época com a situação global/acumulada.

Os -31,4M são respeitantes à época 2023/24, à diferença entre Proveitos e Custos da época em causa.

Na situação global/acumulada têm um CP de +81,9M.

Muito, mas muito superior ao nosso.

Nas últimas 4 épocas têm um prejuízo acumulado de 79,5M.

Para ficarem com um Passivo equivalente ao Ativo, ou seja, CP=0, teriam de fazer nestas próximas 4 épocas exatamente o mesmo que fizeram nas últimas 4.

Para chegarem ao ponto onde chegamos, a isso ainda teriam de somar mais 5 ou 6 épocas com prejuízos na casa dos 30M.

Nota: o exercício deles de 2024/25 está mais do que resolvido com as vendas do Neves, Neres, Leonardo, Morato, Champions e Mundial de Clubes.

Quanto a terem que vender para não terem prejuízo, isso é óbvio para todos.

É assim desde sempre. Não há aqui qualquer novidade.

Os Custos são sempre superiores aos Proveitos em toda e qualquer época, em qualquer um dos "grandes".

E é via mais-valias que a coisa é equilibrada.

Desastre financeiro não é ter que efectuar vendas para não se ter prejuízo.

Desastre financeiro é acumular ao longo dos anos sucessivos prejuízos significativos sem terem existido lucros significativos nos anos anteriores.

O que precisamente fizemos na última década.

A questão não está neste ou naquele RL desta ou daquela época.

A questão está no acumulado desde, por exemplo, a constituição da Sad.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,591
14,430
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Continua aqui e ali uma grande confusão entre RL de uma época com a situação global/acumulada.

Os -31,4M são respeitantes à época 2023/24, à diferença entre Proveitos e Custos da época em causa.

Na situação global/acumulada têm um CP de +81,9M.

Muito, mas muito superior ao nosso.

Nas últimas 4 épocas têm um prejuízo acumulado de 79,5M.

Para ficarem com um Passivo equivalente ao Ativo, ou seja, CP=0, teriam de fazer nestas próximas 4 épocas exatamente o mesmo que fizeram nas últimas 4.

Para chegarem ao ponto onde chegamos, a isso ainda teriam de somar mais 5 ou 6 épocas com prejuízos na casa dos 30M.

Nota: o exercício deles de 2024/25 está mais do que resolvido com as vendas do Neves, Neres, Leonardo, Morato, Champions e Mundial de Clubes.

Quanto a terem que vender para não terem prejuízo, isso é óbvio para todos.

É assim desde sempre. Não há aqui qualquer novidade.

Os Custos são sempre superiores aos Proveitos em toda e qualquer época, em qualquer um dos "grandes".

E é via mais-valias que a coisa é equilibrada.

Desastre financeiro não é ter que efectuar vendas para não se ter prejuízo.

Desastre financeiro é acumular ao longo dos anos sucessivos prejuízos significativos sem terem existido lucros significativos nos anos anteriores.

O que precisamente fizemos na última década.

A questão não está neste ou naquele RL desta ou daquela época.

A questão está no acumulado desde, por exemplo, a constituição da Sad.
 

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
5,329
6,802
retirado do forum deles:
Nas últimas 4 épocas vendemos Rúben Dias, Darwin, Enzo e Ramos. Em duas delas chegamos aos 4os da Champions e tivemos receitas record.

Mesmo assim, nesse período de receitas record, a dívida duplica e os capitais próprios são reduzidos para metade.

Está tudo bem...
Estão no bom caminho... estão. A continuar assim a coisa vai ficar preta num instante. No futebol é tudo muito volátil.Os clubes vivem de receitas extraordinárias que, como o nome indica, são uma incerteza. Calha de 2 ou 3 anos seguidos a coisa correr mal a esse nível e ficam numa situação complicada. Os custos operacionais são fixos e têm vindo a aumentar.
 
  • Like
Reações: Regod e Daikan

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Notas do R&C do "clube modelo:

- Tinha dito que o "orçamento 23/24" deles andava possivelmente nos 275M, ficou-se pelos... 269M!

