#Andebol Pré-Época 2024/2025

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Corrijam-me se estiver enganado... Na época passada jogámos uma 'final' do campeonato em Alvalade e perdemos; na época anterior, com o Magnus, jogámos uma 'final' em casa com o Sporting e ganhámos com uma exibição monumental do Frandsen, creio. Os sinais de perda de hegemonia já vinham dessa temporada, demérito nosso e mérito do scp
Tens um histórico grande de jogos contra o Sporting em que não podias perder, pois direta ou indiretamente valiam campeonatos, e nunca perdeste. Até chegar este ano.

Naturalmente que não tenho de cabeça todos esses jogos, mas tens o inesquecível de 21/22, no dia em que o Zaidu marcou na Luz, à mesma hora o Areia marcava o golo da vitória em casa do Sporting (só a vitória interessava ao Sporting).

Mas tens também outros exemplos, tens o ano covid em que foste lá ganhar nas ultimas jornadas para garantir o 1º lugar na 1ª fase (e que teria dado o titulo, se o campeonato fosse homologado).

E também houve um ano em que empatamos lá de forma decisiva, mas já não sei precisar quando foi.

Por acaso seria curioso fazer um levantamento dos jogos com o Sporting na era Magnus, no campeonato. Perdemos pouquíssimas vezes. De facto, como dizes, a margem ia diminuindo de forma evidente, mas de uma forma ou outra as equipas do Magnus sempre se mantiveram à tona de água.

Este ano, com a troca de treinador, praticamente todos os foristas perceberam o enorme downgrade que isso trouxe. A todos os níveis. O impacto foi quase imediato, aquela derrota estranhíssima na Maia foi sintomática, pela forma como ocorreu, e pelo que se sucedeu após o apito final, com uma apatia generalizada. Aliás se não estou em erro escrevi naquele mesmo dia, que não íamos ganhar rigorosamente nada essa temporada. Infelizmente foi oq ue aconteceu.


E depois temos outras situações, para quem segue a modalidade in loco, como o famoso episódio Daymaro, onde ineditamente expressou verbalmente e gestualmente a sua frustração, ou a saída do Martingo.

Mas isso é passado, agora é tempo de encarar a nova temporada.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,435
56,174
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Tens um histórico grande de jogos contra o Sporting em que não podias perder, pois direta ou indiretamente valiam campeonatos, e nunca perdeste. Até chegar este ano.

Naturalmente que não tenho de cabeça todos esses jogos, mas tens o inesquecível de 21/22, no dia em que o Zaidu marcou na Luz, à mesma hora o Areia marcava o golo da vitória em casa do Sporting (só a vitória interessava ao Sporting).

Mas tens também outros exemplos, tens o ano covid em que foste lá ganhar nas ultimas jornadas para garantir o 1º lugar na 1ª fase (e que teria dado o titulo, se o campeonato fosse homologado).

E também houve um ano em que empatamos lá de forma decisiva, mas já não sei precisar quando foi.

Por acaso seria curioso fazer um levantamento dos jogos com o Sporting na era Magnus, no campeonato. Perdemos pouquíssimas vezes. De facto, como dizes, a margem ia diminuindo de forma evidente, mas de uma forma ou outra as equipas do Magnus sempre se mantiveram à tona de água.

Este ano, com a troca de treinador, praticamente todos os foristas perceberam o enorme downgrade que isso trouxe. A todos os níveis. O impacto foi quase imediato, aquela derrota estranhíssima na Maia foi sintomática, pela forma como ocorreu, e pelo que se sucedeu após o apito final, com uma apatia generalizada. Aliás se não estou em erro escrevi naquele mesmo dia, que não íamos ganhar rigorosamente nada essa temporada. Infelizmente foi oq ue aconteceu.


E depois temos outras situações, para quem segue a modalidade in loco, como o famoso episódio Daymaro, onde ineditamente expressou verbalmente e gestualmente a sua frustração, ou a saída do Martingo.

