#Basquetebol Plantel 2024/2025 - Entradas/Saídas/Empréstimos

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
22,202
249
Xeyrius Williams assina até 2025

Extremo/poste norte-americano passou a última época entre a Alemanha e a Polónia

Depois de Gonçalo Delgado, Hugo Ferreira, Toney Douglas e Wes Washpun, Xeyrius Williams é a quinta cara nova do plantel às ordens de Fernando Sá. Aos 27 anos, o extremo/poste formado nas universidades de Dayton e Akron, ambas no estado do Ohio, troca a Polónia pela Invicta e assina um contrato com o FC Porto válido por uma temporada, até 2025.

O gigante de 2,06 metros saiu dos Estados Unidos em 2020, quando nenhuma equipa da NBA o escolheu no draft. De então para cá representou os húngaros do Kormend e do Jászberényi, os gregos do Aris, os israelitas do Hapoel Haifa, os alemães do Rasta Vechta e os polacos do Dabrowa Gornicza.

Durante a época 2023/24, o novo número 20 portista somou médias superiores a 12 pontos, seis ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, com 49,2% de eficácia no lançamento de dois pontos e 40,5% nos triplos. Trata-se de um atleta eficaz na linha de lance livre, no jogo interior e exterior, assim como um defensor empenhado tanto debaixo do cesto como no perímetro.

Agradecido e ansioso
“Estou muito entusiasmado, muito grato pela oportunidade e desejoso de conhecer os adeptos, os meus companheiros e a equipa técnica. Quero muito ajudá-los a todos.”

Dedicado e versátil
“Trago comigo muita energia, esse é o meu principal atributo. Vou dar tudo em cada dia, em cada treino e em cada bola. Defender bem é algo que me orgulha muito e gosto de enfrentar esses desafios de frente. Junto-me a uma equipa conhecida por defender bem e estou feliz por isso. No ataque farei o que for preciso, consigo marcar todo o tipo de lançamentos e estou disponível para ajudar em muitos aspetos.”

Reputação internacional
“Já sabia que o FC Porto era um clube histórico e foi algo que pesou na minha decisão. Pensei logo que se aceitasse o convite seria uma grande responsabilidade e estou ansioso por abraçá-la. Falei com o treinador e sei que alguns jogadores estão cá há muito tempo, por isso posso aprender bastante com eles sobre a história do clube.”

Meta bem definida
“Podem esperar muito comprometimento e muita vontade de melhorar. Toda a gente ficou desapontada com o desfecho da última temporada e agora estamos todos decidido a ganhar o campeonato. É isso que se espera desta equipa, portanto vamos assumir essa responsabilidade e estou aqui para ajudar nesse caminho. Este é um grande clube, um grande projeto e quero contribuir da melhor maneira possível.”

Aos adeptos
“Estou ansioso por conhecer-vos, espero que sintam a minha energia e vamos ter uma grande época juntos.”

 
  • Like
Reações: zeco e Emanujor

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,253
16,280
Certo, temos um plantel altamente desequilibrado no papel

Vamos ver na quadra se isso também se constata, oxalá não
Ao que parece, o Douglas em campo, em simultâneo com Washpun, deve passar para a posição 2. Roda com Landis. No fundo é a gestão entre um veterano e um lesionado crónico. Espero que venha o tal extremo, porque faz falta no papel e para facilitar a tal gestão.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Ao que parece, o Douglas em campo, em simultâneo com Washpun, deve passar para a posição 2. Roda com Landis. No fundo é a gestão entre um veterano e um lesionado crónico. Espero que venha o tal extremo, porque faz falta no papel e para facilitar a tal gestão.
Eu sempre achei que o Douglas vinha para 1/2, mas mais 2.

Para mim fazia mais sentido, pela constituição do plantel, e pelas características (aliadas á veterania) do Douglas.

Acredito que pode ser um jogador bem mais efectivo e, principalmente, bem mais eficiente a jogar off ball

Ainda para mais o base sendo um dínamo, como o Washpun
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Confiando no site oficial do Clube, Raul Santos saiu mesmo, entrando um adjunto que treinava escalões de formação

Dos 12 atletas que compõe o plantel actualmente, 9 são apresentados como jogadores interiores ou bases.

Ou seja, para a posição 2 e 3 são apresentados um total de 3 atletas, sendo que um deles é o expectável 11 ou 12 da rotação (Luís) e outro é o frágil Max Landis.

Quero acreditar que isto, aliado á dispensa do Sá, queira indicar que mais tarde ou mais cedo seja contratado um extremo, só espero é que não seja uma contratação "forçada" derivado a (mais) lesões.
 