- Declaram vendas brutas de 105M! Mais valias de 58,4M.

- Tiveram uma Champions regular com presença ainda na LE. Resultado normal de 49M.

- Fiquei surpreendido pelos custos com pessoal não terem subido ( apesar de não terem ganho praticamente prémios, muito menos da Champions ) até que o "prémio Di Maria" se revelou nas amortizações com o plantel.

- Prejuizo de 31,4M no exercicio.

- Para o break even precisavam de 90M em mais valias!

- São 139M que precisam anualmente em prémios UEFA + MV de vendas.

- Falhar a Champions significam 115M em Mais Valias de vendas de passes de jogadores. Isso significa vendas brutas na ordem dos 150M e muito à custa da formação. Porque senão é praticamente impossivel.

- A receita do mundial de clubes será sempre uma receita extraordinária.

O regime vendeu agora em Julho/Agosto 145M! Repito, 145M!! Em Mais Valias serão 105-110M. Portanto é só fazer as contas...

O regime vai ter lucro em 24/25? Sim, quase de certeza! Mas a questão mais importante é se este é o exemplo a seguir... Basta adeferir a sustentabilidade do "modelo" deles destes numeros... Porque a sustentabilidade advem do caminho seguido e por isso é que sim os relatorios de época importam muito. Até porque o futebol e os titulos tb se regem por época e a maior parte das receitas tb são elas por época e não continuas.

É este o exemplo a seguir? Para mim é um rotundo não. Aliás já por aqui andamos antes.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
retirado do forum deles:


Estão no bom caminho... estão. A continuar assim a coisa vai ficar preta num instante. No futebol é tudo muito volátil.Os clubes vivem de receitas extraordinárias que, como o nome indica, são uma incerteza. Calha de 2 ou 3 anos seguidos a coisa correr mal a esse nível e ficam numa situação complicada. Os custos operacionais são fixos e têm vindo a aumentar.
Eu acho que a malta ainda não compreendeu bem essa mesma volatilidade. Isto mudo tudo com uma rapidez atroz.
 
  • Like
Reações: Regod

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
@Tiago Silva ainda mantens a observação que tinhas aqui feito acerca do Sporting? Estou curioso pelas dimensões deste e do proximo exercicio...

O caminho desses parece-me melhor que o do regime mas cada vez parece-me mais semelhante.

A disrupção tem que vir de nós. Temos 25 anos de SADs, criadas já na altura volto a relembrar para salvar os clubes da falência, e o que se vê nestes 25 anos é esta volatilidade incrivel em que os 3 já todos voltaram a passar novamente por grandes apertos financeiros. E vêm aí a discussão da centralização dos direitos TV.

PS: Já agora, o regime faz 58,4M em Mais Valias. Nesses 77M q apontas, existem 19M em encargos com as transferencias. Upa upa...
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
13,345
18,327
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Uma das coisas que não abona a favor do regime , é que os clubes já vão começando a abrir os olhos aos barretes que eles têm metido a alguns tubarões.
Basta ver que há uma infinidade de memes a dizer que o slmerda anda a vender caro demais.

O que lhes vale é o Mendes , mas esse mais ano menos anos deve se retirar.

Se o rui bosta for inteligente , que não é , pode mudar o rumo da coisa , mas atos de gestão como a questão schmidt , renovar com di maria , desvios para si e amigos (tal como o PDC nos ultimos anos) , parece que podemos chegar á conclusão que cada vez vai haver mais desinvestimento.
 
  • Like
Reações: Regod

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,862
6,079
@Tiago Silva ainda mantens a observação que tinhas aqui feito acerca do Sporting? Estou curioso pelas dimensões deste e do proximo exercicio...

O caminho desses parece-me melhor que o do regime mas cada vez parece-me mais semelhante.