Mas isso é passado, agora é tempo de encarar a nova temporada.
Tivemos um jogo em casa em que a bola colou dentro da área com a resina e nos safou
Numa exibição brutal do Mitrevski com o Arena vazio

Não me consigo lembrar de muitos mais detalhes só da bola subir imenso e ao cair ficar colada ao chão por causa da resina
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Tivemos um jogo em casa em que a bola colou dentro da área com a resina e nos safou
Numa exibição brutal do Mitrevski com o Arena vazio

Não me consigo lembrar de muitos mais detalhes só da bola subir imenso e ao cair ficar colada ao chão por causa da resina
Não me recordo, mas acredito em ti, naturalmente

Eu sou defensor da sorte e azar no desporto, tens este ano o Leonel a falhar remate de angulo aberto em casa contra o Sporting, que provavelmente nos daria a vitória.

Mas lá está, na era do Magnus a bola entrava aqui e ali, e não entrava acoli e acolá. Cada um poderá atribuir esses factos ao que der mais jeito, sorte, parte mental, envolvente, concentração.. o que seja.

Como costumo dizer, às vezes mais vale ter sorte do que ser bom. Mas com o Magnus, todos pareciam ter sorte mais vezes.

Isto não quer dizer que concorde com o seu regresso a 100%, mas a mais valia é inequívoca.

E como também já escrevi, e muitos escreveram, quando não se é muito bom treinador, ou muito capacitado para o cargo, pode-se sempre compensar com garra, entrega, liderança e energia. Levares os teus jogadores "ao colo". Se calhar não chega na mesma, mas equilibra os pratos da balança, e aproxima-te do sucesso. Ver Fernando Sá, por exemplo.

Agora, quando estás a defrontar um rival directo num ambiente fervoroso, tenso e vibrante, e dessas 2200 pessoas presentes, uma das mais desligadas, amorfa e apática é o teu treinador.. resta rezar.
 
Última edição:

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,435
56,174
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não me recordo, mas acredito em ti, naturalmente

Eu sou defensor da sorte e azar no desporto, tens este ano o Leonel a falhar remate de angulo aberto em casa contra o Sporting, que provavelmente nos daria a vitória.

Mas lá está, na era do Magnus a bola entrava aqui e ali, e não entrava acoli e acolá. Cada um poderá atribuir esses factos ao que der mais jeito, sorte, parte mental, envolvente, concentração.. o que seja.

Como costumo dizer, às vezes mais vale ter sorte do que ser bom. Mas com o Magnus, todos pareciam ter sorte mais vezes.

Isto não quer dizer que concorde com o seu regresso a 100%, mas a mais valia é inequívoca.

E como também já escrevi, e muitos escreveram, quando não se é muito bom treinador, ou muito capacitado para o cargo, pode-se sempre compensar com garra, entrega, liderança e energia. Levares os teus jogadores "ao colo". Se calhar não chega na mesma, mas equilibra os pratos da balança, e aproxima-te do sucesso. Ver Fernando Sá, por exemplo.

Agora, quando estás a defrontar um rival directo num ambiente fervoroso, tenso e vibrante, e uma das 2200 pessoas mais desligada, amorfa e apática é o teu treinador.. resta rezar.
Eu vou ser sempre muito suspeito quanto ao Magnus porque foi graças a ele que comecei a ver andebol

Gostei do que vi nos primeiros 2 jogos apesar de se notarem as pernas pesadas que levam a muitas falhas técnicas

Curioso para ver como vai correr o jogo com o Melsungen na sexta. É o primeiro teste a sério da pré época
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu vou ser sempre muito suspeito quanto ao Magnus porque foi graças a ele que comecei a ver andebol

Gostei do que vi nos primeiros 2 jogos apesar de se notarem as pernas pesadas que levam a muitas falhas técnicas

Curioso para ver como vai correr o jogo com o Melsungen na sexta. É o primeiro teste a sério da pré época
Não vi os jogos, não posso comentar, mas lembro-me do ano passado, que nesta altura se escreviam loas ao novo andebol do Clube, e depois levaste logo aquela chapada na Maia para acordares. Por isso, acho que prefiro pagar para ver eheh

Curioso para ver o que o Fernandez e o Diocou podem dar.

