Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,133
5,670
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Aqui há dias fui almoçar com uns parceiros de negócios e um deles estava com esse discurso.

- É verdade que os últimos anos foram maus mas tudo que fez de bom suplanta isso.

E diz o outro:
- É assim como dizes? Então olha lá: nós já somos amigos há 50/55 anos? Desde os tempos de escola. Somos provavelmente os melhores amigos. Sabemos praticamente tudo um do outro. Estive ao teu lado nos piores momentos, e vice versa, e ajudamo-nos mutuamente.
Deves-me muito como eu te devo a ti.

Pois bem, amanhã vens a saber que andei metido com a Glória (esposa do homem) nos últimos 5 anos sem tu saberes. Tenho sido eu que lhe aqueço a cama quando tu vais para as feiras de Itália e ficas até tarde na loja.

Ora bem, em 55 anos de amizade só nos últimos 5 tenho sido um cabrão. Como é que ficas? Vais manter o discurso "é verdade que nos últimos anos ele foi uma merda mas nos outros 50 nunca me falhou" ou vais deixar de falar para mim e dizer que sou uma merda de amigo?
A retórica do teu outro amigo não é aplicável a este caso, na minha opinião. Incapacidade nada tem a ver com premeditação. Há que dizer que, nos últimos anos, apesar de com a tal falsa pujança, devemos ter ganho tantos títulos como os dois de Lisboa juntos. Alguém que entretanto passou a querer mal ao clube não permitiria que tal acontecesse. Não tenho dúvidas de que, acreditando-se na competência das pessoas que agora entraram no clube, o legado de problemas financeiros que deixou será esquecido num futuro que, esperamos, não seja distante. No presente, logicamente, não podemos, apesar de não estarmos mortos, como se tem visto.
 
  • Haha
Reações: dragão flaviense

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
32,787
56,668
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Agora todos sabiam que o PdC estava doente há bastante tempo, mas ninguém disse aqui ...
Depois de saírem as notícias são todos insiders ...
Por acaso foi falado durante a campanha, em tom de rumor ainda, que o presidente tinha e estava a lutar com um cancro na próstata. Lembro-me disso. Que até chegou a aparecer com um penso numa das mãos, o que sugeria que estava a seguir um tratamento.
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,133
5,670
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
O Pinto da Costa não é nosso amigo e não estamos a falar de relações pessoais.
Tentando ser imparcial, os primeiros 20 anos foram excepcionais, os 10 seguintes razoáveis/bons e os últimos 10 muito maus.
Deixou uma herança desportiva insuperável e uma herança financeira muito difícil de superar também (pela parte negativa).
A História não se faz ao fim de 2 meses. Claro que neste momento há muita revolta contra ele pelo estado lastimoso em que deixou o clube, mas o tempo cura todas as feridas.
Daqui a 50 anos, a maioria dos que testemunharam estes últimos anos já não estará cá. Eu não estarei de certeza.
Mas mesmo os que estiverem, daqui a 30 anos, vão olhar para Pinto da Costa de uma forma muito diferente da que olham hoje.
Quanto aos livros, celebrarão apenas os feitos sem igual. A História é usada e abusada, desde sempre, em favor de quem a escreve.
Os problemas ultrapassam-se. As conquistas perduram.
 

SPC

Bancada central
29 Setembro 2023
1,424
1,498
O melhor presidente de todos os tempos!!

Ainda estará para nascer alguém que vá fazer mais do que ele!

Daqueles foras de série que aparecem de 1000 em 1000 anos.....

Dito isto, nos últimos anos deixou muito a desejar.....
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,603
8,198
A retórica do teu outro amigo não é aplicável a este caso, na minha opinião. Incapacidade nada tem a ver com premeditação. Há que dizer que, nos últimos anos, apesar de com a tal falsa pujança, devemos ter ganho tantos títulos como os dois de Lisboa juntos. Alguém que entretanto passou a querer mal ao clube não permitiria que tal acontecesse. Não tenho dúvidas de que, acreditando-se na competência das pessoas que agora entraram no clube, o legado de problemas financeiros que deixou será esquecido num futuro que, esperamos, não seja distante. No presente, logicamente, não podemos, apesar de não estarmos mortos, como se tem visto.
A história por vezes é cruel e é preciso que haja justiça ... E não podemos deixar que re-escrevam a história
Essa conversa de que "ganhamos tantos títulos como os dois de Lisboa juntos" mas a que custo? Deixar o clubesem nenhuma tesouraria?

Neste momento os 2 de Lisboa compram jogadores de 25M€ e reforçam a equipa com verdadeiros craques ...
Se eles forem competentes não cheirámos o campeonato durante anos ...

E depois quem é o culpado? AVB? Ou PdC que degradou as contas do clube quase até ao ponto de não retorno?

A sorte nos tem acompanhado ... mas a sorte não nos leva a lado nenhum ... a competência sim ...
 