A disrupção tem que vir de nós. Temos 25 anos de SADs, criadas já na altura volto a relembrar para salvar os clubes da falência, e o que se vê nestes 25 anos é esta volatilidade incrivel em que os 3 já todos voltaram a passar novamente por grandes apertos financeiros. E vêm aí a discussão da centralização dos direitos TV.

PS: Já agora, o regime faz 58,4M em Mais Valias. Nesses 77M q apontas, existem 19M em encargos com as transferencias. Upa upa...
Continuo a pensar que o SCP é, a larga distância, o mais bem gerido desportiva e financeiramente (não incluo ainda o FCP sob o mandato desta Direção na análise pois só está há pouco mais de 2 meses em funções ainda que os sinais vão de encontro àquelas que eram as nossas boas expectativas). Tem um plantel com muita qualidade e competitivo - já o tinha no ano passado -, o projecto desportivo é muito semelhante ao que estamos a implementar e gastam cerca de 120M / ano em Custos com pessoal e FSE.
Só um reparo ao teu post: as mais valias são mesmo de 77M; os resultados com transacções é que são de 58M (está na página 155).
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,455
5,930
Agora é evidente que têm custos demasiados altos.

Por exemplo, nas últimas 3 épocas, para não terem prejuízo na época em causa, necessitaram/necessitariam de receitas provenientes da UEFA + Mais-valias na soma de:

2021/22: 142M
2022/23: 133,8M
2023/24: 138,8M


O Sporting, por exemplo:

2021/22: 70,7M
2022/23: 98,7M
2023/24: ---


No nosso caso:

2021/22: 109,8M
2022/23: 123,5M
2023/24: ---
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Continuo a pensar que o SCP é, a larga distância, o mais bem gerido desportiva e financeiramente (não incluo ainda o FCP sob o mandato desta Direção na análise pois só está há pouco mais de 2 meses em funções ainda que os sinais vão de encontro àquelas que eram as nossas boas expectativas). Tem um plantel com muita qualidade e competitivo - já o tinha no ano passado -, o projecto desportivo é muito semelhante ao que estamos a implementar e gastam cerca de 120M / ano em Custos com pessoal e FSE.
Só um reparo ao teu post: as mais valias são mesmo de 77M; os resultados com transacções é que são de 58M (está na página 155).
Em relação ao reparo, verifica a anterior, pagina 154.

Os resultados com transações, 58,4M, é mesmo o que interessa, são a verdadeira mais valia criada.



Estes encargos são de vendas (alienação de passes) não de compras. A exceção parecem ser os emprestimos. De resto, encargos com compras estão nas amortizações com o plantel.


Em relação ao sporting, esses custos operacionais estão em subida e não sei se ficarão abaixo dos 140 ja este ano. Sendo que o balanço operacional se agrava porque não “facturam” tanto quanto o benfica.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,806
15,842
Agora é evidente que têm custos demasiados altos.

Por exemplo, nas últimas 3 épocas, para não terem prejuízo na época em causa, necessitaram/necessitariam de receitas provenientes da UEFA + Mais-valias na soma de:

2021/22: 142M
2022/23: 133,8M
2023/24: 138,8M


O Sporting, por exemplo:

2021/22: 70,7M
2022/23: 98,7M
2023/24: ---


No nosso caso:

2021/22: 109,8M
2022/23: 123,5M
2023/24: ---
No nosso caso tenho 114 e 116. Esses parecem-me valores de 18/19 e 19/20. O que também traduz alguma constância pelo menos.
 

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,862
6,079
Em relação ao reparo, verifica a anterior, pagina 154.

Os resultados com transações, 58,4M, é mesmo o que interessa, são a verdadeira mais valia criada.



Estes encargos são de vendas (alienação de passes) não de compras. A exceção parecem ser os emprestimos. De resto, encargos com compras estão nas amortizações com o plantel.


Em relação ao sporting, esses custos operacionais estão em subida e não sei se ficarão abaixo dos 140 ja este ano. Sendo que o balanço operacional se agrava porque não “facturam” tanto quanto o benfica.
De facto, tudo indica que tenhas razão.
Não faz sentido ter ali a referência a mais valias quando há gastos descritos em baixo que são contabilizados para esse efeito.
Obrigado pelo reparo.
 