Um pela situação dramática que viveu no ano passado, o outro porque fez um trajeto oposto ao seu colega de posto especifico. O Martinez começou em 80 e terminou em 8, o Diocou começou em 8 e terminou em 80. E este ano não há Areia.
 
  • Like
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,435
56,174
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não vi os jogos, não posso comentar, mas lembro-me do ano passado, que nesta altura se escreviam loas ao novo andebol do Clube, e depois levaste logo aquela chapada na Maia para acordares. Por isso, acho que prefiro pagar para ver eheh

Curioso para ver o que o Fernandez e o Diocou podem dar.

Um pela situação dramática que viveu no ano passado, o outro porque fez um trajeto oposto ao seu colega de posto especifico. O Martinez começou em 80 e terminou em 8, o Diocou começou em 8 e terminou em 80. E este ano não há Areia.
Os laterais direitos não me impressionaram nada nos 2 primeiros jogos tbh
E o islandês pareceu me claramente que estava a tentar abusar do remate a tentar encontrar ritmo

Mas na defesa pelo menos mais nervo vi
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Os laterais direitos não me impressionaram nada nos 2 primeiros jogos tbh
E o islandês pareceu me claramente que estava a tentar abusar do remate a tentar encontrar ritmo

Mas na defesa pelo menos mais nervo vi
O Islandês será de esperar uma adaptação complicada por todos os motivos

Mas pelo que li, o Vasco veio com tudo
 
  • Like
Reações: jcmp17

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,909
11,200
Porto
Em relação ao refrear das expectativas, sublinhar também aquilo que qualquer adepto do andebol com 2 dedos de testa e um pingo de honestidade, que assite aos jogos do FCP concede:

1. O sporting tem vindo a melhorar ao longo dos anos, e está muito mais forte desde que os Costa foram para lá (treinador incluído), e os manos vêm amadurecendo.

Contributo dos Costa que é igualmente perceptível e já imprescindível na Seleção, o que obviamente não se verificava sequer há um par de anos atrás.

2. O nosso plantel tem vindo a enfraquecer, seja pelos azares que mencionei atrás (sobretudo lesões), seja pela veterania de muitos dos nossos jogadores nucleares na hegemonia que construímos, e que outrora, no auge da sua carreira, apresentavam outra disponibilidade física, seja ainda pela saída do Djibril m'Bengue e do André Gomes, cujo contributo nunca se conseguiu colmatar, aqui numa opinião muito pessoal.


Confiança na nova equipa técnica e no trabalho que está a ser feito, sim.

Mas com a devida noção de que não somos os principais favoritos ao título.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,772
4,201
Mas na defesa pelo menos mais nervo vi
A defesa será a chave da evolução que se espera!
E que é expectável com o Magnus!
Mesmo, tendo em consideração o presumível (espero estar errado...) downgrade na baliza!
Com a defesa, chega o contra-ataque!
Mas, a prova do algodão da defesa, não se faz nos amigáveis! Nos amigáveis, todos defendem bem...
 

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,909
11,200
Porto
Hoje às 15H00 o FCP inicia a participação no Torneio de S.Mateus, defrontando o Melsungen.

Amanhã às 17H00, joga com o Ademar León.

Ambos os jogos contarão com a transmissão do Porto Canal.
 
  • Like
Reações: jcmp17

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
119,858
54,367
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Daqui a nada, teremos então mais um jogo de preparação.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,137
5,680
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Dava para ver o jogo. Não se percebe a interrupção da transmissão.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
38,435
56,174
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Estamos a perder 18-15 com 24 minutos de jogo

Não há David Fernandez e Fábio Magalhães pelo que dá para perceber