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,077
1,831
A retórica do teu outro amigo não é aplicável a este caso, na minha opinião. Incapacidade nada tem a ver com premeditação. Há que dizer que, nos últimos anos, apesar de com a tal falsa pujança, devemos ter ganho tantos títulos como os dois de Lisboa juntos. Alguém que entretanto passou a querer mal ao clube não permitiria que tal acontecesse. Não tenho dúvidas de que, acreditando-se na competência das pessoas que agora entraram no clube, o legado de problemas financeiros que deixou será esquecido num futuro que, esperamos, não seja distante. No presente, logicamente, não podemos, apesar de não estarmos mortos, como se tem visto.
Nao foi premeditado concorrer para um novo mandato sabendo que nao está bem?

Mais premeditado que isso é impossivel.

Que nao tinha capacidade para tal coisa isso é obvio. Mas que avançou na mesma sabendo disso tambem é obvio.

E ainda andou a gozar com a cara dos socios e adeptos com tiradas de quem olha para eles como bonecos (que foi sempre como ele olhou verdade seja dita) sem capacidade cognitiva.
 

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
535
650
O Pinto da Costa não é nosso amigo e não estamos a falar de relações pessoais.
Tentando ser imparcial, os primeiros 20 anos foram excepcionais, os 10 seguintes razoáveis/bons e os últimos 10 muito maus.
Deixou uma herança desportiva insuperável e uma herança financeira muito difícil de superar também (pela parte negativa).
A História não se faz ao fim de 2 meses. Claro que neste momento há muita revolta contra ele pelo estado lastimoso em que deixou o clube, mas o tempo cura todas as feridas.
Daqui a 50 anos, a maioria dos que testemunharam estes últimos anos já não estará cá. Eu não estarei de certeza.
Mas mesmo os que estiverem, daqui a 30 anos, vão olhar para Pinto da Costa de uma forma muito diferente da que olham hoje.
Quanto aos livros, celebrarão apenas os feitos sem igual. A História é usada e abusada, desde sempre, em favor de quem a escreve.
"Os 10 seguintes razoáveis/bons". Isto é um forum do Porto? Enganei-me? Super mega lolada. Então nesse período campeões europeus, mundiais, 2 ligas europa etc etc. Esta gente está completamente doidinha.

E os 10 últimos muito maus deu para deixar o clube na liderança do n⁰ de títulos, 12⁰ no ranking da Uefa, no mundial de clubes.
 
Última edição:

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,603
8,198
Por acaso foi falado durante a campanha, em tom de rumor ainda, que o presidente tinha e estava a lutar com um cancro na próstata. Lembro-me disso. Que até chegou a aparecer com um penso numa das mãos, o que sugeria que estava a seguir um tratamento.
Um rumor, não mais do que isso.
Aqui já afirmaram que sabiam há muito tempo.

Que já se notava o PdC muito debilitado, isso é uma evidência que saltava a olhos vistos ...

Aliás não sei como é que o PdC conseguiu aguentar a campanha ...

E para aqueles que dizem que foi o perder eleições que o botou baixo psicologicamente ... também deveriam pensar que o stress da camapnha eleitoral que foi extremamente desgastante também influenciou na doença ...

Se calhar não ter ido para as eleições teria sido o mais aconselhavel ...
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,133
5,670
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Nao foi premeditado concorrer para um novo mandato sabendo que nao está bem?

Mais premeditado que isso é impossivel.

Que nao tinha capacidade para tal coisa isso é obvio. Mas que avançou na mesma sabendo disso tambem é obvio.

E ainda andou a gozar com a cara dos socios e adeptos com tiradas de quem olha para eles como bonecos (que foi sempre como ele olhou verdade seja dita) sem capacidade cognitiva.
Foi um erro. Uns são capazes de admitir que já não conseguem, outros não. Foi o caso dele. Não quer dizer que se estivesse a recandidatar com o propósito de prejudicar o clube.
 

PunkSinatra

Arquibancada
27 Maio 2017
398
499
39
Suiça
Critiquei muito na sua tentativa de reeleição e nós últimos anos também.
Neste momento é a pessoa, o presidente já foi já nos deu muito, e infelizmente já nos prejudicou muito.
Só quero desejar uns tempos leves e que seja forte para suportar as dificuldades que aí vêem.
Que tenha a força que teve nos primeiros 20 anos de presidência.
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,133
5,670
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
A história por vezes é cruel e é preciso que haja justiça ... E não podemos deixar que re-escrevam a história
Essa conversa de que "ganhamos tantos títulos como os dois de Lisboa juntos" mas a que custo? Deixar o clubesem nenhuma tesouraria?

Neste momento os 2 de Lisboa compram jogadores de 25M€ e reforçam a equipa com verdadeiros craques ...
Se eles forem competentes não cheirámos o campeonato durante anos ...

E depois quem é o culpado? AVB? Ou PdC que degradou as contas do clube quase até ao ponto de não retorno?