  • Like
Reações: Regod e Daikan

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,169
44,558
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
@Tiago Silva ainda mantens a observação que tinhas aqui feito acerca do Sporting? Estou curioso pelas dimensões deste e do proximo exercicio...

O caminho desses parece-me melhor que o do regime mas cada vez parece-me mais semelhante.

A disrupção tem que vir de nós. Temos 25 anos de SADs, criadas já na altura volto a relembrar para salvar os clubes da falência, e o que se vê nestes 25 anos é esta volatilidade incrivel em que os 3 já todos voltaram a passar novamente por grandes apertos financeiros. E vêm aí a discussão da centralização dos direitos TV.

PS: Já agora, o regime faz 58,4M em Mais Valias. Nesses 77M q apontas, existem 19M em encargos com as transferencias. Upa upa...
A disrupção veio da gestão do BDC, só que na altura muitos não quiseram ver o que ali estava, vender jogadores sem pagar comissões e portal das transferencias, foram coisas que ele fez há 10 anos atrás.. agora o AVB está e bem a fazer tambem.

O problema do futebol é a teia dos empresários que os clubes se tem que libertar, mas isso não é grande novidade.
 
  • Like
Reações: BestDragon e Regod

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
13,345
18,327
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Continuo a pensar que o SCP é, a larga distância, o mais bem gerido desportiva e financeiramente (não incluo ainda o FCP sob o mandato desta Direção na análise pois só está há pouco mais de 2 meses em funções ainda que os sinais vão de encontro àquelas que eram as nossas boas expectativas). Tem um plantel com muita qualidade e competitivo - já o tinha no ano passado -, o projecto desportivo é muito semelhante ao que estamos a implementar e gastam cerca de 120M / ano em Custos com pessoal e FSE.
Só um reparo ao teu post: as mais valias são mesmo de 77M; os resultados com transacções é que são de 58M (está na página 155).
So queria aqui mencionar a parte do sporting ter um bom plantel , na época antes do gyokeres vir ficaram em 4° acho que levaram 3 ou 4 no Dragão para o campeonato , perderam taça da liga e taça de portugal meia final saltaram com o Fcporto.
Acho que estão a ser melhor geridos , mas estou muito curioso para ver como vai ser depois de sair o gyokeres.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,656
25,824
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
So queria aqui mencionar a parte do sporting ter um bom plantel , na época antes do gyokeres vir ficaram em 4° acho que levaram 3 ou 4 no Dragão para o campeonato , perderam taça da liga e taça de portugal meia final saltaram com o Fcporto.
Acho que estão a ser melhor geridos , mas estou muito curioso para ver como vai ser depois de sair o gyokeres.
Também, uma coisa tem de ser dita...
Se a razão de tão grande melhoria é unicamente o Gyokeres, então todos os treinadores adversários são bem limitados... se não conseguem arranjar um esquema qualquer para anular o sueco, não merecem ficar à frente dos lagartos.
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
13,345
18,327
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Também, uma coisa tem de ser dita...
Se a razão de tão grande melhoria é unicamente o Gyokeres, então todos os treinadores adversários são bem limitados... se não conseguem arranjar um esquema qualquer para anular o sueco, não merecem ficar à frente dos lagartos.
É daqules jogadores que tu até podes saber como anular mas num lance ou outro vais ser mais perdulário e ele não perdoa , apesar de eu ainda não aceitar que aquilo seja penalty.

Era como o Hulk , como o paravas?
Simplesmente não dá.
É saberes que o robben vai cortar pra dentro e chutar e mesmo assim não consegues impedir o golo.

Eu acredito muito que foi o gyokeres que fez o scp passar de quarto para campeão , aquilo contagia a equipa. Dá segurança e confiança.
 
  • Like
Reações: Lucas Lucas IV