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,762
1,632
Confiando no site oficial do Clube, Raul Santos saiu mesmo, entrando um adjunto que treinava escalões de formação

Dos 12 atletas que compõe o plantel actualmente, 9 são apresentados como jogadores interiores ou bases.

Ou seja, para a posição 2 e 3 são apresentados um total de 3 atletas, sendo que um deles é o expectável 11 ou 12 da rotação (Luís) e outro é o frágil Max Landis.

Quero acreditar que isto, aliado á dispensa do Sá, queira indicar que mais tarde ou mais cedo seja contratado um extremo, só espero é que não seja uma contratação "forçada" derivado a (mais) lesões.
Sem querer agoirar, entre Max, Tanner, e Douglas, qual será o primeiro a lesionar-se??
 

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
Confiando no site oficial do Clube, Raul Santos saiu mesmo, entrando um adjunto que treinava escalões de formação

Dos 12 atletas que compõe o plantel actualmente, 9 são apresentados como jogadores interiores ou bases.

Ou seja, para a posição 2 e 3 são apresentados um total de 3 atletas, sendo que um deles é o expectável 11 ou 12 da rotação (Luís) e outro é o frágil Max Landis.

Quero acreditar que isto, aliado á dispensa do Sá, queira indicar que mais tarde ou mais cedo seja contratado um extremo, só espero é que não seja uma contratação "forçada" derivado a (mais) lesões.
Só por curiosidade, estás a presumir ou a afirmar que o Nuno Sá foi dispensado?
Alguém já confirmou se ele foi mesmo dispensado ou quis sair?
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,656
25,824
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Presumi, assim como a generalidade dos adeptos, pelo post dele na altura
Certo, o post dele de despedida dá a entender que não sai por vontade própria.
Portanto, das duas uma:
Ou o Porto dispensou o Sá
Ou o Porto queria a continuidade do Sá mas não chegaram a acordo de verbas e este acabou por sair
 
  • Like
Reações: kobejordan

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
My friend creio que o processo não foi bem assim, ele não terá sido a vitima que se pinta atenção...
Acredito, não digo o contrário.

Nem sou fã do atleta, como se calhar já deves ter lido.

Estou única e exclusivamente a basear-me no que escreveu, vale o que vale
 
  • Like
Reações: kobejordan

kobejordan

Bancada lateral
2 Setembro 2020
540
968
Certo, o post dele de despedida dá a entender que não sai por vontade própria.
Portanto, das duas uma:
Ou o Porto dispensou o Sá
Ou o Porto queria a continuidade do Sá mas não chegaram a acordo de verbas e este acabou por sair
Mais a segunda opção se calhar, quiçá com maior responsabilidade do atleta
Acredito, não digo o contrário.

Nem sou fã do atleta, como se calhar já deves ter lido.

Estou única e exclusivamente a basear-me no que escreveu, vale o que vale
Só estou a dizer que ele deu a entender que foi dispensado do clube, mas não foi assim literalmente que a coisa aconteceu...
depois se é bom jogador ou não, já é outra questão. eu estou no teu clube, para mim não acrescentou nada, ainda para mais de um internacional...esperava-se muito mais, mas dá-me a sensação que acusou o "peso da camisola";
Até acho piada quando se comentava que era "um grande defensor" quando se posicionava horrivelmente na defesa individual e nas ajudas. qualquer atacante que dominasse minimamente o drible, via que ele se aproxima demais e bastava um jab para ir de carrinho...
 
  • Like
Reações: Pombal

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
1,953
1,158
Porto
Mais a segunda opção se calhar, quiçá com maior responsabilidade do atleta

Só estou a dizer que ele deu a entender que foi dispensado do clube, mas não foi assim literalmente que a coisa aconteceu...
depois se é bom jogador ou não, já é outra questão. eu estou no teu clube, para mim não acrescentou nada, ainda para mais de um internacional...esperava-se muito mais, mas dá-me a sensação que acusou o "peso da camisola";
Até acho piada quando se comentava que era "um grande defensor" quando se posicionava horrivelmente na defesa individual e nas ajudas. qualquer atacante que dominasse minimamente o drible, via que ele se aproxima demais e bastava um jab para ir de carrinho...
O Nuno Sá é daquele tipo de jogadores que se mexe muito e mexe muitos os braços, mas na verdade pouco faz....
Pelo menos era o que sentia sempre que o via em campo.

Tipo aqueles futebolistas que quando sabem que a bola vai sair, correm muito e fazem carrinho para "tentar" lá chegar e levar o aplauso.