A sorte nos tem acompanhado ... mas a sorte não nos leva a lado nenhum ... a competência sim ...
Os de Lisboa, nomeadamente os vermelhos, compram craques todos os anos desde que me lembro. O que interessa são os títulos. A história, que não pode ser escrita novamente, faz-se essencialmente, para não dizer totalmente, de títulos. Mais de 40 anos de conquistas não se fazem apenas com sorte.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,044
2,727
A retórica do teu outro amigo não é aplicável a este caso, na minha opinião. Incapacidade nada tem a ver com premeditação. Há que dizer que, nos últimos anos, apesar de com a tal falsa pujança, devemos ter ganho tantos títulos como os dois de Lisboa juntos. Alguém que entretanto passou a querer mal ao clube não permitiria que tal acontecesse. Não tenho dúvidas de que, acreditando-se na competência das pessoas que agora entraram no clube, o legado de problemas financeiros que deixou será esquecido num futuro que, esperamos, não seja distante. No presente, logicamente, não podemos, apesar de não estarmos mortos, como se tem visto.
Divergimos num ponto fundamental: tu achas que Pinto da Costa foi incompetente eu acho que foi propositado.

Como justificas entregar todas as transferências a Pinho e Alex? Como justificas, depois de tudo o que se sabe, que Pinto da Costa vá visitar o Macaco à jaula? Como justificas que a continuidade do Gomes nas finanças com o clube a definhar nas contas?

Pinto da Costa certamente não queria que o clube chegasse à penúria mas não mudou um milímetro do seu modus operandis.
Desviou voluntariamente dinheiros do clube para os bolsos dos amigos, do filho e certamente do dele.

Sim, a analogia faz sentido pois houve uma quebra de confiança em alguém em que depositamos o nosso bem mais querido.
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,603
8,198
Os de Lisboa, nomeadamente os vermelhos, compram craques todos os anos desde que me lembro. O que interessa são os títulos. A história, que não pode ser escrita novamente, faz-se essencialmente, para não dizer totalmente, de títulos. Mais de 40 anos de conquistas não se fazem apenas com sorte.
Repara que o que eu quis referir com sorte foi relativamente aos últimos 2 títulos ... Onde manifestamente tivemos sorte ... É obvio que 40 anos de conquistas não se fazem com sorte ... E não foi esse o nosso caso

Não há campeões sem sorte ...

O que quero deixar claro é que não podemos contar só com a garra e com a sorte para ser campeões ... Ganhámos as últimas 2x aos lagartos, mas eles continuam a ser melhor equipa do que nós mais consistentes e são os actuais campões nacionais ...

Dito isto, ainda bem que os orcs e lagartos têm a sua própria dose de incompetência, porque caso contrário seria muito difícil para nós dar a volta a nossa situação ...
Mas não podemos pensar que eles vão ser sempre incompetentes ...
 

Cax80

Bancada central
19 Agosto 2016
1,229
1,216
Numa hora destas e perante uma inevitabilidade como esta, nada mais importa que não seja desejar as melhoras e que aproveite ao máximo o tempo que lhe resta.
Votei contra ele nas ultimas 3 vezes (mesmo quando se candidatou sozinho).

Deixou o clube em mau estado mas serei sempre grato por ter tornado o clube num gigante mundial.
 

Cax80

Bancada central
19 Agosto 2016
1,229
1,216
Porra.

Pese embora os últimos anos terem sido de uma enorme desilusão, vai ser sempre a maior figura do clube e não há como não sentir um certo carinho por ele. Estava irreconhecível e quero acreditar, para justificar algumas palavras e ações, que também estava com as faculdades muito debilitadas e permeáveis aos abutres que tanto nos feriram.

Mas, carago, é o Pinto da Costa.
Notícia muito dolorosa.
É isto.
 
Eclipsisboy

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
29,058
43,270
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
As melhoras ENORME! 🙏🏽💙🤍 que ganhes mais esta batalha como ganhaste tantas e tantas outras ao serviço do nosso ENORME CLUBE!

A todos que se regozijam com estas notícias só tenho uma coisa a dizer : IDE PARA A GRANDE PUTA QUE VOS PARIU! Estes mouros são a maior escumalha a face da terra.
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,133
5,670
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Divergimos num ponto fundamental: tu achas que Pinto da Costa foi incompetente eu acho que foi propositado.

Como justificas entregar todas as transferências a Pinho e Alex? Como justificas, depois de tudo o que se sabe, que Pinto da Costa vá visitar o Macaco à jaula? Como justificas que a continuidade do Gomes nas finanças com o clube a definhar nas contas?

Pinto da Costa certamente não queria que o clube chegasse à penúria mas não mudou um milímetro do seu modus operandis.
Desviou voluntariamente dinheiros do clube para os bolsos dos amigos, do filho e certamente do dele.

Sim, a analogia faz sentido pois houve uma quebra de confiança em alguém em que depositamos o nosso bem mais querido.
Eu não posso justificar aquilo que não é do meu conhecimento. Eu não vou por aquilo que me contam, apenas pelo que vejo. Face ao que vejo, tem que haver incompetência. Se há intenção/crime, isso não sei. Quem sabe, na minha opinião, tem que se dirigir aos locais próprios.